Alugar um apartamento sem caução às vezes é a única alternativa para quem está de mudança ou principalmente indo morar sozinho pela primeira vez. 

Bom, a caução é uma das formas de garantia ao proprietário de um imóvel de que ele vai receber o valor do aluguel. 

Mesmo se algum imprevisto acontecer com você e você não consegue cumprir com o acordo. 

Ele consiste em pagar antecipadamente o correspondente a três meses de aluguel - em geral este é o valor, mas pode variar. 

Ao final do contrato, o valor deve ser devolvido com a correção dos rendimentos da poupança em que esteve mantido no período.

Bom, mas nem todo mundo consegue fazer esse pagamento de cara, né? Há duas opções que podem ajudar você nessa empreitada. 

Vamos conhecer? 

Aluguel com fiador 

O aluguel com fiador é a opção mais comum e a mais escolhida para quem vai alugar um imóvel. 

Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), entre março de 2019 a fevereiro de 2020, esta foi a forma mais comum escolhida pelos locadores na hora do aluguel. 

Ao todo, 45,5% preferiram esta forma. O caução apareceu com 37,5 %, em segundo lugar. Em terceiro, o seguro-fiança foi o escolhido por 17,0%. 

Em resumo, o fiador vai assumir a responsabilidade de pagar os valores que você não puder, enquanto estiver no imóvel alugado. 

Para ser fiador, basicamente é preciso não estar com o nome sujo e comprovar estabilidade financeira e renda. 

Você pode saber mais aqui sobre quem pode ser um fiador. 

Aluguel com seguro fiança 

Mais uma forma de garantia de que a dívida será paga. O seguro fiança funciona como qualquer outro seguro: você contrata o serviço que cobrirá seus custos, caso seja acionado.

O seguro fiança custa por ano, em média,  o valor de um aluguel e meio, e este valor total pode ser pago mensalmente. 

Uma das grandes vantagens é que esta modalidade oferece opções com cobertura não apenas para o valor de aluguel, mas de todas as taxas relacionadas ao imóvel. 

Como IPTU e condomínio, além de impostos, contas de água, luz, ou taxas jurídicas em ações de despejo.

Ele pode ainda cobrir serviços urgentes como chaveiro ou serviço de eletricista. Basta acordar isso direitinho com a seguradora. 

Caso você deixe de cumprir suas obrigações, o dono do imóvel vai acionar a seguradora e é a ela que você ficará devendo. 

Assim que você quitar suas dívidas com a seguradora, tudo estará resolvido. Mas cuidado, ou eles podem acioná-los juridicamente. 

E é importante destacar: mesmo que não seja acionado o seguro, o valor pago não é devolvido, tá? 

Esse artigo tirou suas dúvidas sobre como funciona o aluguel sem caução? 

Quer saber mais sobre como funciona o aluguel de um imóvel? Acesse nosso blog e saiba várias vantagens de alugar um apartamento!