Sabia que a cerveja é hoje considerada a terceira bebida mais consumida no mundo e que o Brasil é o terceiro mercado consumidor da bebida no mundo? Pois é. Atrás apenas da água e do café, a cerveja é muito popular no mundo todo.  

Consumo no Brasil aumentou na pandemia 

E o consumo no Brasil durante a pandemia em 2020 foi o maior dos últimos seis anos, atrás apenas de 2014, quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol.  

Um levantamento inédito feito pela Euromonitor indicou que, no ano de 2020, o volume de vendas de cerveja no Brasil atingiu 13,3 bilhões de litros.  

E a projeção é de aumento para 2021, podendo atingir 13,67 bilhões de litros vendidos.  

O levantamento indicou que, além de as pessoas terem bebido mais – em relação ao ano anterior – mais gente passou a consumir a bebida.  

Isso porque em termos de consumo por adulto, a média anual no Brasil subiu em 2020 para 62,6 litros, em comparação com 59,9 litros por cada brasileiro em 2019.  

Ainda assim, a quantidade ficou distante do patamar de 2015 (em que a média de consumo foi de 65 litros ao ano por adulto). 

O mundo bebeu menos, mas o Brasil bebeu mais 

E você pode estar pensando que esse aumento é uma tendência mundial, mas não é. Na média global, na verdade, a bebida teve queda nas vendas de cerca de 12%.  

Para se ter uma ideia, ainda conforme a Euromonitor, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cerveja em todo o mundo, perdendo só para a China e para os Estados Unidos.  

Contudo, os Estados Unidos registraram uma queda de 3,4% nas vendas em 2020, no total de volume comercializado. Já na China, o volume de vendas foi 7% menor que no ano de 2019, conforme o levantamento.  

Curioso, né? Bom, a pesquisa avaliou que devido ao alto nível de estresse vivido pelos brasileiros durante a pandemia do coronavírus, o consumo foi uma forma de aliviar a tensão e a ansiedade durante os meses de pico da Covid-19.  

Bebida pode ter sido criada acidentalmente 

Há diversas teorias para o surgimento da cerveja, já que há cerca de 9 mil anos a.C., os homens passaram a viver em locais fixos, deixando de ser nômades, e passaram a plantar cereais para se alimentar.  

Foi na Mesopotâmia, com os Sumérios, cerca de 5 mil anos depois, que surgiu o primeiro registro da bebida. Entalhada em uma pedra, é possível ver uma imagem de uma deusa recebendo um pouco de cerveja.  

A teoria da criação acidental, conforme os historiadores, é possível já que os povos na verdade usavam cereais para se alimentar. Mal armazenados e mal acondicionados, estes grãos (como cevada e malte) podem ter umedecido e fermentado, despertando o interesse das pessoas.  

Com o passar do tempo, depois de entender o processo de fermentação desses cereais, os povos foram desenvolvendo técnicas e diferentes combinações de preparo, para produzir diferentes tipos de cerveja.  

No Egito e na Roma Antiga, conforme os historiadores, os povos já consumiam uma cerveja muito semelhante à que é consumida hoje: à base de água, malte, lúpulo e cevada.  

Acredita-se que a bebida recebeu o nome de “cerevisia”, em homenagem à deusa romana Ceres, associada à fertilidade (principalmente da agricultura, plantas e grãos diversos). O nome dessa deusa também deu origem à palavra “cereais”.  

Cervejaria artesanal no Centro de SP

Bom, isso foi só pra você conhecer um pouco da história dessa bebida tão apreciada por todos nós. Mas vamos ao que interessa, né? Conheça abaixo algumas das melhores cervejarias do Centro de São Paulo: 

Cervejaria Central em SP

Um barzinho descolado que produz a própria cerveja em Santa Cecília, essa é a proposta da Cervejaria Central, fundada em 2017 e que já é destaque entre os apreciadores da bebida na cidade.  

Conforme os fundadores, foi idealizado para unir comida com raízes na cultura brasileira e cerveja artesanal com preços acessíveis, produzidas em uma pequena fábrica nos fundos do bar.  

A Central diz que acredita na união da comunidade por meio da cerveja artesanal e além disso, apoia isso através do relacionamento com pequenos fornecedores e da parceria com diversos artistas que vivem em Santa Cecília.  

Senhora cerveja 

Com uma infinidade de rótulos de cerveja nacionais e importadas, a Senhora Cerveja fica localizada no bairro da Liberdade, no Centro da capital paulista.  

Muito bem avaliada nas redes sociais pelos frequentadores, oferece opções de cerveja, hidromel e até licores e cachaça.  

O lugar é para apreciadores da bebida de verdade e tem até camisetas e canecas temáticas disponíveis.  

