Você sabia que morar próximo a área verde pode melhorar sua qualidade de vida, beneficiar sua saúde de forma geral e ainda melhorar até seu relacionamento? Pois é! 

Estudos da Universidade de Exeter indicam que morar próximo a áreas verdes pode ter um efeito positivo mais duradouro na vida de uma pessoa, do que certos benefícios financeiros como a melhoria do salário, por exemplo.  

Isso porque certas conquistas – principalmente materiais –, na vida de alguém, nem sempre mantém os níveis de bem estar tão elevados. Contudo, frequentar espaços verdes ou viver próximo a eles pode garantir esses benefícios a longo prazo, conforme o estudo.  

E como isso pode ser benéfico até para ajudar a manter um casamento harmonioso? Simples. Os pesquisadores observaram que casais que vivem próximo a áreas verdes tendem a viver menos estressados. O que ajuda a manter as pessoas mais equilibradas, evitando tomadas de decisões impulsivas e agressivas, por exemplo.  Legal, né? 

Um outro estudo, do departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), constatou que pessoas que vivem próximo a parques são mais propensas à realização de atividades físicas.  

Aspectos positivos de parques com área verde

São vários os aspectos positivos relacionados a esses espaços, conforme a pesquisa. Os parques, como reduzem a poluição ambiental, bem como acústica de forma geral, acabam sendo ambientes extremamente agradáveis de se frequentar.  

Com a presença constante de outras pessoas praticando atividades, a chance de você também querer praticar, é bem maior. Além disso, a pesquisa observou que as pessoas preferem a realização de exercícios físicos em ambientes arborizados, que geram um interesse a mais nas pessoas, do que simples espaços vazios para a prática de atividades.  

Além disso, é claro, existem vários benefícios que a preservação de áreas verdes garante para o meio ambiente, como manutenção da flora nativa, preservação e garantia do habitat natural dos animais, melhoria da estrutura do solo na região e controle da temperatura, garantindo conforto térmico nas regiões de mata preservada.  

Grandes parques com área verde são a saída em grandes metrópoles 

Contudo, morar em grandes cidades às vezes impede que as pessoas vivam próximo à natureza. Em São Paulo, a maior cidade da América Latina, a urbanização dos espaços é impressionante.  

Para se ter uma ideia, segundo a Emporis Buildings, empresa alemã que realiza diversas pesquisas sobre construções ao redor do mundo, São Paulo está entre as cinco cidades do mundo com a maior quantidade de edifícios construídos: são quase 10 mil.  

Contudo, a cidade oferece incríveis espaços com muita área verde disponível em diversas zonas da cidade que oferecem espaços para lazer, prática de exercícios e até culturais para todas as idades

Observando a avaliação dos frequentadores, tamanho do espaço, bem como atrativos oferecidos, trouxemos a lista abaixo com os cinco melhores parques com área verde na cidade de São Paulo. Para informações sobre o horário de funcionamento basta acessar o site da prefeitura da cidade.  

1. Parque do Ibirapuera 

Esse parque certamente é o mais famoso de São Paulo e possui uma área superior a 1,5 milhão metros quadrados, sendo um dos mais visitados de toda a América Latina, chegando a receber até 150 mil pessoas por final de semana.  

Possui ciclovias, playgrounds, pista de cooper, quadras poliesportivas... E as atividades de lazer e culturais não ficam restritas aos espaços “fitness”. Há restaurantes, lanchonetes e espaços culturais como o Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil e Museu de Arte Contemporânea, o Planetário Prof. Aristóteles Orsini, além de eventos periódicos.  

Além disso, tem áreas destinadas ao ensino, proteção da biodiversidade e tudo isso assinado pelo incrível arquiteto Oscar Niemeyer. 

O Parque do Ibirapuera está localizado na zona sul de São Paulo. A poucos quilômetros do centro e do aeroporto de Congonhas.

2. Parque Villa Lobos 

Vale um destaque aqui sobre como é possível renovar espaços a favor do bem estar da população. Até a década de 1980, era um depósito de lixo, entulho e área de despejo.  

Localizado na Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, no Alto de Pinheiros, o espaço foi recuperado e hoje possui cerca de 700 mil metros quadrados com espaço para as crianças, quadras poliesportivas, pista para corrida, playgrounds, bosques, orquidário, bebedouros espalhados por diversos pontos e até uma biblioteca.  

Tem ciclovias por praticamente todo o parque, garantindo muitas opções para quem gosta de andar de bicicleta. O local também tem uma área pet com alguns brinquedos para cães. Por conta do ambiente tranquilo e seguro, o parque acaba agradando a todas as gerações, dos mais jovens aos mais velhos.

3. Parque da Água Branca 

Este parque fica na Barra Funda e conta com um espaço que para muitos é como se fosse um pedacinho do campo dentro da cidade.  

Foi criado em 1929 e recebia inicialmente exposições e provas zootécnicas, onde havia a indústria de Produção Animal. Em 1980 foi adquirido pelo estado e em 1996 tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico. 

Em quase 140 mil metros quadrados, o espaço oferece muitas atividades, principalmente para as crianças. Tem parquinhos, lagos, hipica, carrossel e pula-pula.  

Excelente espaço de integração social, com áreas de convivência, esporte, dança e atividades em grupo. Um dos grandes atrativos é o Aquário do Instituto de Pesca, a Casa do Caboclo, o Museu Geológico, um espaço de leitura e uma brinquedoteca.  

Além disso, uma grande curiosidade é que há diversos bichos vivendo livres por todo o parque, como pavão e outras aves. As crianças adoram! 

4. Parque ecológico do Tietê 

É um lugar gigantesco, com 14 milhões de metros quadrados, então uma dica boa é alugar uma bicicleta para aproveitar melhor esse espaço todo. Foi inaugurado em 1982 com o objetivo de preservar a fauna e flora da várzea do rio Tietê. Atualmente, proporciona uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer.  

Recebe mais 330 mil visitas mensais e além disso, alguns dos principais atrativos são o Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, biblioteca e Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2 mil animais apreendidos ou doados.  

Passa por vários bairros da cidade e tem atividades de ecoturismo, como arvorismo, tirolesa e outros.  

5. Parque da Independência 

Este é para quem gosta de história e também de natureza, porque é um marco histórico nacional. Foi por lá, junto ao Riacho do Ipiranga, que D. Pedro I declarou a independência do Brasil em 1822. 

Possui mais de 160 metros quadrados com praça para eventos, estacionamento, pista de cooper, aparelhos de ginástica, playground, espaço para  andar de skate e praticar outros esportes radicais, área de estar, sanitários, chafariz com fonte, bem como cascata. Abriga a Casa do Grito (SMC), o Monumento da Independência e Cripta Imperial, o Museu Paulista (conhecido popularmente como Museu do Ipiranga, administrado pela USP) e, nos limites do parque, o Museu de Zoologia (USP).

Gostou deste artigo sobre os melhores parques com áreas verdes na cidade de São Paulo? Então, acesse o blog Citas.com.br e fique por dentro de várias dicas sobre alimentação, lazer, saúde, diversão, comportamento, esporte e muito mais sobre a capital paulista!