• Time WebQuarto

10 Dicas de Convivência para Colivings

Atualizado: Mar 26

Você está pensando em um novo estilo de moradia, que de certa forma agregue até mesmo na sua carreira? Isso nos remete a um novo tipo de moradia: o Coliving! Nós separamos neste post algumas dicas de convivência para colivings, para que a convivëncia seja tranquila e agradável para você e todos os moradores com quem você irá conviver. Confira já as nossas dicas!


Nesse post você irá ler algumas dicas sobre:


  • Dividindo espaço com pessoas diferentes;

  • Limites de horários;

  • Dividindo as contas;

  • Tarefas de casa;

  • Tirando o lixo;

  • Visitas no coliving;

  • Sobre os pets no coliving;

  • Dividindo meio de transporte;

  • Boa comunicação entre os moradores;

  • Compras.


Respeite sempre o espaço do outro

Dicas de Convivência para Colivings: Respeite sempre o espaço do outro

Você deve ter sempre em mente que estará residindo com outras pessoas, pessoas diferentes, com costumes e gostos diferentes, e elas podem não gostar das mesmas coisas que você gosta, o que na verdade quase sempre acontece. As pessoas têm suas vidas, seus gostos e as suas preferências.


Por isso, respeitar o espaço do outro é fundamental para uma convivência harmônica no coliving. Por isso, não deixe as suas coisas jogadas pelas áreas compartilhadas entre todos os moradores, não invada a privacidade dos outros sem permissão. Parecem dicas simples mas que fazem total diferença para quem compartilha moradia com outras pessoas.


Estipulem limites de horários

Dicas de Convivência para Colivings: Estipulem limites de horários

Uma dicas de convivência para colivings é que é imprescindível que vocês estipulem um limite de horário para som e outros tipos de barulhos. Você já pensou na possibilidade de os moradores da casa terem turnos de trabalho diferentes?


Isso pode facilmente vir a acontecer. E já pensou se cada um desejar ouvir música quando estiver de folga? Por isso, estabelecer esses tipos de limites é essencial para uma boa convivência e para evitar possíveis atritos entre os moradores do coliving.


Dia de pagar as contas

Dicas de Convivência para Colivings: Dia de pagar as contas

Uma coisa boa de morar em um coliving, é que provavelmente você more em um lugar bem arquitetado, bonito, e o melhor, você terá pessoas para dividir as despesas ao fim do mês, o que é uma grande vantagem, assim você poderá guardar um dinheirinho extra todo mês. Coisas que devem ser deixadas bem claras entre vocês é um dia para o pagamento das contas.


Alguém fica responsável em pegar o dinheiro e pagar as contas, vocês podem revezar a cada mês quem fica com essa tarefa. O dinheiro deve estar nas mãos de quem irá pagar pelo menos dois dias antes do vencimento das contas, para evitar possíveis juros. É importante que todos consigam pagar no mesmo dia para que alguém não se sinta prejudicado. Fala sério, ninguém merece dividir moradia com pessoas irresponsáveis né?


Dividindo as tarefas de casa

Dicas de Convivência para Colivings: Dividindo as tarefas de casa

Se vocês decidirem por não contratar uma faxineira, dividir as tarefas básicas da casa deverá ser uma regra. As tarefas, apesar de compartilhadas, precisam ser executadas no dia certo.


Por isso, estipulem dias e horários para limpeza da casa e quem vai limpar o que, ou se acharem melhor e mais viável vocês podem dividir por semana, cada semana uma pessoa da casa fica responsável pela faxina. O mesmo pode servir para o almoço, janta e o que for necessário aos residentes. Louça que é algo que deve ser lavado todos os dias, o ideal é cada um lavar o que sujou, simples, sujou lavou.

Tirando o lixo

Como vocês estarão convivendo entre várias pessoas no coliving, o lixo será mais utilizado e sendo assim terá que ser trocado mais vezes ao dia, o ideal é vocês estipularem um dia para cada morador fazer essa tarefa, assim não sobrecarrega ninguém com a faxina, compras e a retirada dos lixos.





Em relação as visitas no coliving

Dicas de Convivência para Colivings: Em relação as visitas no coliving

Esse é um assunto de certa forma delicado, como você estará dividindo um espaço com várias pessoas as visitas na casa devem ser determinadas e aprovadas previamente por todos, estipulado horários e dias possíveis de receber as visitas. Deve-se sempre respeitar o espaço do outro e também dos vizinhos do imóvel onde vocês moram. Mas nada que uma boa conversa e algumas regrinhas não ajudem.

Sobre os pets no coliving

Dicas de Convivência para Colivings: Sobre os pets no coliving

Quase todo mundo ama pets, isso é óbvio, mas morar em um lugar compartilhado com várias outras pessoas e vários pets as vezes pode ser mais complicado do que parece. Talvez um pet seria suficiente, mas a questão seria, o pet de quem iria morar no coliving? Uma dicas de convivência para colivings é tratar esse ponto como uma questão complicada e que deve ser discutida entre todos os moradores da casa.


Dividindo meio de transporte

Dicas de Convivência para Colivings: Dividindo meio de transporte

Residindo com outras pessoas você pode, inclusive, compartilhar um mesmo veículo. Que tal cada dia da semana um dos moradores dar carona aos demais?


Além de diminuir a poluição por ter menos veículos circulando diariamente, os custos com manutenção e combustível também são menores. É só vantagem para todos!





Boa comunicação entre os moradores


Dicas de Convivência para Colivings: Boa comunicação entre os moradores

Uma dicas de convivência para colivings é manter a comunicção constante. Usem papel ou aplicativo – depende de como todo mundo achar melhor de se comunicar, mas tem que ter um mural, painel, newsletter, ou o que vocês preferirem para possíveis recados, lista de tarefas, lista do que falta na moradia, um espaço para reclamações, convite para eventos em áreas comuns e o que mais for importante para tornar a convivência entre vocês mais harmônica.



Compras no supermercado

Dicas de Convivência para Colivings: Compras no supermercado

Como será feito as compras no supermercado? Cada um comprará suas próprias comidas e vocês dividem só o valor dos produtos de limpeza? Ou vão dividir tudo? Cada um irá uma vez na semana ao mercado? Outra dicas de convivência para Colivings é sempre ter essas regras bem claras entre os moradores.




Por fim, saiba que você terá uma experiência única

Essa pode ser uma experiência maravilhosa, ao dividir uma moradia com outras pessoas, muitas vezes, você encontra pessoas com objetivos comuns aos seus. Você pode fazer novos colegas de trabalho e quem sabe até novos amigos. Vocês podem encontrar um ambiente da casa para ser o espaço de trabalho de todos, assim é possível trocar ideias, aprendizados e ter uma convivência saudável no campo de trabalho.


E aí, gostou das nossas dicas de convivência para colivings? Esperamos ter ajudado e que a sua convivência no coliving seja tranquila e uma experiência enriquecedora!


-----------------------------------------------------------------------------------------

Este artigo foi especialmente escrito pelo time da WebQuarto, a plataforma mais simples e completa para quem está buscando ou oferecendo quartos para alugar ou moradias compartilhadas. Em poucos passos, você encontra o lugar perfeito para morar com seu colega de quarto ideal.


Posts recentes

Ver tudo