Será que vale a pena optar pelo aluguel sem garantia?

 

Essa é uma dúvida muito comum dentre os inquilinos, principalmente no quesito de segurança. Afinal, a grande maioria dos processos de locação de imóveis exige a apresentação de alguma garantia locatícia no contrato de aluguel.

 

Em um primeiro momento, essa opção pode parecer pouco segura para os proprietários. Mas, ela acaba compensando ao trazer outros benefícios que devem ser muito bem ponderados nessa escolha.

 

Como exemplo, o aluguel sem garantia é uma excelente vantagem para quem busca uma maior facilidade e agilidade na locação de imóveis. Afinal, quanto menos burocracia este acordo envolver, mais atrativo será para o locatário.

 

Ainda, caso o inquilino não pague com o valor do aluguel no prazo combinado, seu despejo ocorre de forma muito mais rápida. Esse é um enorme benefício para os locadores. Isso, uma vez que costumam aguardar muito tempo para essa aprovação nos contratos de aluguel com garantia.

 

Ao contrário do que muitos imaginam, os proprietários que optam por este modelo não sofrem qualquer tipo de prejuízo financeiro! O que ocorre na prática é justamente o contrário: trazendo a mesma segurança por meio de benefícios complementares proporcionados por este tipo de aluguel.

 

Ficou curioso? Então venha conhecer mais sobre suas características, como funciona e todas as suas vantagens! Veja os tópicos que serão abordados:

 

  • Como funciona o aluguel sem garantia?
  • Quais as vantagens e desvantagens do aluguel sem garantia?
  • O aluguel sem garantia é um modelo comum?
  • O que prestar atenção no aluguel sem garantia?

 

Vamos começar!

Como funciona o aluguel sem garantia?

O aluguel sem garantia, como seu próprio nome diz, é um modelo de locação de imóveis que dispensa o uso de uma garantia locatícia.

 

Nele, o contrato de aluguel pode ser assinado sem a presença de um fiador, depósito caução, seguro fiança, ou qualquer outro tipo de garantia. Esta opção é permitida pela Lei do Inquilinato, a grande responsável por determinar as regras do aluguel de imóveis no país.

 

Ao ouvir esta definição, muitos acreditam que o aluguel sem garantia é um modelo que não traz nenhuma segurança financeira ao proprietário. Mas, isso não é uma verdade!

 

Para que o locador não seja prejudicado, este modelo exige o pagamento antecipado correspondente a um valor de aluguel. Assim, em casos de saída antecipada, o proprietário não será lesionado economicamente.

 

Por isso, existem duas formas possíveis de pagamento previstas em nossa legislação. São elas: por meio da locação pré paga ou pós paga. A principal diferença entre elas está no prazo deste pagamento a ser feito. Ele pode ser antes ou depois da entrada do inquilino.

 

Venha entender mais sobre cada uma dessas opções:

Locação sem garantia pré pago

Nesta primeira opção de aluguel sem garantia, o inquilino deve pagar o valor necessário antes de sua entrada no imóvel. É uma das opções mais seguras para o proprietário, uma vez que receberá o dinheiro antecipadamente.

 

Mas, o próprio locatário também é beneficiado com a locação sem garantia pré pago. Afinal, não precisará se preocupar em arcar com esse valor posteriormente, já depositando a quantia exigida logo no início.

 

Mesmo sendo vantajosa para ambos, não é uma opção muito popular no país. Por isso, deve ser estar bem clara entre os envolvidos caso seja escolhida. Assim, ninguém terá dúvidas sobre o acordado e a consequente dispensa de outra garantia na firmação do contrato.

Locação sem garantia pós paga

Já a locação sem garantia pós paga funciona de forma oposta à anterior. Aqui, o inquilino pode pagar o valor correspondente ao aluguel após ter entrado no imóvel.

 

Como exemplo, se ele começa a morar no apartamento no primeiro dia do mês, pode transferir o valor apenas no final. É uma opção menos vantajosa do que a anterior. O que reforça a necessidade de ser acordada entre todos de forma bem definida.

Quais as vantagens e desvantagens do aluguel sem garantia?

Todo modelo de locação de imóveis traz suas vantagens e desvantagens, e o mesmo acontece no caso do aluguel sem garantia.

 

Por um lado, ele traz enormes vantagens tanto para o locador quanto para o locatário. Isso, desde uma maior agilidade no despejo do inquilino caso necessário, até uma maior facilidade no aluguel de imóveis em si e na cobrança antecipada.

 

Mas, por outro lado, este modelo também traz desvantagens significativas. Principalmente, na dispensa do uso de uma garantia locatícia que, independente do tipo, traz uma importante segurança financeira para o proprietário.

