A pandemia modificou vários procedimentos ou atividades que eram realizados de maneira presencial, tornando-os mais práticos, digitais e a distância. Isso atingiu também o setor imobiliário, no qual um novo conceito de aluguel a distância foi criado para reduzir a burocracia e agilizar o processo. Conheça abaixo como funciona locação por assinatura!

O que é locação por assinatura

Quando ouvimos a palavra assinatura, imaginamos algum serviço de streaming, como a Disney+ ou a Netflix. A locação por assinatura tem o mesmo princípio, no qual visa fazer com que o interessado possa assinar algo (nesse caso, a locação de um imóvel) sem sair de casa.

Dessa forma, o procedimento do aluguel é feito totalmente online, de forma rápida, segura, prática e sem muita papelada.

Assim, as plataformas que oferecem esse tipo de locação possuem o seu catálogo de opções (assim como nos serviços de streaming). O interessado navega pelo catálogo, podendo filtrar as opções buscadas e escolher o imóvel perfeito para se mudar.

Existem uma gama de opções, indo de apartamentos pequenos, imóveis mobiliados, passando por imóveis maiores para toda a família e chegando até mesmo em mansões.

Por mais nova que seja, a locação por assinatura já tem conquistado espaço dentro do mercado brasileiro, sendo bastante consolidada em outros países.

Isso só é possível pois a visão da população a respeito dos imóveis tem se modificado nestes últimos anos. O que antes significava ascensão pessoal, atualmente ter um imóvel não é o desejo de muitos, que preferem não se apegar a um local para vida toda.

Dessa maneira, se mudar passou a ser um serviço com alta rotatividade, dando espaço para novos tipos de contratos e forma de aluguel.

Como funciona a locação por assinatura

Cada plataforma pode determinar a maneira em que a locação por assinatura irá ocorrer, como a Housi, Quinto Andar e outros.

No entanto, de forma geral, a locação pode ser feita por um período de 30 dias no mínimo, podendo ser renovada quantas vezes o inquilino quiser.

Dessa forma, após os 30 dias você escolhe se pretende continuar no imóvel, ou procurar outro de interesse no catálogo.

O pagamento da assinatura é semelhante aos pagamentos que já ocorre em compras na internet, podendo ser feito utilizando cartão de crédito ou débito, Pix ou boleto bancário, podendo até mesmo parcelar.

Vale lembrar que através da locação por assinatura não há a necessidade de caução, fiador ou algo do tipo. O valor que é pago é referente apenas ao aluguel e as taxas cobradas pela plataforma.

Para quem é indicado a moradia por assinatura

A moradia por assinatura pode não ser um bom negócio para algumas pessoas. Isso porque, a ideia principal é fornecer um aluguem prático, onde não há burocracia e o inquilino não precisa permanecer fixo em um local por um longo prazo (como de 6 meses ou 1 ano).

No entanto, alguns privilégios desaparecem nesse tipo de locação, como por exemplo a ausência de um calção. Dessa forma, caso algum problema surja no imóvel, o contato com o proprietário pode ser complicado, levando o inquilino a ter que abandonar o imóvel.

Fora isso, a locação por assinatura é uma grande vantagem para estudantes, jovens adultos e demais pessoas que querem morar em um local estratégico, próximo ao trabalho ou a faculdade, sem precisar se comprometer com o imóvel, podendo mudar quando quiser.

A liberdade de escolher onde quer morar é o desejo da grande maioria da população jovem, que não almeja mais criar raízes em um bairro, cidade ou até mesmo no país.

Benefícios de uma locação por assinatura

Quem decide morar através desse tipo de contrato consegue extrair alguns benefícios, como por exemplo:

  • Valor único: O valor pago da assinatura é único, e já inclui taxas e condomínio, IPTU, e na maioria das vezes a água, energia, gás e até em alguns casos internet. Por esse motivo, o aluguel pode parecer mais caro, no entanto, o custo benefício é melhor quando comparado as taxas isoladamente.
  • Localização do imóvel: A grande maioria dos locais onde há locação por assinatura são regiões bem posicionadas, com imóveis próximos a centros estudantis, comercio e lojas.
  • Sem burocracia: Alugar um imóvel envolve muita burocracia. No entanto, a locação por assinatura retira essas barreiras e agiliza o processo de aluguel e renovação de contrato.

Gostou desse conteúdo? Confira mais sobre esse assunto aqui em nosso site!