rFazer um concurso para técnico de enfermagem do SUS é uma ótima oportunidade para conseguir estabilidade financeira e profissional para os que buscaram a formação técnica. Essa opção tornou-se ainda melhor após o estabelecimento do Piso da Enfermagem, visto que essa medida também alcançou os profissionais de nível técnico. Veja tudo sobre os concursos a seguir.

O que faz um técnico de enfermagem?

Um hospital ou clínica que seja precisa de uma equipe multidisciplinar capaz de atender a totalidade das necessidades dos pacientes. Por isso, o setor público costuma abrir concursos não apenas para médicos ou enfermeiros nos certames de saúde, mas também há muitas vagas para os técnicos em enfermagem.

Esses profissionais são essenciais para que o tratamento médico seja efetivo, uma vez que eles irão fazer as tarefas mais práticas desse tratamento. Isso porque aos enfermeiros formados, geralmente, atribui-se tarefas mais administrativas e de gestão. Por outro lado, são os técnicos que realizam grande parte dos procedimentos rotineiros.

Por exemplo, os profissionais de nível técnico ficam responsáveis pela coleta de material biológico para os exames, além de administrar os remédios do paciente e os equipamentos hospitalares. Ademais, é comum que os técnicos cuidem dos processos pré e pós-operatório. 

Por fim, vale mencionar também que o profissional precisará estar sempre atento para ocasionalidades mais complexas. Como, por exemplo, realizar primeiros socorros e limpar e fazer curativos em feridas.

Quanto ganha um técnico de enfermagem?

Por muito tempo, o salário para o técnico em enfermagem variou bastante a depender da localidade e também do hospital. Inclusive, a diferença entre os salários no setor privado e público também era considerável. Entretanto, por meio do Piso Nacional da Enfermagem, essa realidade começa a mudar.

Por meio dessa medida, ficou estabelecido que o profissional com uma jornada de 44h semanais de nível técnico tem um salário de R$ 3.325. Infelizmente, nem todos os lugares pagam esse salário aos profissionais, mas, nesses casos, é possível entrar com uma denúncia para que haja o devido pagamento.

Ademais, vale mencionar que esse valor pode aumentar em casos de especialização e de progressão de cargo tanto no setor público quanto no setor privado. De modo que é possível encontrar profissionais no nível técnico que recebam até R$ 5 mil na mesma jornada de 44h.

O que estudar para o concurso de Técnico de Enfermagem SUS

Assim como todo cargo público, o técnico em enfermagem concursado precisa passar por uma prova que irá cobrar tanto perguntas de conhecimento geral quanto específicas da área. Apesar de serem vários os concursos em todo o Brasil, podemos afirmar que existe uma unidade nesse sentido, já que os conteúdos e questões são praticamente as mesmas. 

Questões de conhecimento geral

Na área de conhecimentos gerais, o mais comum é que caiam conteúdos de língua portuguesa e matemática, ambas as matérias no nível básico. Por exemplo, em linguagens, a maioria das perguntas são referentes a interpretação de texto, mas também há questões que se relacionam com acentuação gráfica, pontuação, sintaxe da língua portuguesa e gramática em geral.

Já em matemática, questões de estatística, como média, moda e mediana, além de porcentagem também são muito comuns. Inclusive, há a possibilidade da prova pedir cálculo de medicamentos. 

Políticas Públicas em Saúde

A prova também vai pedir que você tenha conhecimento básico sobre a legislação em Saúde, a começar por aquilo que a Constituição Federal predefiniu nos artigos 196 a 200. Ademais, as Leis 8080/90 e  80142/90 também são muito frequentes. Portarias relacionadas à enfermagem tão caem. 

Conteúdos Específicos da Enfermagem

Por fim, não podemos deixar de citar as questões mais específicas à formação e atuação do técnico em enfermagem. Podem cair os procedimentos técnicos que são responsabilidade dos técnicos, além de questões relacionadas à farmacologia, parasitologia, microbiologia, biossegurança e anatomia. 

Se preparar para fazer a prova pode ser o seu diferencial na hora de responder às questões. Por isso, reserve um tempo para esse estudo, sempre tendo em mente que o concurso público pode ser uma opção para mudar de vida.