A bicicleta é um dos meios de transporte mais utilizados em todo o mundo. Além da praticidade, andar de bicicleta oferece uma série de benefícios que podem ir desde a relação custo-benefício, passando pela saúde, até para o meio ambiente.

A maneira como conhecemos esse meio de transporte hoje foi sendo definida aos poucos, invenção após invenção, tendo iniciado esse processo ainda no século XVIII.

No início, a bicicleta não era tão prática e custava muito, mas, aos poucos, com novas descobertas e uso de diversos materiais, esse veículo se popularizou, passando a existir uma variedade de estilos de bicicletas, como as urbanas, as speed e as mountain bikes.

Hoje as bicicletas são utilizadas em todos os continentes e, independente da sua finalidade, por pessoas de todas as classes sociais. A principal finalidade é como forma de transporte de um lugar para outro.

Em países com muita pobreza, as bicicletas são os veículos acessíveis para grande parte da população. Contudo, seu uso para essa finalidade também tem se tornado popular em países de primeiro mundo.

Essa tendência vem acontecendo por uma série de motivos provocados justamente pelos benefícios da bicicleta, como fugir do trânsito, da lotação do transporte público, economizar e adotar hábitos de vida mais saudáveis.

Veja os benefícios de andar de bicicleta:

Meio ambiente

A bicicleta é o meio de transporte que menos polui. Diferente dos automóveis que emitem dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera e contribuem para o problema do aquecimento global, por exemplo, ela não emite nenhum tipo de poluente.

Conforme as pesquisas sobre a situação climática na Terra têm tido resultados alarmantes, parte da população tem se sensibilizado com o tema e procurado contribuir para tentar amenizar os impactos da poluição no planeta.

Economia

Outro benefício que chama a atenção é a economia. Além da bicicleta ser mais barata que outros veículos, elas não precisam de combustível para funcionar, o que, na atual conjuntura, com os preços dos combustíveis subindo cada vez mais, é um grande atrativo.

O que acaba também beneficiando o meio ambiente, pois é a queima de combustível que causa a emissão de CO2 para a atmosfera.

Na bicicleta também não são exigidos impostos como, por exemplo, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e o Danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), que são exigidos anualmente para proprietários de automóveis.

Sem congestionamentos

Estudos apontam que os congestionamentos diminuem a saúde física e mental dos motoristas. Essas situações provocam estresse, além do cansaço pela espera, que muitas vezes pode ser longa, e os movimentos repetitivos enquanto guia o veículo.

É um problema que afeta muitas pessoas, segundo o resultado de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O levantamento revelou que quase metade, 43,5%, dos motoristas enfrentam congestionamentos todos os dias no Brasil.

Enquanto passam por esses congestionamentos, esses brasileiros perdem tempo em que poderiam estar com a família e/ou praticando alguma atividade de lazer, o que, conforme especialistas, afeta a saúde deles.

Hábito saudável

E por falar em saúde, outro grande benefício da bicicleta é que pedalar é considerado um hábito saudável. Por isso, esse veículo é usado não somente como meio de transporte, mas também como uma forma de lazer e/ou atividade física, que pode ser ser realizada em ciclovias, parques e em qualquer espaço que possibilite a sua prática.

Como forma de lazer, andar de bicicleta proporciona benefícios psicológicos, cognitivos e de funcionamento social. Estudos indicam que a prática proporciona menor risco de depressão, angústia e estresse.

Além disso, a atividade propicia melhor tempo de reação, atenção, coordenação e precisão durante as tarefas diárias. Pedalar também favorece as interações sociais.

Uma pesquisa da Universidade Yale, dos Estados Unidos, apontou o ciclismo como a segunda atividade física com maior associação de redução de carga mental.

Segundo o estudo, as pessoas que praticaram exercício passaram 43,2% dos dias com a saúde mental menos fragilizada do que aquelas que não se exercitavam.

Andar de bicicleta também faz com que o organismo libere endorfinas e serotoninas, hormônios que causam sensação de prazer e ajudam no combate à depressão, ansiedade e estresse.

Benefícios para o corpo ao andar de bicicleta

Pedalar acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo queime calorias mais rapidamente, por exemplo. Isso também faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam eliminadas com maior agilidade pelo organismo.

Essa aceleração no metabolismo também é benéfica para o intestino, que passa a funcionar melhor.

A prática também é um exercício de respiração, pois ao pedalar é preciso de mais oxigênio, resultando em mais força nos pulmões. O ciclismo também proporciona ganho de força e tônus muscular, principalmente nas pernas.

Juntos, ganho de força e fôlego, resultam em maior resistência física, que é favorável não só para continuar a prática do ciclismo, como também para outras atividades do dia a dia.

Andar de bicicleta regularmente contribui para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e reduz o risco de complicações cardiovasculares.

Isso porque enquanto se pedala há maior rapidez na contração e relaxamento de veias e artérias, algo que ajuda a baixar a pressão arterial, por exemplo.

A melhor circulação de sangue proporcionada pelo ciclismo também contribui para reduzir os efeitos do envelhecimento na pele.

Isso acontece devido à eliminação de mais toxinas do corpo. Dentre essas toxinas estão as que provocam a oxidação de tecidos e causam aparência envelhecida na pele.

O ciclismo é considerado um exercício de baixo impacto, com pouca possibilidade de quedas e fraturas, e ideal para prevenir osteoartrite e osteoporose.

A prática regular do exercício deixa corpo e mente mais relaxados, promovendo noites de sono melhores e, consequentemente, uma vida mais saudável e equilibrada.

Começando a pedalar

Recomenda-se que os iniciantes procurem orientações antes de começarem a pedalar. Existem especificidades que podem dificultar a experiência a princípio, por isso é bom buscar boas informações.

Algumas dicas de especialistas, por exemplo, são sobre o tamanho da bicicleta, os equipamentos de segurança (capacete e luvas) e trajes e óculos com proteção contra raios ultravioleta (UV), para quem vai praticar durante o dia.

Os profissionais também recomendam aos iniciantes que não se preocupem com os quilômetros a percorrer e que a simples inclusão do hábito na rotina e a consistência na prática é o primeiro passo para o começo de uma boa relação com o ciclismo.

Gostou desse artigo e quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então, clique aqui! falamos sobre alimentação, coliving, opções de lazer em São Paulo e muito mais.