Naturalmente, o estilo clássico, é aquele que atravessa a história de modo a se conservar ao longo do tempo como sendo o maior dos status quo. O estilo de decoração clássico é um estilo que foi traduzido em móveis e materiais para comportar essa informação visual.

O clássico propriamente dito, é aquilo que remete à antiguidade greco-latina enquanto tradição. Na forma original da palavra, era o termo que se usava para designar algo que foi canonizado, e, portanto, consegue resistir ao tempo.

Se você quer saber mais curiosidades, encontrará diversos assuntos interessantes no blog da Citas!

Hoje, é uma forma de indicar que algo é digno de admiração e respeitado por sua história.

No caso do estilo de decoração clássico, é um estilo que surgiu para trazer no dia a dia, um pouco desse passado.

Ele geralmente passa a ideia de um ambiente elegante, social, e muito charmoso, com uma “pitada” da própria ideia que se tinha da decoração da alta sociedade antiga, e, posteriormente, da nobreza.

A seguir veremos algumas características essenciais deste estilo.

 

A Decoração Clássica

 O estilo de decoração clássico surgiu na Antiguidade, e seguiu sendo reinventado por elementos que condiziam com cada época, mas sem perder o enfoque do tradicional.

De modo geral, ele traz consigo detalhamentos (entalhados ou não) e adornos que invocam riqueza visual e refletem peso histórico.

De modo algum isso quer dizer que é tudo muito exagerado, não se pode confundir a estética bem elaborada com um ambiente cheio de informações visuais e desconexas!

Muito pelo contrário, a decoração clássica requer sensibilidade e critério para combinar texturas e materiais diversos que remetem a épocas passadas.

As formas rebuscadas sempre serão bem-vindas neste contexto, bem como móveis antigos, iluminação mais morna, molduras, porcelana, espelhos, bustos, lustres, móveis de alta qualidade, arranjos de flores, padrões e estampas clássicas e tecidos encorpados.

A madeira também é um elemento importante, mas vale ressaltar que antigamente os móveis eram feitos com madeira de lei, de árvores específicas, porém já não se fazem mais dessa forma.

Além de aumentar bastante o valor dos móveis, muitas árvores eram desmatadas por essa busca incessante e desnecessária. Hoje há outros meios de fabricação de móveis de qualidade, que aplicados da maneira correta, fazem jus à toda a proposta.

 

Por que Usar o Estilo Clássico?

 

O estilo de decoração clássico é uma opção que não tem erro quando se trata de buscar qualidade visual, exuberância e requinte.

É ideal para aqueles que têm vontade de transmitir sofisticação e personalidade no seu lar!

Claro que é importante saber como unir os elementos de modo a criar harmonia no ambiente como um todo, e para isso, um designer, um decorador ou um arquiteto pode te ajudar bastante, caso não seja sua área de expertise.

Se você gostou deste artigo, confira também outros conteúdos no blog da Citas!