Se você quer saber tudo sobre como cuidar de planta suculenta, nós podemos te ajudar. Fizemos um conteúdo exclusivo para te ajudar a deixar suas suculentas sempre bem bonitas, que você pode facilmente reproduzir em casa sem nenhum problema.

A decoração da sua casa ou do seu apartamento vai ficar muito mais bonita ao utilizar algumas plantas na decoração. Mas muitas vezes, por causa dos espaços reduzidos ou até mesmo com a falta de tempo, as plantinhas acabam sendo esquecidas, ficando de lado nas opções decorativas.

São várias as vantagens de se ter plantas na decoração, principalmente em espaços pequenos, e uma das maiores vantagens é trazer mais vida aos ambientes.

Você quer saber um pouco mais sobre como cuidar das suas suculentas e as vantagens de ter essa planta em apartamentos? É só ler até o fim do conteúdo que preparamos especialmente para você.

Cuidados essenciais

Com alguns cuidados essenciais, você vai ter suas suculentas sempre bem bonitas, deixando sua decoração ainda mais bonita e alegre.

Escolha o vaso certo

Vaso dentro do cachepô

Um dos primeiros passos  é saber escolher o vaso certo . É preciso escolher um vaso furado, que facilite o escoamento da água já que o excesso de água é um dos principais motivos de matar suas suculentas.

Para deixar seu ambiente mais bonito, basta colocar o vaso furado dentro de um cachepô que combine com a sua decoração. Para fazer as regas, você só precisa tirar o vasinho furado, regar e retirar o excesso de água antes de colocar de volta dentro do cachepô. 

Como montar o vaso- Como cuidar de planta suculenta

Para facilitar ainda mais o escoamento da água, você pode colocar pedriscos na parte de baixo do vasinho furado. Colocar um pedaço de manta entre os pedriscos e o substrato impede que o substrato saia pelos furos durante as regas, facilitando a limpeza no dia a dia.

Pode misturar areia no substrato

Escolher o substrato certo também é importante. Você pode ainda misturar areia (que pode ser até mesmo a comum usada em construção) pois grande parte das suculentas possuem origem de solos arenosos.

Após colocar o substrato sobre a manta, você pode encaixar as mudas da forma que achar melhor, o que vai depender do tamanho do seu vaso. Vasinhos menores ficam muito mais bonitos com uma única suculenta, principalmente aquelas que ficam maiores, como a planta zebra.

Muita gente utiliza pedrinhas brancas para finalizar o vaso, mas isso não é uma boa opção para as suculentas. Essas pedrinhas são feitas de mármore, que quando molhadas, soltam uma substância que prejudicam as suculentas com o passar do tempo.

Para fazer a decoração final, você pode usar materiais naturais, como casca de pinus ou casca de coco. 

Regue suas suculentas

Regue a terra, não as folhas

De uma maneira geral, todos os tipos de suculentas precisam de poucas regas, e é bem simples para conferir a necessidade de rega. Você pode conferir o substrato, se ele estiver úmido, não regue novamente.

Em um esquema básico, você pode fazer um calendário para regar suas suculentas uma vez por semana, e sempre que for fazer a rega, evite molhar as folhas. O excesso de água é morte certa para as suculentas, e jogar água sobre as folhas pode fazer com que elas apodreçam. 

A luminosidade ideal para suculentas

Grande parte dos tipos de suculentas pedem uma iluminação direta, principalmente do sol da manhã. Se seu apartamento tem pouca incidência de luz, prefira lugares como janelas onde o sol bata por mais tempo.

Você também pode ir mudando suas suculentas conforme o movimento do sol, deixando os ambientes mais alegres a cada período do dia.

Como cuidar de planta suculenta- Adubagem

Adube de 3 em 3 meses

A adubagem é essencial para garantir a saúde das suas suculentas. Você pode facilmente encontrar os adubos específicos para suas plantinhas, e é necessário que a adubagem seja feita em um período de mais ou menos 3 meses. 

Uma boa dica de adubo caseiro para as suculentas é moer cascas de ovos no liquidificador e acrescentar o pó ao substrato da sua suculenta. Os nutrientes da casca do ovo fazem com que tanto o caule como as folhas das suas suculentas fiquem mais resistentes.

Podas

As suculentas não precisam de podas, mas é preciso retirar as folhas mortas, para que sua suculenta possa crescer sempre bonita e saudável. Como as suculentas crescem de acordo com o espaço disponível, retirar essas folhas e adaptar os tamanhos dos vasos vão deixar as suculentas cada vez mais bonitas.

Fazendo novas mudas

Para fazer novas mudas, basta retirar uma folha da sua suculenta e fazer o processo de plantio já citado. Em pouco tempo aquela folha vai criar raízes e se tornar uma nova suculenta pronta para deixar sua casa ainda mais alegre.

Como cuidar de planta suculenta- Preste atenção nos sinais

Cuidado! Se estiverem crescendo para cima, precisam de mais sol

A melhor forma de ter suculentas sempre bonitas e saudáveis é prestando atenção aos sinais. Quando as suculentas começam a crescer “para cima”, ficando com as folhas alongadas, isso significa que elas precisam de mais sol.

Agora, se as folhas ficam com aparência de murchas e perdem o viço, isso significa que elas precisam de mais água.

Vantagens de ter suculentas em apartamento

São muitas as vantagens de ter suculentas em apartamento. Além de serem de fácil manutenção, a rega não é muito regular, sendo uma planta perfeita para aqueles com o dia a dia agitado.

Além disso, são plantas bem resistentes, que são uma boa opção para aqueles que nunca tiveram plantas antes e querem mudar isso de uma vez por todas. As suculentas também são ótimas opções para aumentar a umidade da sua casa, deixando o ambiente muito mais agradável.

Uma outra grande vantagem das suculentas é poder purificar o ar, já que elas liberam oxigênio puro durante o processo de fotossíntese. Esse processo de fotossíntese das suculentas é ainda melhor para aumentar a qualidade do ar, já que elas continuam a produzir oxigênio mesmo durante a noite.

Além de todas essas vantagens, é fato que ter uma plantinha bonita e viçosa perto de você durante o dia vai fazer milagres para o seu humor. Além de uma decoração mais bonita e colorida, as suculentas vão dar um toque a mais para a sua casa, trazendo mais vida para os ambientes.

Agora você já sabe tudo sobre como cuidar de planta suculenta e todas as vantagens de ter suculentas no apartamento. É só escolher as suas favoritas e começar a plantar cada uma delas, com vasinhos bonitos e coloridos para deixar os ambientes mais alegres.