Neo Cerveja: Cervejaria em SP

Esse lugar é e não é uma cervejaria. Como assim? Calma, vamos explicar. Localizado na Sé e fundado por um apaixonado por cerveja, a proposta é tornar acessível a produção da sua própria cerveja em casa.  

Eles oferecem kits para produção de 2, 4 e até 12 litros de cerveja e você pode escolher entre quatro diferentes “receitas”: american ipa, brazilian pale ale, german tipo weiss e um combo com todas as opções anteriores.  

Pra quem realmente aprecia a bebida, então essa pode ser uma experiência única. Quem já fez, garante: não é tão complicado e o resultado final compensa.  

Bar do Urso (Cervejaria Colorado) 

Esse bar é o melhor ponto de degustação da cerveja que já é conhecida em todo o país, a cerveja Colorado, que existe desde 1996 e possui diversos rótulos, com os mais diferentes tipos de cerveja.  

A cervejaria abriu as portas não com cervejas, mas com oito chopes diferentes, com alto teor alcoólico, lupulados, não filtrados e com ingredientes brasileiros. Dez anos depois, passou a produzir cervejas engarrafadas.  

Hoje, há pelo menos uma dezena de “Bares do Urso” por São Paulo. Um deles está localizado na Sé, no Centro Histórico da capital paulista.  

Cervejaria Dogma  

Esta cervejaria fica na Santa Cecília e foi feita em 2015 depois que três amigos, que já tinham suas próprias marcas de cerveja, decidiram se unir.  

Não dá pra ir nesse lugar só uma vez, porque é impossível conhecer tudo em uma única visita: são mais de 280 rótulos feitos. O diferencial é a produção de receitas ousadas e com muita personalidade.  

Possuem diversas premiações, incluindo a de melhor cervejaria brasileira, pelo RateBeer, um dos maiores sites do mundo em avaliação de cerveja. 

Além disso, em 2018, a revista Prazeres da Mesa indicou o bar que está localizado no bairro de Santa Cecília como um dos três melhores lugares para tomar chope na cidade de São Paulo.  

Porão da cerveja  - Cervejaria em SP

O Porão da Cerveja é um lugar muito bem avaliado pelos frequentadores principalmente por unir o melhor de dois mundos: música e cerveja.  

Promete oferecer muitas opções de excelentes  cervejas artesanais, cafés especiais, arte e  música abaixo do nível da rua. 

Fica em um “porão”, digamos, na Santa Cecília, e tem bandas de jazz e vários outros estilos de artistas da região tocando vários dias da semana por lá.  

Além, é claro, de vários rótulos de cervejas artesanais.  

Tap Tap  - Cervejaria em SP

Tem a proposta de oferecer uma curadoria extremamente cuidadosa dos melhores rótulos de cerveja artesanal do país. 

O bar fica localizado na Consolação e promete ser um lugar de encontro e degustação de cervejas especiais e pratos rápidos.  

O lugar tem um cardápio simples, mas com pratos muito bem avaliados. O foco, realmente, são as ótimas cervejas.  

Rock & Burguer 

Com mais de 120 opções de cervejas artesanais disponíveis, o lugar tem sempre um bom rock tocando, muitas opções de hambúrgueres e além disso, um clima super descolado.  

Localizado na República, o espaço é um dos preferidos dos apreciadores de cerveja artesanal diferenciada.  

Cerveja a granel  

Localizada na Santa Cecília, essa cervejaria é parada obrigatória para quem curte uma cerveja artesanal de verdade. Eles produzem suas próprias cervejas com ingredientes que deixam qualquer um curioso.  

Cacau, coco, amora, mirtilo, framboesa... Vale a pena provar.  

Cervejaria em SP: Caxiri Chopp  

Esse tem boas recomendações pelo bom preço e além disso, pelas boas opções de cervejas e chopps artesanais disponíveis. Fica em Santa Cecília e oferece dezenas de opções de chopps e cervejas bem diferentes.  

O ambiente é simples, mas muito convidativo pra um happy hour tomando uma cerveja.  

Bar Léo  

Um dos mais tradicionais da capital paulista, existem dois em São Paulo, um deles no bairro da República.  

Inaugurado o primeiro em 1940,este bar ficou conhecido pelo diferenciado e saboroso chopp que é considerado um dos melhores da capital, isto é, segundo os próprios frequentadores.  

A bebida chega à mesa dos clientes a 0º C, acompanhado por um colarinho cremoso com precisos três dedos de espessura. O cardápio oferece diversos petiscos, considerados bem servidos e generosos.  

O saudoso jornalista David Zing, já considerou um dos melhores bares do mundo, em uma reportagem da revista Playboy. 

A temática do bar é uma mistura entre a cultura alemã e o estilo pub.

Gostou desse artigo e por isso, quer conhecer outros bares e  saber mais sobre tudo o que o Centro da cidade de São Paulo pode oferecer? Clique aqui e leia outros conteúdos.