 

Todos esses pontos devem ser muito bem analisados, para que ninguém tome uma decisão errada e se prejudique financeiramente. Então, dê uma olhada nesses principais pontos para ter um maior entendimento sobre cada um desses lados:

Vantagens do aluguel sem garantia

Uma das vantagens mais valorizadas pelos proprietários no aluguel sem garantia, é a maior agilidade no processo de despejo do inquilino em casos de inadimplência.

 

Isso pois, se compararmos com o processo que ocorre nos contratos com garantia, o despejo pode levar muito tempo até ser de fato aprovado. Uma consequência direta da grande quantidade de burocracia que estes documentos exigem.

 

Com essa maior velocidade, fica até mais fácil encontrar outro inquilino interessado no imóvel e formalizar sua moradia. O que torna o aluguel em si muito mais ágil, dinâmico e otimizado.

 

Essa é a segunda vantagem deste modelo de locação. Aqui, a lógica é simples: quanto menos burocracia o processo envolver, mais atrativo será para o locatário. E, consequentemente, sua estadia no local com o pagamento do aluguel, sem que o imóvel fique desocupado por muito tempo.

 

Contratos com garantia podem dificultar muito a locação. Principalmente, aqueles cujos proprietários são mais “rígidos” com suas preferências. Como, por exemplo, quem deseja que o locatário apresente um fiador como segurança financeira.

 

Imagine em casos de inquilinos que não possuem condições financeiras para bancar com essa garantia. O processo fica ainda mais engessado e longo!

 

Por fim, o aluguel sem garantia traz uma importante segurança financeira aos proprietários, no caso específico da locação pré paga. Nela, os donos dos imóveis recebem o pagamento do valor do aluguel antecipadamente, deixando de correr o risco de se prejudicarem economicamente.

 

Aqui, é importante reforçar que o locador não pode exigir o pagamento de uma dupla garantia. Ou seja, além desse depósito antecipado, ainda cobrar um depósito caução ou fiança como exemplo.

 

Desvantagens do aluguel sem garantia

A primeira desvantagem do aluguel sem garantia é a maior dificuldade que os proprietários podem ter para realizar cobranças atrasadas.

 

Vamos supor que um inquilino esteja sem pagar dois meses de aluguel seguidos. Nessa situação, o dono do imóvel pode, de fato, despejar o locatário do lugar com maior agilidade. Mas, ficará com esses dois meses de prejuízo financeiro pela inexistência de uma garantia acordada no contrato.

 

Essa, inclusive, é outra e, talvez, uma das maiores desvantagens deste modelo de aluguel. Afinal, por mais burocráticas que possam ser, não há como negar a importância da garantia no processo de locação de um imóvel.

 

Elas foram criadas como uma medida protetiva ao locador em casos de inadimplência. Por isso, existem diversas opções disponíveis no mercado para que os proprietários escolham a que for mais favorável de acordo com suas necessidades.

 

Neste último ano, tal importância se tornou ainda mais evidente. Dados divulgados pelo IBGE mostraram que muitos inquilinos tiveram que negociar seu aluguel com os proprietários devido à dificuldade financeira que enfrentaram.

 

Numericamente, as negociações cresceram 18% em 2020 em relação ao ano anterior, segundo o Painel do Mercado Imobiliário. São dados aparentemente negativos. Mas que na realidade mostram a ampla variedade de opções que as garantias locatícias permitem para os acordos de aluguel que beneficiem ambos os lados.

O aluguel sem garantia é um modelo comum?

Não. Até hoje, o aluguel sem garantia não é um dos modelos de locação mais comuns ou buscados do mercado. Mas, é completamente permitido em nossa legislação, desde que suas regras estejam claras e sejam acordadas entre o locador e o locatário.

 

Por isso, o primeiro ponto que deve ser levado em consideração ao escolher este modelo, é a questão financeira. Não pode haver qualquer tipo de abuso econômico sob qualquer um dos lados, no quesito de cobrar algo além do devido.

 

Ou seja, o proprietário não pode escolher alugar seu imóvel sem o uso de uma garantia e, ainda, exigir que o inquilino pague um seguro fiança. É uma cobrança dupla que se torna completamente ilegal, causando um abuso sobre um dos envolvidos.

 

A própria Lei do Inquilinato é clara sobre este dever. Apenas um tipo de garantia deve ser escolhido no contrato de aluguel, ou neste caso, sua ausência. Venha relembrar quais são as principais garantias.

Garantias locatícias

Existem diversos tipos de garantias locatícias disponíveis no mercado. Dentre elas, as principais e mais populares são o fiador, seguro fiança e depósito caução.

 

O fiador já foi, por muitos anos, a garantia locatícia mais utilizada no mercado. Mas hoje, perdeu força em relação aos outros modelos por suas grandes desvantagens que traz na prática.

