E se disséssemos que entender como funciona a área comum de um condomínio é uma das principais chaves para manter um bom relacionamento com seus vizinhos? Acharia um exagero, ou algo que faz completamente sentido?

 

Uma das características mais avaliadas por todos que buscam um apartamento para alugar, é a área comum do condomínio. Seja por uma piscina enorme para se refrescar no verão, quadras para se divertir jogando futebol, academia para treinar ou o salão de festas para celebrar com nossos amigos ou familiares.

 

Seja qual for o espaço, todos eles possuem suas regras e normas a serem seguidas. Muitos prédios, por exemplo, não permitem a entrada de visitantes na piscina, fato que costuma gerar muitos desentendimentos por aqueles que não seguem tal determinação.

 

Ou ainda, temos o famoso problema de barulho. Todos os apartamentos estabelecem seu horário limite para sons altos. O que também pode causar brigas enormes para quem está dando alguma festa no salão com os vizinhos que moram nos primeiros andares.

 

Quem mora em um prédio sabe que não há como limitarmos nosso dia a dia apenas dentro de nossos lares. Conviver com tantos vizinhos é inevitável, assim como manter uma boa harmonia com todos. 

 

Para isso, é importante seguir e cumprir com todos os seus direitos e deveres. Não apenas dentro do seu apartamento, mas em toda a área comum na qual você terá que dividir com as outras pessoas que moram no local.

 

Então, venha com a gente e confira neste texto tudo o que você precisa saber sobre uma área comum de um condomínio. Veja os tópicos que serão abordados:

 

  • O que seria exatamente a área comum de um edifício?
  • Quais os benefícios da área comum em um prédio?
  • A área comum valoriza o imóvel?
  • Quais as regras básicas da área comum de um prédio?

 

Boa leitura!

O que seria exatamente a área comum de um edifício?

A área comum de um edifício nada mais é do que os espaços que são igualmente divididos entre todos os moradores. Ou seja, nos quais todos possuem direito de utilizar diariamente, claro que seguindo as normas de uso do condomínio.

 

Ao falarmos das áreas comuns, os lugares que muitos imaginam são a piscina, academia, salão de festas, churrasqueira e quadras. Mas, elas também incluem muitos outros que costumam ser esquecidos. Veja uma lista breve:

 

  • Entradas, halls, escadas e corredores de uso ou passagem comum a dois ou mais condôminos;
  • Pátios e jardins anexos ao edifício;
  • Instalações centrais de água, eletricidade, aquecimento, ar condicionado, gás, comunicações e semelhantes;
  • Espaços para depósito para cada apartamento, normalmente localizados juntos à garagem. Nesse caso, cada condômino é responsável por sua manutenção e conservação.

 

Sua principal premissa é a de não individualidade. Em outras palavras, isso significa que nenhuma área comum pode prevalecer o interesse individual de apenas um inquilino. 

 

Pelo contrário: em toda área comum, o interesse coletivo de, pelo menos a maioria dos moradores, deve sempre vir em primeiro lugar. Por isso, já é muito comum que muitos edifícios realizem reuniões periódicas a fim de reforçar as regras sobre o uso desses espaços e, se necessário, rever e atualizar o que precisar.

 

Tipos de área comum de um prédio

Nenhum condomínio é composto apenas da área comum. Existem muitos outros espaços que compõem os edifícios que, também devem ser bem entendidos em relação às suas regras e funcionamentos.

 

A primeira delas é a área privativa, que representa os espaços individuais e exclusivos dos moradores. Ela inclui não apenas nossos apartamentos, como também as vagas das garagens e os depósitos, caso haja no prédio.

 

Como seu nome diz, nenhum outro inquilino deve ter acesso à essa área, claro que apenas mediante consentimento do morador. Ao assinar o contrato de moradia, esses espaços virão delimitados no documento, para que não haja dúvidas sobre seu uso.

 

A segunda delas é a área útil, na qual o morador poderá decorar, mobiliar e transitar. Ela é semelhante à área privativa, mas descartando pilares e paredes. 

 

Em um exemplo básico, ela representa o hall de cada um dos andares de um prédio. Nele, os moradores do andar podem decorar o espaço como acordarem: colocando tapetes, plantas, espelhos, ou outros objetos que desejarem.

 

Por fim, também temos a área total de um condomínio, que soma a área comum e a privativa. Todos esses espaços compõem o dia a dia dos inquilinos de um edifício, o que os tornam extremamente importantes de serem entendidos a fim de que mantenham uma convivência harmônica.

Quais os benefícios da área comum em um prédio?

Não há dúvidas de que a área comum de um condomínio é um dos principais atrativos e decisores no momento de escolher o edifício dos sonhos. Quanto mais espaços e opções tiver, mais farão com que os olhos dos futuros moradores brilhem.

 

Além da enorme comodidade em ter diversas opções de lazer no seu dia a dia, as áreas comuns em um prédio proporcionam inúmeras outras vantagens. Sabe quais?

