A adoção de plantas como objeto de decoração não é uma prática nova, afinal, elas embelezam as casas enquanto são benéficas para a saúde, porém, muitos não sabem como elas devem ser cuidadas, e, por isso, optam por plantas com fama de ‘’fáceis de manter’’, como ocorre com as suculentas.

Ocorre que muitos se surpreenderem quando esse tipo de planta não fica viva por muito tempo em suas casas, o que pode ser devido a uma série de fatores que influenciam em sua vida útil, mas, o principal é saber como cuidar de uma suculenta para mantê-la viva e saudável.

O que é uma planta suculenta?

Conhecidas por sua aparência, as plantas suculentas costumam aparecer em terrários, arranjos decorativos ou em jardins, possuem folhas com mais volume e variedade de cores, tamanhos e formatos, por isso são tão utilizadas com fim estético, tendência que ficou mais forte com a onda de sustentabilidade da nova geração. 

Apesar de imaginarem o oposto, as suculentas não são um grupo específico de plantas, na realidade, é uma característica que diversas espécies apresentam, esse tipo de planta possui a capacidade de reter água, em suas folhas, tronco, caule, talo ou raízes.

As suculentas são extremamente adaptáveis, mas, seu mecanismo de retenção de água veio como uma característica de sobrevivência aos ambientes extremamente áridos, onde esse tipo de planta surgiu. 

Por isso, elas precisam de muito sol, e estar em locais iluminados, então, em épocas de temperaturas mais baixas e pouco luminosidade, é necessário drenar seu solo, evitando o apodrecimento de suas raízes.

O aparecimento de folhas amareladas ou secas é comum em vários tipos de plantas, quando ocorrer, elas devem ser retiradas diretamente da raiz, assim, o crescimento do restante da planta não será comprometido.

São plantas de baixa manutenção, precisando de água apenas quando sua terra estiver seca, porém, assim como o que ocorre com qualquer planta que cresce em um vaso, este deve ser trocado conforme o crescimento da suculenta, que presa de espaço para expandir suas raízes.

Qual é o melhor jeito de manter uma suculenta?

As suculentas precisam de luz para crescerem saudáveis, com isso, elas precisam estar em locais bem iluminados pela luz solar, além de receber sol diretamente, assim como necessitam de ventilação, ou seja, suculentas não devem estar em lugares escuros e úmidos.

No entanto, essa regra não se aplica a todas as espécies de suculenta, a depender de sua coloração, é possível identificar se aquela é uma planta de sol ou sombra, influenciando muito no seu desenvolvimento e os locais onde poderão ser mantidas.

As suculentas coloridas necessitam de uma quantidade alta de sol, enquanto as verdes, conseguem se desenvolver em ambientes mais escuros, por isso, são mais utilizadas como decorações em cômodos de uma casa.

Apesar de não precisarem da incidência alta de sol, as suculentas verdes, ainda precisam da exposição solar para realização de seus processos naturais, já que o sol influencia tanto em seu crescimento, assim como seu ambiente, o que mais pode afetá-la?

O tamanho do vaso, o tipo de terra e substrato utilizados são essenciais para a saúde da planta, o mais indicado para as suculentas, independente da espécie, é que seja utilizada a proporção de duas porções de terra adubada para cada porção de areia grossa. 

Dessa forma, uma boa drenagem é garantida, o que é ideal para uma suculenta que não pode ficar com o solo encharcado devido ao apodrecimento das suas raízes, implicando o modo como o solo é regado.

Por mais que as suculentas precisem de água regularmente para o seu desenvolvimento, o correto é que elas sejam regadas quando seu substrato estiver seco, depositando a água diretamente nessa região, poupando suas folhas.

Agora ficou simples manter uma suculenta viva!

Para mais artigos como este, acesse o nosso site.