Será que vale a pena morar em um apartamento pequeno mobiliado?

 

Essa é uma dúvida muito comum de quem está procurando por um imóvel. Principalmente, aqueles que estão se mudando pela primeira vez e ainda estão conhecendo os modelos disponíveis no mercado.

 

Responder essa pergunta é muito simples, basta trazer alguns exemplos do nosso dia a dia.

 

Todos nós temos rotinas corridas e cheias de tarefas. Seja pelo trabalho, estudo, ou outras responsabilidades. Agora, imagine ter que chegar em casa e ainda ter que limpar o local inteiro, passar aspirador, e deixar tudo em ordem.

 

São tarefas domésticas comuns do nosso dia a dia, mas que geram cansaço. Em um apartamento pequeno mobiliado, a praticidade nessas atividades é muito maior, o que traz uma enorme economia de tempo para que você descanse e possa relaxar fazendo outras atividades.

 

Ainda, alugar ou comprar um imóvel que tenha móveis planejados também ajuda muito no processo de mudança! Só quem já passou por isso sabe o trabalho que dá ter que levar tudo de nossos lares para um outro lugar. Sem falar no risco de muitos deles não servirem no novo ambiente. 

 

Morar em um apartamento pequeno mobiliado é sinônimo de ter uma excelente relação de custo-benefício. Quer saber mais sobre essas vantagens? Então nos acompanhe neste texto!

 

Veja os tópicos que serão abordados:

 

  • É fácil encontrar apartamento pequeno mobiliado?
  • Como escolher entre um apartamento pequeno mobiliado e sem mobília?
  • Quais as vantagens de morar em um apartamento pequeno mobiliado?
  • Quais os cuidados ao buscar um apartamento pequeno mobiliado?

 

Boa leitura.

É fácil encontrar apartamento pequeno mobiliado?

Muito fácil! Hoje em dia, a grande maioria dos sites de imobiliárias contém diversas opções de imóveis para todos os gostos, tamanhos e perfis. Especialmente, modelos de apartamento pequeno mobiliado.

 

Aqui na Citas, como exemplo, temos diversas opções de edifícios pequenos já mobiliados com tudo o que os inquilinos precisam. Isso, desde em modelos de apartamentos inteiros, até quartos individuais equipados e já prontos para moradia.

 

Mas, também existem diversas outras plataformas disponíveis no mercado. Além de disponibilizarem a descrição completa do apartamento, também costumam compartilhar diversas fotos do local para que os futuros moradores consigam ter uma melhor noção de como é.

 

Ainda, muitos já disponibilizam tours virtuais, para facilitar ainda mais essa missão. Fora outras comodidades de filtros que ajudam a encontrar o imóvel perfeito, classificando por localização, preço, número de quartos, dentre outras características.

 

Dentre eles, alguns dos mais completos são o QuintoAndar, VivaReal e o ImovelWeb. Vale a pena dar uma olhada nas opções disponíveis em cada um e, ainda, visitar os locais que mais gostar!

 

Afinal, as imagens nem sempre transmitem a realidade. Principalmente, caso o apartamento tiver algum reparo a ser feito, pintura a ser renovada ou outra modificação necessária antes da mudança.

 

Em um apartamento pequeno mobiliado, esses cuidados são ainda mais importantes de serem avaliados. Afinal, é importante ter certeza de que todos os móveis estão em perfeita condição de uso antes de se mudar, para que não tenha que lidar com problemas futuramente.

Como escolher entre um apartamento pequeno mobiliado e sem mobília

Muitos acreditam que escolher dentre um apartamento pequeno mobiliado e um sem mobília é, principalmente, uma questão de gosto pessoal. Mas, também existem outros fatores que devem ser levados em consideração antes de bater o martelo nessa decisão.

 

Dentre eles, está a questão econômica. No geral, apartamentos mobiliados costumam ser mais caros do que os não mobiliados, uma vez que ainda são a minoria no mercado quando comparados.

 

Mas, se pensarmos na compra de todos os móveis que teria que fazer para o local, esse preço acaba compensando. Isso vale, principalmente, para aqueles que estão se mudando pela primeira vez e não possuem tanto dinheiro para investir nessas compras.

 

Para aqueles que não pretendem ficar no local por muito tempo, optar pelo apartamento pequeno mobiliado também pode ser a melhor opção. 

 

Em um exemplo, profissionais que costumam viajar muito à trabalho, poderão morar em um lugar que já tenha tudo o que precisam, sem se preocupar em adquirir novos. Ou ainda, em vendê-los quando precisar deixar o ambiente.

