Escolher uma pós-graduação pode ser difícil quando se pensa que essa decisão é um importante passo tanto na vida acadêmica como profissional da pessoa.

Por isso, é bom se informar sobre as opções disponíveis e verificar dicas que podem ajudar você, caso esteja com dúvidas, sobre como escolher uma pós-graduação, como o doutorado.

Alguns pontos importantes a se pensar são: você pretende ser funcionário público, fazer concurso? Procura qualificação em sua área? Deseja mudar de carreira? 

Também é preciso analisar onde, em que instituição, fazer o doutorado. Existem muitas opções tanto no Brasil como no exterior. E também é importante refletir sobre a disponibilidade para assistir às aulas e se dedicar aos estudos.

Outro detalhe relevante é saber quais os tipos de pós-graduação oferecidas, qual oferta o que procura, que modalidade corresponde ao que você deseja na sua vida/carreira.

A questão financeira também é um ponto importante nessa escolha, porque o doutorado é um investimento de tempo e dinheiro, com livros e eventos acadêmicos, por exemplo, e o retorno pode vir somente a longo prazo.

Quer saber um pouco sobre os tipos de pós-graduações ofertadas e qual é o mais adequado para você?

Os tipos de pós-graduações

Inicialmente, é preciso entender como funcionam as pós-graduações no Brasil, os tipos disponíveis e as características de cada uma, para saber qual é a mais adequada para o que você procura!

Em nosso país, as modalidades de pós-graduação são lato sensu e stricto sensu, expressões do latim que significam "em sentido amplo" e "em sentido específico", respectivamente.

O Ministério da Educação (MEC) define como lato senso os programas de especialização e cursos designados, como o MBA (Master in Business Administration), que são pós-graduações mais voltadas para a prática profissional, o mercado de trabalho. 

O doutorado

Enquanto as stricto sensu se referem aos programas de mestrado e doutorado, que são mais voltados para a vida acadêmica do que os lato sensu.

Isso porque tanto o mestrado como o doutorado são focados em pesquisa e produção científica.

Quem conclui esses programas recebe o título de “mestre” ou “doutor” após a apresentação e aprovação de uma tese ou monografia.

Para fazer doutorado é preciso ter curso superior. E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é necessário ter passado pelo mestrado.

A duração média de um doutorado é de quatro a cinco anos. Durante esse período, o aluno precisa fazer uma pesquisa profunda, uma tese com ponto de vista ou teoria inédita.

O doutorado capacita o profissional para atuar como pesquisador ou professor no ensino superior. Então, você deve ponderar essas características antes de fazer essa escolha.

Após decidir pelo doutorado, é fundamental pesquisar as instituições e as linhas de pesquisa, para saber qual te contempla mais.

Saiba aqui também como é a vida de um doutorando!

Você pode ver mais detalhes disso com as instituições, junto à coordenação do doutorado, que pode te ajudar na tomada de decisão!

Não deixe de acessar nosso blog pra ficar por dentro desse e de vários outros temas!