O certificado EDGE começa a ganhar espaço no mercado Brasileiro e hoje já é possivel alugar e morar em um prédio sustentável gastando pouco!

Conheça as unidades Certificadas EDGE da Citas!

Com toda preocupação sobre o desenvolvimento sustentável, a tecnologia já se provou um aliado na hora de criar novos meios de viver.

O aplicativo EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) oferece toda a base necessária para que se projetem estruturas sustentáveis.

O EDGE é uma iniciativa da IFC (International Finance Corporation) que promove o desenvolvimento econômico ao estimular o crescimento do setor privado.

Você quer saber sobre os prédios com certificado EDGE e a relação do EDGE com o ESG? É só ler o conteúdo que preparamos para você até o final.

O que é o Certificado EDGE?

Presente em mais de 170 países, o aplicativo EDGE oferece toda a estrutura necessária para a certificação de edifícios sustentáveis.

A IFC criou o aplicativo EDGE como forma de criar uma solução confiável para a criação de estruturas sustentáveis dentro de moradias com custo mais acessível. O mercado imobiliário já trabalhava com outras certificações, como LEED, mas elas eram muito voltadas para prédios de alto padrão, em geral corporativos. Dessa forma, o EDGE veio para incentivar todo um novo tipo de mercado: o mercado das moradias sustentáveis.

Com a inovação do EDGE, a IFC oferece aos líderes no mercado da construção civil oportunidades de obter vantagem ao criar estruturas sustentáveis.

Com o avanço da tecnologia na área da construção civil e a utilização do EDGE, todas as construções poderão ser sustentáveis. O EDGE possibilita que prédios públicos até complexos de apartamentos sejam projetados e tenham utilização sustentável.

O EDGE funciona com um sistema baseado em nuvem, que é utilizado para calcular os custos e quais as melhores formas de criar uma estrutura sustentável. O mecanismo utiliza um avançado estudo de climas e custos baseados nos vários países em que o aplicativo está disponível.

A iniciativa EDGE está em constante crescimento desde a sua criação em 2014. Inicialmente a iniciativa foi financiada pela SECO (Secretaria de Estado de Assuntos Econômicos da Suíça) e atualmente recebe financiamento do governo do Reino Unido.

Outros países que ajudam a financiar a iniciativa EDGE são: Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Hungria e Japão.

Além disso, uma rede global de especialistas em questões ambientais como o GEF (Global Environment Facility) e o ESMAP (Energy Sector Management Assistance Program) também participam como financiadores da iniciativa.

Membro do Grupo Banco Mundial, a IFC tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico nos países em desenvolvimento.

Por meio da iniciativa privada, a missão da IFC é criar empregos e melhorar o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.

Moradias sustentáveis EDGE

Para que um edifício siga os padrões EDGE é preciso ir além da arquitetura sustentável, é necessário apresentar padrões mínimos de eficiência:

  • Gastos em energia sejam no mínimo 20% menores; 
  • Consumo de  água seja no mínimo 20% menor; 
  • Gastos em materiais sejam no mínimo 20% menores.

Para atingir o padrão EDGE, a sua construção deve ter no mínimo um gasto de 20% menor em relação a uma construção comum.

Por gastos de materiais não significa o custo desses materiais, mas sim a energia e os recursos utilizados para a fabricação desses materiais. 

Por exemplo, o seu projeto terá uma porcentagem muito maior na questão dos materiais se forem utilizados materiais sustentáveis.

No aplicativo, todas as opções disponíveis para reduzir os gastos são fruto de um estudo e de uma análise profunda das características de cada país.

Dessa forma, é feito todo um cálculo para facilitar a viabilização da obra e dos custos para a realização. Com o EDGE é possível até mesmo conhecer qual o tempo necessário para que a sua obra tenha o retorno do investimento.

O EDGE funciona tanto para edifícios comerciais e públicos como para casas e prédios residenciais. Com essa evolução, morar ou trabalhar em edifícios sustentáveis será uma realidade para cada vez mais pessoas.

Com os avanços da tecnologia na área da construção civil, é preciso encontrar novas formas de se construir de forma sustentável. O EDGE é uma ferramenta preciosa para permitir que a sustentabilidade se torne acessível.

Viver e até mesmo trabalhar em ambientes sustentáveis vai se tornar não só uma tendência, mas uma necessidade. E é nesse cenário que o EDGE se torna um meio de permitir que essa transição seja feita da melhor forma possível.

O que é o ESG e qual a relação com o Certificado EDGE?

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) é utilizada para se referir às empresas que aplicam as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. 

Com a criação do ESG, a sustentabilidade e a rentabilidade deixaram de ser pensadas de forma separada.

De forma resumida, o ESG possui uma série de critérios para auxiliar os investidores e os gestores dos fundos de investimento na escolha de ativos. Mas como mencionado acima, a rentabilidade e a sustentabilidade se tornaram essenciais.

Os critérios utilizados no ESG e que fazem parte da sigla são:

  • Ambiental: nessa área entram todos os aspectos relacionados ao meio ambiente, como sustentabilidade, preservação do meio ambiente, redução das emissões de CO2, utilização dos recursos naturais e etc.
  • Social: na área social são discutidos fatores como segurança do trabalho, a saúde e bem estar dos colaboradores, além de programas de inclusão e diversidade.
  • Governança: é a área responsável pela prestação de contas com transparência, além dos esforços para combater a corrupção e priorizar a ética dentro das empresas.

O ESG tem se tornado destaque no mercado financeiro e as empresas que praticam esses critérios tem se tornado referência no mercado mundial.

Como a construção civil gera um grande impacto no meio ambiente, o ESG surge como uma boa influência para os investidores. Com as crescentes mudanças e evoluções na área da construção civil, é preciso que os profissionais da área evoluam para acompanhar as tendências do mercado.

Seguindo os critérios ESG nas empresas da área da construção civil corresponde a criação de estruturas mais sustentáveis. Para criar essas estruturas sustentáveis o EDGE funciona como um forte aliado na hora de conseguir a certificação ambiental.

Com essa certificação ambiental e a utilização do aplicativo EDGE o processo de planejamento de uma estrutura sustentável se torna mais prático.

Dessa forma, utilizar os critérios ESG em conjunto com a inovação proposta pelo EDGE vai permitir que o futuro da construção civil seja sustentável.

Se você gostou deste artigo, dê uma olhada no nosso blog e confira nossos outros textos