 

São muitas questões que devem ser levadas em consideração nessa escolha. Desde o momento em que você está vivendo, até as opções que se encaixam em seu orçamento e, o tempo que terá para cuidar do local.

 

Caso acabe escolhendo esse modelo, podemos afirmar com toda a certeza de que terá uma série de benefícios em seu dia a dia.

Quais as vantagens de morar em um apartamento pequeno mobiliado?

Se você está buscando por um imóvel que lhe traga uma economia e praticidade no dia a dia, então saiba que morar em um apartamento pequeno mobiliado pode ser a escolha perfeita!

 

Por mais que ainda sejam a minoria no mercado, é importante destacarmos as vantagens que os inquilinos possuem nesses modelos de apartamento. Principalmente, na questão de custo-benefício, por pular etapas que fazem parte de todo processo de mudança.

 

Venha com a gente entender melhor essas vantagens!

Economia

A questão econômica do apartamento pequeno mobiliado não é em seu valor de aquisição. Afinal, como mencionamos acima, esses modelos possuem preços mais elevados do que outros modelos.

 

Inclusive, um relatório divulgado pelo QuintoAndar comprova essa diferença. De acordo com seus dados, o preço médio de aluguel de um apartamento mobiliado é, em média, 20% maior do que um semelhante sem mobília. Isso, em um mesmo bairro e com o mesmo número de quartos.

 

Mesmo diante desse aumento, a economia em optar por esse modelo de apartamento está, justamente, em seu custo-benefício. Neles, você não terá que se preocupar em comprar novos móveis para o local. Que convenhamos, não estão nada baratos nas lojas.

 

Colocando isso na prática, é possível gastar facilmente cerca de R$5.000,00 para mobiliar um apartamento. Isso, sem mencionar o custo da mudança. Contratar serviços de carreto também não sai barato. E é mais um gasto para o seu bolso.

 

Se você for morar longe, já pode se preparar para gastar mais de R$1.000,00 nessa mudança. Somando tudo, imagine o valor total que dará.

 

Por isso que, mesmo que o preço de um apartamento pequeno mobiliado seja maior, acaba compensando muito se pensarmos nesses outros gastos que teria em outras opções.

Praticidade

O segundo grande benefício de morar em um apartamento pequeno mobiliado, é a praticidade no dia a dia. 

 

Primeiramente, também pela questão de mudança como citamos no tópico acima. Neles, você não terá que se preocupar ou gastar tempo levando todos os seus móveis para o novo apartamento e arrumando tudo em seu devido espaço.

 

Ou ainda, em correr o risco de não caber no espaço e quebrar a cabeça para tentar encaixá-los onde puder. 

 

Em segundo lugar, pela questão da arrumação diária. Limpar um apartamento grande dá muito trabalho, e caso opte por contratar alguém para realizar essa tarefa, com certeza irá gastar bastante dinheiro pelos serviços de um diarista.

 

Em um apartamento pequeno, é muito mais rápido e fácil deixá-lo arrumado. Você pode, em poucas horas em apenas um dia da semana, limpar tudo o que precisa.

Mais fácil de decorar

Por fim, um apartamento pequeno mobiliado é muito mais fácil de decorar e deixá-lo com o seu perfil. Basta usar a criatividade!

 

Vamos usar o clássico exemplo da kitnet, um dos modelos de apartamento mais compactos do mercado. Quem mora nesses imóveis sabe muito bem a importância de aproveitar cada um dos espaços do local, para não desperdiçar nada.

 

Nesse caso, os móveis planejados e feitos sob medida são ainda mais benéficos. Muitos são montados já para que se tornem mais funcionais para o dia a dia do inquilino, cumprindo mais de uma função.

 

A cama baú é um dos maiores exemplos, dispondo de um amplo espaço para guardar cobertores, travesseiros ou outros objetos maiores sem ocupar espaço.

 

Ainda, muitas kitnets não costumam ter paredes para delimitar seus espaços. Por isso, outra opção de decoração muito útil para o dia a dia, é colocar estantes entre os ambientes.

 

Assim, além de ter um espaço para guardar livros ou outros itens de decoração, ainda criará uma sensação de divisão entre a sala, quarto e cozinha. 

 

Quando decorados ainda com espelhos, com certeza seu apartamento trará a sensação de ser maior! Eles são excelentes objetos de decoração para apartamentos pequenos mobiliados.

