Um dos problemas mais comuns registrados em uma residência, seja em casa ou apartamento, é o encanamento entupido e como isso é algo que costuma acontecer uma vez ou outra, é importante adotar algumas medidas para evitar, e claro, para saber desentupir.

A pia do banheiro, da cozinha ou até mesmo um ralo entupido podem gerar um grande transtorno. Tentar solucionar essa problemática sozinho pode até parecer simples, mas é preciso tomar alguns cuidados. Isso porque, sem as orientações corretas, o problema pode aumentar e dificultar ainda mais a resolução.

Mas então, como desentupir o encanamento de um apartamento sem causar ainda mais problemas? Que produtos e equipamentos é possível utilizar? Para responder essas e outras perguntas, continue lendo este artigo. Boa leitura!

O que usar para desentupir o encanamento?

A primeira dúvida que vem à cabeça quando um encanamento entope é o que utilizar para a água voltar a correr normalmente. Por isso, separamos alguns produtos e utensílios que podem ser úteis.

1 - Bicarbonato de sódio e vinagre

A primeira dica para desentupir o encanamento de um apartamento é utilizar o bicarbonato de sódio misturado com vinagre. A junção desses dois ingredientes provoca uma forte efervescência, capaz de desgrudar placas de gorduras e outros produtos que possam estar obstruindo o cano.

Para isso, basta jogar duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do cano, e, em seguida, um pouco de vinagre. Em alguns segundos, os dois elementos começarão a efervescer, e, sem muito esforço, a composição irá remover os resíduos. Cubra o cano com um pano quente e deixe agir por cerca de 25 minutos.

Após isso, jogue um pouco de água fervente, que ajudará a remover o restante dos resíduos que possam ter ficado grudados no cano. Outra dica interessante é substituir a água fervente por suco de limão quente. Essa mistura, além de potencializar o efeito de limpeza no cano, fará com que o cheiro fique mais agradável no ralo. 

2 - Água fervente e outros ingredientes

Como já demonstramos acima, a água fervente é um importante aliado na hora de desentupir o encanamento e prevenir que o cano volte a ficar vedado por placas de gordura e outros produtos que acumulam. Porém, apesar de ser milagrosa, somente ela não é suficiente, por isso, deve-se associar com outros ingredientes. 

Um desses ingredientes é o fermento em pó. Basta colocar duas colheres do pó no cano a ser desobstruído e despejar a água quente em seguida. Assim como o bicarbonato de sódio, a tendência é que a mistura comece a efervescer, liberando a sujeira que está grudada nas paredes do cano.  

Outro produto aliado na limpeza dos canos é o detergente. Ao ser despejado no cano, junto com a água quente, o produto irá agir como um removedor de gordura. Porém, é importante destacar que, neste caso, é interessante que o sifão não tenha água. Em casos mais simples, apenas a água fervente já é suficiente para desentupir o encanamento

3 - Arame

Muitos casos de entupimentos são provocados por acúmulos de objetos dentro do cano. Isso é algo comum de acontecer, especialmente em ralos, já que os fios de cabelo que escorrem servem como uma rede, segurando os objetos mais densos, criando uma barreira. Por ser um material leve, pode ser facilmente removido com a ajuda de um arame.

O arame, por ser de um material fino, mas duro, torna-se fácil de ser introduzido em canos e esgotos bloqueados. A dica é fazer um gancho na ponta do arame e enfiá-lo no ralo devagar. Aos poucos, vá empurrando e puxando, de modo que o gancho prenda no objeto que está entupindo o cano e o remova. Faça movimentos repetitivos até sentir que o material desgrudou do cano. 

Puxe o arame e em seguida, limpe a ponta do gancho. Se houver necessidade, repita o processo. Para ter certeza que o cano desentupiu, ligue a torneira da pia e deixe a água escorrer. A pressão fará com que o restante do material que possa ter ficado no encanamento seja levado para o esgoto. 

Essa é uma solução muito simples e não exige muitos esforços. Só tenha cuidado para que o arame não seja muito duro, de modo a não danificar o encanamento. 

4 - Desentupidor

O desentupidor de pia é um item que não pode faltar em uma residência. Um aparelho muito simples, como uma espécie de copo de borracha, usado na abertura do ralo ou pia, que deve ser empurrado e puxado em movimentos rápidos, provocando uma sucção.

Muito prático, esse equipamento é excelente para desentupir o encanamento de um apartamento. Além disso, por ser pequeno, pode ser guardado na despensa, depósito ou armário de produtos de limpeza. 

Essa é uma ferramenta barata e fácil de usar, mas requer um pouco de esforço, afinal, é preciso fazer pressão para que se crie um vácuo e os movimentos de puxar e empurrar desentupam a encanação. 