 

Isso ocorreu pois quem decide assumir esta responsabilidade, corre grandes riscos de ter que arcar com um enorme valor decorrente da inadimplência do inquilino. É um risco enorme que, somado às burocracias e critérios sobre quem pode ser um fiador, causou a redução de pessoas que aceitam este papel.

 

Em compensação, o depósito caução é um dos modelos mais comuns utilizados no aluguel de imóveis. Inclusive, já se tornou a segunda modalidade de garantia locatícia mais usada na cidade, segundo o Secovi. 

 

Ele funciona como um pagamento antecipado feito ao proprietário, depositado antes da entrada do inquilino no imóvel. Seu valor costuma ser correspondente ao de três aluguéis, no máximo, devendo ser depositado em uma conta conjunta ou caderneta de poupança.

 

Ao final do contrato, deve ser devolvido ao inquilino caso tudo ocorra normalmente. Essa é a principal vantagem deste modelo que fez com que ganhasse tanta popularidade. Isso, graças à sua maior flexibilidade e proteção econômica para o locador.

 

Por fim, o seguro fiança é um dos tipos de garantia mais acessíveis para os inquilinos. Assim como outros modelos de seguro, ele possui um custo para contratação que pode ser parcelado mensalmente de acordo com a necessidade de cada um.

 

Na prática, oferece uma cobertura específica para o valor de aluguel e todas as taxas relacionadas à ele, como IPTU e condomínio, por exemplo. Mas além disso, ele também pode abranger outras apólices cobertas para para impostos, contas de água, luz, ou taxas jurídicas em ações de despejo.

 

Suas principais vantagens são proporcionar uma grande flexibilidade de pagamento e praticidade na locação de imóveis. Não à toa, este modelo teve um crescimento de arrecadação de 76% no Brasil em 2020, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). 

 

Foram mais de R$813 milhões arrecadados até novembro do ano passado, uma quantia impressionante.

O que prestar atenção no aluguel sem garantia?

O aluguel sem garantia traz grandes vantagens para o locador e o locatário. Mas, o simples fato de não exigir uma garantia locatícia, traz um ponto muito importante a se prestar atenção antes da assinatura do contrato: a análise de crédito do inquilino.

 

Com essa análise, é possível identificar se o inquilino possui seu nome sujo e um histórico de mau pagador no mercado.

 

Esse é um ponto de segurança muito importante para o proprietário, para que evite fazer negócio com alguém que tenha tal histórico.

 

Mesmo diante desses casos, muitos locadores ainda decidem locar seu espaço, mas precisamos ressaltar que é preciso tomar muito cuidado! 

 

É claro que não é possível ter 100% de segurança que um inquilino com o nome limpo irá manter o pagamento do aluguel em dia. Mas, mesmo o menor sinal de inadimplência deve ser levado em consideração na escolha de um futuro morador de seu imóvel.

Como realizar a análise de crédito

A análise de crédito faz um estudo minucioso e completo sobre todo o histórico de pagamento de uma pessoa. Seu objetivo é avaliar a capacidade financeira do inquilino, ou seja, se terá condições de pagar com os valores de aluguel.

 

No final desta avaliação, cada um receberá uma nota (score de crédito) que indicará justamente essa probabilidade. Ela pode variar de 0 à 100, sendo que quanto mais pendências e dívidas um consumidor tiver, menor será seu score.

 

Veja como funcionaria na prática:

  • 0 a 300: alto risco de inadimplência
  • 301 a 700: médio risco de inadimplência
  • 701 a 1000: baixo risco de inadimplência

 

Este procedimento, por mais burocrático que seja, é extremamente importante para que o proprietário não seja prejudicado financeiramente. Inclusive, é o procedimento que seguimos aqui na Citas.

 

Afinal, nossa missão vai além do que ajudar com que encontrem seus apartamentos dos sonhos. Nós acompanhamos e nos responsabilizamos pelo dia a dia de nossos citadãos. Desde a assinatura do contrato de aluguel, até o dia a dia durante sua moradia.

 

Para isso, nosso sistema permite uma pesquisa aprofundada sobre nossos inquilinos. Ele analisa não somente seus scores de crédito, mas também outros itens indispensáveis para a assinatura do contrato de aluguel.

 

Venha conhecer mais sobre nossa comunidade e nossas unidades!

Conclusão

As garantias locatícias são extremamente importantes para garantir uma segurança econômica ao proprietário. Mas, o aluguel sem garantia também pode trazer a mesma sensação, por meio de um depósito antecipado no valor de um aluguel.

 

Caso esteja interessado por este modelo, é imprescindível conhecê-lo a fundo antes de assinar o contrato de aluguel. Assim, saberá exatamente os pontos que não devem ser deixados de lado antes da formação deste documento.

 

Se você gostou deste texto, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Dê uma olhada também nos outros artigos que temos em nosso blog.