A área comum otimiza o espaço do apartamento

Você sabia que a área comum pode ajudar até mesmo a otimizar o espaço de um apartamento pequeno? É isso mesmo!

 

Vamos pegar como exemplo imóveis clássicos e que vêm ganhando grande popularidade no mercado, como as kitnets. Eles são modelos de apartamentos pequenos e bem compactos que, muitas vezes, acabam não dispondo de espaço para lavanderia, por exemplo.

 

Por isso, muitos imóveis já estão sendo construídos hoje em dia para sanar esse problema que, muitos inquilinos viam como uma desvantagem. Você pode encontrar diversos edifícios com espaços de lavanderia para uso conjunto dos moradores, cujo valor já está incluso no condomínio!

 

E isso é só um dos grandes exemplos que temos hoje no mercado. O que não faltam são imóveis com espaços de coworking com mesas, sofás, salas de reunião, até mesmo cozinhas para serem divididos entre os moradores.

 

Assim, mesmo que seu apartamento seja menor, essas áreas em comum ajudarão a otimizar o espaço. Isso, sem que você sinta falta desses utensílios e ambientes para o seu dia a dia.

Com a área comum, você terá uma melhor qualidade de vida

Ninguém pode viver apenas focado no seu trabalho ou outras responsabilidades. Todos nós temos que conciliar nossas rotinas com momentos de descanso e lazer, evitando um cansaço extremo ou outros problemas sérios de saúde que podem ser desenvolvidos.

 

Esses problemas podem ser incrivelmente sanados com a área comum de um edifício. Seja se bronzeando na piscina, relaxando em um espaço arborizado sentindo a brisa do vento, ou simplesmente jogando futebol nas quadras com seus vizinhos.

 

Todos esses espaços proporcionam momentos importantes de relaxamento para nosso dia a dia. Principalmente, para famílias com crianças que, com certeza, terão muita energia para gastar brincando nesses ambientes.

Tenha mais praticidade no dia a dia 

A área comum também pode contribuir para uma maior praticidade no seu dia a dia. Um dos maiores exemplos disso está na própria academia.

 

Muitas pessoas incorporam o exercício físico como uma prática indispensável para sua rotina. Mas, nem sempre é fácil encaixá-la no meio do trabalho, cuidados com a casa e outras responsabilidades.

 

Ao invés de ter que se locomover para se exercitar, muitos condomínios facilitam essa atividade no próprio prédio. Diversos edifícios já contém espaços extremamente completos de academia, com muitos aparelhos que garantem uma diversidade de treinos para manter uma boa saúde.

 

Além disso, muitos contam também com aulas conjuntas na academia. Desde por meio de um personal trainer, até aulas de dança, lutas, e muitas outras que também incentivam a socialização entre os moradores.

 

Já na parte de alimentação, uma das novidades que também vem ganhando espaço em cada vez mais prédios, são os mercados e hortas conjuntas. Hoje, muitos inquilinos não precisam mais ir até o mercado para realizar compras básicas ou de última hora.

 

Ao invés, diversos edifícios já contam com pequenos mercados com os principais produtos que podem ser úteis no nosso dia a dia. Essa é uma excelente vantagem, principalmente para quem tem filhos em casa e nem sempre conseguem deixá-los com alguém para realizar tais tarefas.

Maior socialização com os vizinhos, amigos e familiares

O ser humano é, por si só, sociável. Inclusive, sentimos claramente essa necessidade durante o isolamento social, na qual nossa convivência com amigos, familiares e, até mesmo vizinhos, foi seriamente prejudicada.

 

Nesse sentido, nada melhor do que socializar com todos que moram no mesmo prédio, do que se divertindo nas áreas comuns do local. 

 

Seja para quem mora sozinho, casais ou famílias com muitos filhos. A diversão é garantida, uma vez que o que não faltam são opções para se distrair, jogar conversa fora e descansar um pouco da agitação da semana.

Tenha segurança 

Por fim, todos os moradores podem ficar tranquilos em aproveitar a área comum do condomínio com segurança.

 

Primeiramente, pois hoje a grande maioria dos prédios contém diversos sistemas de proteção e vigilância contra invasões. Fora os próprios seguranças e porteiros que, realizam turnos que contemplem as 24h do dia sem deixar uma lacuna desprotegida.

 

Além disso, está a própria comodidade em poder aproveitar tantas opções de lazer, sem ter que sair de casa e se locomover até outro lugar. Você poderá descansar e relaxar apenas descendo de seu apartamento, a poucos passos de sua casa.

 

Assim, terá uma maior segurança ao conhecer de fato o ambiente no qual você está, junto com as pessoas que frequentam o local. Sem ter que dividir com desconhecidos ou outros com quem não possui familiaridade.

 

Para famílias que possuem crianças, esse é um dos principais benefícios e características que um condomínio deve ter. Dessa forma, não precisará se preocupar com a segurança dos pequenos, sabendo que estarão em um ambiente monitorado e protegido 24 horas por dia.

A área comum valoriza o imóvel?