 

São muitas opções de decoração em um apartamento pequeno mobiliado. Busque por inspirações nas redes sociais e plataformas e, adapte o que encontrar para deixar seu lar com o seu jeito.

Quais os cuidados ao buscar um apartamento pequeno mobiliado?

Um apartamento pequeno mobiliado requer alguns cuidados a mais no momento em que for adquiri-lo. Afinal, antes da assinatura do contrato, é preciso ter certeza de que o imóvel está em perfeitas condições de uso.

 

Confira quais os principais pontos de atenção a serem observados:

Realize uma vistoria

A vistoria é um dos principais pontos que não pode ficar de fora desse processo. 

 

Feita por um profissional preparado, é com ela que será possível ter certeza de que o imóvel está em perfeitas condições de uso. Isso, incluindo todos os móveis que o ambiente contém.

 

Caso contrário, se o inquilino entrar no imóvel e acabar notando um problema posteriormente, terá que arcar com um gasto que não seria de sua responsabilidade. Sem falar em possíveis processos judiciais por conta de desentendimentos.

 

No caso de um apartamento pequeno mobiliado, é imprescindível testar todos os móveis antecipadamente. Veja se estão funcionando normalmente, se possuem algum defeito ou qualquer outra característica.

 

Por isso, descreva tudo isso em um laudo, fotografe e anexe o documento ao contrato. Assim, ambas as partes estarão cientes do estado em que o local foi entregue.

Solicite possíveis reparos

Não tenha receio em solicitar algum reparo no imóvel, caso tenha notado um defeito ou algo a ser melhorado no momento da vistoria.

 

Afinal, é um direito de todo inquilino que todos estejam intactos antes de se mudar. Isso, sendo de total responsabilidade do proprietário.

 

Outra possibilidade é optar por realizar esses reparos você mesmo. Mas, nesse caso, converse antes com o dono do imóvel para que o valor seja abatido posteriormente. 

 

Se for morar de aluguel, como exemplo, o preço gasto pode ser descontado de alguma mensalidade. Tudo pode ser acordado, desde que a decisão seja benéfica para ambos.

 

Fique atento às cláusulas contratuais

A aquisição de um imóvel envolve direitos e deveres a serem cumpridos por todos os envolvidos. Todas essas normas devem ser descritas no contrato, de forma bem clara e sucinta para que não haja dúvidas sobre o que cada um deve seguir e cumprir.

 

Qualquer falta de informação pode ser motivo suficiente para desentendimentos. E ainda, para possíveis processos e danos financeiros.

 

No caso da locação de imóveis, a Lei do Inquilinato é bem clara sobre essas condutas a serem seguidas. Como exemplo, é dever de todo inquilino manter a ordem e bom uso do imóvel durante sua estadia. Assim como devolvê-lo no mesmo estado no qual foi entregue.

 

Por isso, antes de entrar em seu apartamento pequeno mobiliado, esteja ciente dessas regras. E, principalmente, mantenha uma comunicação clara e próxima com o proprietário, sempre visando a resolução pacífica de qualquer problema que possa ter.

Verifique se o proprietário aceita pets

Os bichinhos são excelentes companhias para nosso dia a dia, e não há como negar a alegria imensa que trazem para nossos lares. Mas, fato é que muitos condomínios ainda possuem certas restrições sobre a presença de pets.

 

Em um apartamento pequeno mobiliado, essa regra se torna ainda mais comum. Afinal, por mais que o pet seja calmo e bem treinado, é normal que seus donos tenham uma preocupação a mais para que não danifiquem algum móvel ou objeto.

 

Verifique como o edifício se posiciona sobre a presença dos bichinhos antes de se mudar. Muitas plataformas de locação de imóveis, inclusive, já disponibilizam esse filtro em sua busca por apartamentos. Facilitando ainda mais encontrar um apartamento que receba seu bichinho.

 

Conclusão

Se você está buscando por um imóvel que lhe traga praticidade e economia no dia a dia, então um apartamento pequeno mobiliado pode ser exatamente o que deseja.

 

Por mais que possam ser um pouco mais caros no mercado, o custo-benefício desse modelo de apartamento é enorme. Principalmente, tirando a necessidade de gastar dinheiro comprando móveis e os transportando.

 

Assim como qualquer outro edifício, ele requer alguns cuidados e pontos de atenção a serem observados. Lembre-se de todos os itens que ressaltamos neste texto antes de assinar o contrato, para que não tenha futuros problemas durante sua moradia.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros artigos que temos em nosso blog.