É inegável que prédios históricos possuam uma importância simbólica muito grande, ainda mais no Brasil. Por isso, cada vez mais se discute quais as vantagens do Retrofit e como essa técnica ajudará a solucionar problemas de moradia sem que haja perda de material histórico.

No caso, o Retrofit é uma das soluções atuais e mais buscadas para a revitalização de prédios históricos. Em boa parte é por conta da sua capacidade de unir as necessidades modernas com a conservação dos imóveis mais antigos.

Com isso, é possível trabalhar para que esses verdadeiros patrimônios não sofram o desgaste do tempo, ao mesmo tempo que proporcionam uma funcionalidade para eles. 

Sem falar na estética maravilhosa que cada prédio histórico carrega e que é capaz de contribuir para a atratividade dos imóveis. No site do Citas você encontra uma diversidade de prédios disponíveis no mercado imobiliário e, inclusive, dentro do modelo Retrofit, confira!

Como funciona o Retrofit

Em sua maioria, os prédios históricos possuem uma beleza única que provem do modelo de arquitetura de tempos anteriores. Dessa forma, cada contorno, detalhe e finalização é uma verdadeira aula de história.

Por exemplo, aqui no Brasil nós possuímos uma série de prédios que sobrevivem desde a época do Brasil Colônia. Ainda assim, muitos desses imóveis não foram capazes de resistir aos efeitos da passagem dos séculos.

Nesse caso, a restauração de prédios antigos é um dos principais instrumentos da arquitetura e engenharias para manter as construções em pé. Mas e se não apenas se fizesse um reparo nas danificações e sim houvesse um novo planejamento que torne esses prédios habitáveis novamente?

Esse é o caso do Retrofit, que consegue planejar os interiores dos imóveis antigos para fazer deles construções modernas, mas com o aspecto natural. Assim, a sociedade ganha com mais oportunidades de imóveis de qualidade e também com a manutenção da sua memória.

Com o aumento da demanda por imóveis, você pode contar com a ajuda do Citas, onde existe uma organização precisa do que está disponível no mercado. Portanto, conheça o nosso site e veja um pouco mais sobre o nosso trabalho.

O Retrofit irá destruir os prédios antigos?

Muito pelo contrário! Afinal, o principal objetivo da técnica é deixar esses espaços preservados para as demandas da sociedade. Entretanto, isso não significa que o aspecto histórico do prédio irá se perder.

Na verdade, por meio do Retrofit, um prédio histórico continuará sendo o mesmo que sempre foi. Então, a maior parte das reformas irão consistir nos espaços anteriores, com o planejamento de uma organização moderna e capaz de abrigar nossas demandas atuais.

Isso porque o planejamento dos prédios do século XVIII e XIX, por exemplo, irão visar justamente as necessidades dos cidadãos de seus tempos. Mas a mudança de tempo implicou em novas demandas e, consequentemente, novas organizações.

Logo, o Retrofit consegue pensar em como criar planos habitacionais em construções que geralmente são pensados apenas pela ótica da história. Ademais, planos organizacionais, como para empresas e escritórios, também são possíveis. 

Inclusive, já existem diversos exemplos de prédios históricos que ganharam uma verdadeira repaginada técnica por meio do Retrofit. Caso você possua interesse de encontrar esses imóveis, então acesse o Citas e conheça um catálogo completo do que está disponível no mercado imobiliário.

Benefícios de escolher um imóvel Retrofit

Para quem busca imóveis, pode parecer um pouco ortodoxo morar em um prédio antigo. No entanto, essas construções possuem o seu charme, a começar pela beleza atípica à paisagem moderna.

Ademais, geralmente eles possuem uma localização privilegiada, sobretudo nas grandes metrópoles. Por fim, não existe a necessidade de se preocupar com o fator antiguidade, já que o Retrofit garante que, apesar do aspecto clássico, esse seja um imóvel com toda a adaptação para a vida moderna!