Com toda certeza. Por mais que muitos ainda não deem o devido valor,  manter a área comum em ordem e limpa pode fazer toda a diferença para bater o martelo da decisão de comprar o imóvel.

 

A lógica por trás desse conceito é simples, e vale para qualquer empreendimento na verdade. Quanto mais opções de serviços, lazer e entretenimento um edifício tiver, maior será seu valor e destaque no mercado.

 

Afinal, manter uma área comum funcionando em perfeito estado, não é uma tarefa fácil. É preciso colaboração de todos os envolvidos, não apenas do síndico, segurança ou outras pessoas no comando do condomínio.

 

Os próprios moradores também são responsáveis por agir em conjunto para que nenhuma das áreas comuns do prédio seja danificada para uso coletivo. Isso, por pequenas ações como não deixar lixo no chão, objetos espalhados pelo local, manter as paredes pintadas e limpas, e muitas outras.

 

Inclusive, esse é um dos principais motivos pelos quais cada vez mais imóveis estão investindo constantemente em aprimorar suas áreas comuns. Seja por meio de pequenas reformas ou, em uma tendência que vem crescendo nos últimos anos, o retrofit.

Retrofit da área comum

O retrofit é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço em diversos edifícios. Ele representa uma grande reciclagem feita no prédio inteiro, inicialmente voltada para aqueles mais antigos que foram abandonados, a fim de recuperá-los e revitalizá-los.

 

Com o objetivo de trazer um estilo de vida mais sustentável para os moradores, o retrofit pode ser aplicado e reinventado para uma série de itens em todo o edifício. Tanto no modo de operação do local como, por exemplo, utilizando painéis solares a fim de economizar mais energia, quanto na própria área comum.

 

Essa mudança pode ser feita em qualquer ambiente, das formas mais criativas e simples possíveis. Em um salão de festas, como exemplo, é possível eliminar as paredes do local para que tenha uma sensação de amplitude no ambiente. Isso diminuirá a necessidade de uso de lâmpadas, dando lugar à luz natural.

 

Além disso, também temos os famosos espaços verdes dos condomínios. Ambientes com plantas diversas e bancos para relaxar em um dia ensolarado, o que também traz uma importante qualidade de vida para os moradores.

 

A partir de um diagnóstico geral das reformas que precisam ser feitas no condomínio, é possível orientar o projeto com foco em um estilo de vida completamente diferente. Utilizando o retrofit, nesse caso, à favor dos condôminos na construção de uma área comum moderna e completa para seu lazer.

Quais as regras básicas da área comum de um prédio?

Todo condomínio possui suas regras e normas a serem seguidas para uma boa convivência. E, elas também abrangem a área comum a fim de mantê-la limpa em ordem para o uso coletivo de todos os moradores.

 

Essas regras não são necessariamente iguais para todos os prédios, uma vez que irão depender de cada administração. Mesmo assim, é possível analisar um certo consenso entre algumas dessas normas.

 

Como exemplo, muitas administradoras de condomínio hoje solicitam que os moradores agendem o uso do salão de festas ou academia diretamente pelo aplicativo da empresa. O que facilita ter um maior controle sobre o uso do local.

 

Ainda, os horários permitidos para uso das áreas comuns também costumam ser parecidas. Normalmente, estão disponíveis das 09h até às 22h, como regra geral para todos os ambientes.

 

Em questão do barulho, a grande maioria dos edifícios também limita os sons altos para esse período de tempo. Isso, para que ninguém seja incomodado com barulhos logo cedo ou quando já estiver tarde.

Quais as penalidades em caso de descumprimento das regras da área comum?

Caso algum morador não cumpra com seus deveres e regras sobre a área comum, definitivamente ele sofrerá algum tipo de penalidade prevista no contrato de moradia do prédio.

 

Normalmente, o síndico terá uma conversa com o inquilino sobre o ocorrido, a fim de explicar o motivo pelo qual receberá uma multa ou qualquer outro tipo de sanção.

 

Seu valor também irá variar conforme cada caso. Principalmente, se o descumprimento permanecer ocorrendo, o que irá aumentar o preço a ser pago pelo morador.

Conclusão

É impossível visitar um condomínio e não acabar se atraindo por sua área comum. Principalmente, quando possui diversos espaços limpos e completos para o lazer.

 

Afinal, é o sonho de muitos ter à disposição uma piscina para tomar sol e nadar sem ter que se locomover até um clube. Ou, uma academia de ginástica a poucos passos de nosso apartamento, sem precisar pagar uma outra mensalidade para usufruir de tais serviços.

 

Manter uma área comum em ordem é dever de todos que habitam o lugar. Assim, qualquer um poderá usufruir de tais ambientes, sem prejuízos. Por isso, é indispensável buscar conhecer as regras sobre esses espaços no edifício para garantir que permaneçam funcionando normalmente.

 

Se você gostou deste texto, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Dê uma olhada também em nosso blog e confira nossos outros artigos sobre a locação de imóveis.