Os cursos de cinema em São Paulo têm se tornado cada vez mais referência no País para quem deseja conhecer mais sobre a sétima arte. Afinal, essa é uma expressão artística que envolve a pintura, a fotografia, a literatura e diversas outras áreas.

Vale lembrar que em nosso blog a gente já falou sobre arte e outras manifestações artísticas em São Paulo, vale a pena conferir.

Mais do que ler e pesquisar sobre, quem é amante do cinema busca conhecimento e capacitação para executar essa atividade da melhor maneira possível. Por isso, os cursos são excelentes opções, pois eles proporcionam o aprendizado necessário para mergulhar neste universo e compreender todas as técnicas utilizadas, além de desenvolver seus sentidos, como o olhar e a sensibilidade.

Quem busca enveredar por esta área, sabe que é preciso ter um conhecimento amplo, desde imagens, locação, equipamentos e até sobre os elencos de apoio. Colocar todos esses elementos em frente a uma câmera não é nada fácil, mas, com conhecimento, torna-se mais prático na hora de executar as etapas. 

Na capital paulista é possível encontrar algumas escolas e institutos que ministram cursos, online ou presencial, seja para este ano ou já para o 2022. Então, se você quer conhecer mais sobre os cursos de cinema em São Paulo e onde encontrá-los na cidade, continue acompanhando esta leitura.

Instituto de Cinema

Uma das escolas de cinema e audiovisual mais reconhecidas do País, o Instituto de Cinema, fica localizado na região de  Pinheiros e oferta todos os anos mais de 130 cursos voltados para essas áreas. 

I) Cinema Total Extensivo

Para quem deseja aprender mais sobre a sétima arte, a dica é ficar atento aos cursos ofertados pelo Instituto de Cinema, como o Cinema Total Extensivo. As aulas são online, bem como ao vivo, e foram desenvolvidas para se adequar à rotina de trabalho e estudo dos alunos. O curso tem carga horária de 160 horas e além disso, contempla diversas áreas ligadas ao cinema, como produção cinematográfica, incluindo Produção; Direção; Roteiro; Direção de Arte; Direção de Fotografia; Captação de Áudio; Edição e Cultura Fílmica.

O diferencial é que, durante as aulas, os alunos poderão desenvolver o roteiro de um curta-metragem e colocar em prática tudo que aprenderam nas aulas. 

II) Cinema Total Férias

Aos que estão buscando cursos de cinema para fazer durante as férias, uma opção é o curso de Cinema Total, que acontece sempre nos meses de janeiro e julho. Voltado para quem deseja aproveitar esse período para se aperfeiçoar, esse é um curso com carga horária de 100 horas, onde o aluno irá aprender sobre produção; direção de fotografia; roteiro; direção; direção de arte; som e edição.

Ao longo das aulas, os estudantes irão desenvolver o roteiro de um curta-metragem, aprender todos os processos de pré-produção, bem como gravação. É importante destacar que há limite de vagas. Além dos cursos, o instituto procura sempre conectar os alunos com profissionais  influentes do mercado, assim, o intercâmbio de ideias se faz presente no local.

Cinema em São Paulo: Academia Internacional de Cinema (AIC)

A Academia Internacional de Cinema oferece diversos cursos voltados para cinema. Com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, eles também possuem opções de cursos online.  A escola conta com um corpo docente de grande experiência na área e é reconhecida pelas produções de qualidade feitas por seus alunos. Na capital paulista, a AIC está localizada na Rua Dr. Gabriel dos Santos, no bairro de Santa Cecília. Os que se interessarem podem se matricular para cursos que vão sair em 2022.

I) Filmworks

Dentre os diversos cursos de cinema ofertados está o de Filmworks, que inicia no dia 14 de fevereiro do próximo ano. O Curso Técnico em Direção Cinematográfica (Filmworks) é bastante prático e possibilitará os meios necessários para que o aluno desenvolva seu potencial criativo e habilidades técnicas como Diretor. Ao concluir o curso, o aluno pode solicitar o registro profissional, conhecido como DRT, na Delegacia Regional do Trabalho.

II) Assistência de Direção

Outro curso ofertado pela Academia Internacional de Cinema é o de Assistência de Direção. O diferencial desta formação é que será um intensivo de férias, tendo início no dia 10 de janeiro de 2022. 

Com conhecimentos técnicos, práticos, bem como teóricos, o aluno se prepara para desempenhar todas as funções da profissão que costumam ser exigidas no mercado de trabalho. O curso é direcionado para o cinema ficcional e aborda as funções da assistência de direção no processo cinematográfico, pré-produção, mas também produção. 

B_arco

O Centro Cultural Contemporâneo B_arco fica localizado Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445, em Pinheiros, além disso, dispõe de diversos cursos de curta duração voltados para o cinema. Esse é um espaço que alia educação, bem como arte, focando em temas atuais e que permitem o desenvolvimento da pesquisa e produção de conteúdo de diversas expressões culturais. 

I) Direção de Arte Cinematográfica

Um dos cursos ofertados no Centro Cultural B_arco, por exemplo, é o de Direção de Arte Cinematográfica, ministrado por Vera Hamburger, responsável pela direção de arte de importante produções audiovisuais brasileiras, como os filmes Carandiru e Ó Pai, Ó, e o programa infantil Castelo Rá-tim-bum, sucesso nos anos de 1990.

O curso tem como foco o fazer cinematográfico. As aulas já iniciam em outubro deste ano, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 19h às 21h30. De um modo geral, o curso irá abordar a importância do espaço visual durante a criação de filmes e séries, analisando o papel do diretor de arte durante a produção audiovisual, seja em peças de teatro, exposições, entre outros, além disso, como as áreas envolvidas podem contribuir para esse processo. 

II) Do Ator ao Personagem – A Produção de Elenco no Audiovisual

Outro curso bastante interessante é o Do Ator ao Personagem – A Produção de Elenco no Audiovisual, que acontece em novembro deste ano. Durante três dias, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30, os alunos irão conhecer mais sobre o processo de pesquisa, bem como produção de elenco de uma obra audiovisual.

Na oportunidade, eles irão analisar um roteiro, executar e exibir suas obras. Além disso, será apresentado, durante as aulas, uma visão mais ampla da produção de cinema e TV, bem como as etapas de trabalho, mergulhando nos valores técnicos e teóricos que esta função, que tem um importante desenvolvimento criativo, desempenha no mercado atual.

AVMakers - Cinema em São Paulo

Já imaginou a possibilidade de fazer um curso novo toda semana? Pois é isso que o AvMakers oferece aos amantes da sétima arte, e o melhor, de maneira online. A escola fica localizada na Avenida Paulista, 1765, Conj. 71 e 72, , e conta com diversos cursos semanais, todos voltados para o audiovisual

O AvMakers oferece formações completas direcionadas para o mercado de trabalho; formação personalizada, bem como individual, acompanhada por um professor/orientador e cursos novos e atualizações que vão te deixar por dentro de todas as novidades do audiovisual.

I) Linguagem Cinematográfica

Aprender as estruturas da construção de um discurso audiovisual, com base em análises de cenas de filmes clássicos, bem como contemporâneos, é o pontapé inicial para quem deseja se aventurar pelo mundo do cinema. Esses e outros conceitos serão ensinados durante o curso de Linguagem Cinematográfica.

Se você é apaixonado por cinema, essa é sua oportunidade de explorar melhor a linguagem cinematográfica e aplicar seus conhecimentos em suas próprias produções.

II) Direção de Fotografia - Gestão dos Processos de Trabalho

Outro curso oferecido pela AvMarkers é o de Direção de Fotografia - Gestão dos Processos de Trabalho, este voltado mais para a área técnica e artística do cinema. O grande diferencial deste curso é a possibilidade de o aluno planejar todo o processo antes de executá-lo, seja caminhando ao lado da produção ou avaliando as melhores alternativas para realizar e alcançar o objetivo desejado. 

Entender a importância do planejamento de pré-produção é essencial para alcançar um processo criativo mais claro, direcionado, dimensionando o tempo de montagem e produção de cada cena, bem como identificando os equipamentos necessários para executar essas ações. Lembre-se que é preciso saber como agir em meio a imprevistos e crises no ambiente de trabalho.

Este curso é voltado para diretores de fotografia, filmmakers, estudantes, produtores, e qualquer profissional que deseje compreender melhor sobre o planejamento do processo de pré-seleção de imagens até a pós-produção.


ESPM

Para quem deseja ir além de um curso ou oficina, e busca a formação na área do cinema, então a dica é fazer uma graduação. A ESPM possui em sua grade curricular a graduação de Cinema e Audiovisual, desenvolvida com base nas dinâmicas do universo Cinematográfico Brasileiro.

A metodologia contempla as principais questões técnicas, bem como estéticas das diferentes linguagens do audiovisual, sem deixar de lado o embasamento em negócios. As inscrições para as turmas de 2022 já estão abertas. A ESPM fica no bairro Mariana.

Gosto destas dicas? Então confira mais dos nossos artigos em nosso site citas.com.br. Lá você encontrará textos sobre cultura, gastronomia, aluguel e muito mais.