5 - Soda cáustica

A soda cáustica é um produto muito útil para desentupir encanamentos, porém, deve ser utilizado com cautela, já que pode provocar queimaduras, caso tenha contato com a pele de quem está manuseando. A quantidade despejada no cano também deve ser moderada já que, em grande volume, pode danificar o encanamento e causar um efeito reverso, como derreter as paredes e até provocar infiltrações. 

Para utilizar a soda cáustica, antes de tudo, coloque uma luva. Em seguida, despeje a quantidade indicada no rótulo da embalagem no ralo e jogue um pouco de água fria. Isso evitará que o produto não espirre. Deixe agir por alguns minutos, acrescente um litro de água fervente e aguarde alguns instantes. Para certificar-se que desentupiu é só jogar mais água quente no ralo.

Apesar de ser um produto corrosivo, há risco do produto saponificar, ou seja, em contato com a gordura que está no cano, há chances desse material virar sabão e entupir ainda mais o encanamento. Outro detalhe importante é que é preciso descartar a soda cáustica corretamente, já que trata-se de um produto altamente tóxico. 

Principais locais que entopem o encanamento

A) Ralo do chuveiro 

Sem dúvida, o ralo é o local que mais acumula sujeira, especialmente devido a cabelos e resíduos que podem ficar presos nos canos. Para desentupir os ralos dos banheiros, a dica é usar o gancho feito na ponta do arame. Em seguida, deve-se ligar o chuveiro por alguns minutos para verificar se o procedimento correu tudo bem.

B) Vaso sanitário 

Os vasos sanitários costumam entupir quando joga-se papel higiênico, absorventes, fraldas, bem como outros objetos. Se a água não desce, pode vazar e até alagar o banheiro. Para desentupir o vaso sanitário, a ferramenta mais indicada é o desentupidor. Isso porque a pressão feita pelo objeto faz movimentar o resíduo que está fechando a passagem da água. Para certificar-se que o caso foi desobstruído, basta dar descarga.

C) Pia 

A pia, em geral, entope devido aos restos de comida que descem pelo ralo, além do óleo, que pode criar uma barreira nas paredes do cano. Por isso, sempre recolha os restos de comidas e não despeje óleo na pia. Este pode ser armazenado em uma garrafa PET e descartado em local indicado. Para desentupir o ralo da pia, basta jogar água quente.

O que não deve ser feito para desentupir um encanamento?

Agora que você já sabe que produtos, mas também quais ferramentas utilizar para desentupir um encanamento, vamos te dizer como prevenir que o cano da pia, ralo ou vaso sanitário obstrua. A primeira observação que fazemos é com relação à durabilidade dos canos. Em geral, eles tendem a durar por muitos anos, porém, não são resistentes quando o homem intervém.

Isso significa dizer que, se o encanamento cumprir suas funções, ele não irá se desgastar tão rápido, mas, se for forçado ou sofrer pancadas, tenderá a romper e se deteriorar. Sendo assim, ao se deparar com um cano entupido, não enfie objetos que possam danificá-lo, como cabo de vassoura ou cabo de aço. Esse atrito intenso poderá rachar ou quebrar o encanamento.

Além disso, evite jogar produtos químicos na tubulação, não somente porque ele seguirá para a estação de tratamento, prejudicando a qualidade da água e poluindo o meio ambiente, como pode corroer o encanamento. 

Evite também: 

  • Não jogue pó de café no ralo da pia da cozinha. A borra pode se acumular na tubulação e se fixar nas paredes do cano ou do concreto;
  • Evite plantar árvores próximas aos esgotos;
  • Não descasque alimentos na pia. Restos podem descer pelo ralo e entupi-la;
  • Tenha sempre uma tela sobre o ralo da pia. Isso evita que resíduos sólidos desçam pelo ralo e entupam a tubulação;
  • Antes de lavar a louça, recolha os resíduos alimentares e jogue-os no lixo;
  • Todos os meses despeje, pelo menos, dois litros de água fervente no ralo. Isso ajuda a limpar a tubulação e evitar que ela obstrua.

Ajuda profissional

Todas essas dicas são muito simples e fáceis de aplicar no dia a dia caso tenha a necessidade de desentupir o encanamento do seu apartamento. Entretanto, o mais recomendado é que se busque os serviços de um profissional. Por serem pessoas capacitadas, eles podem realizar esta limpeza de maneira rápida e segura, sem que o cano seja danificado ou que ocorra algum imprevisto.

E então, o que achou das dicas para desentupir o encanamento? Para acompanhar mais conteúdo com este, leia mais dos nossos artigos em nosso blog. Falamos sobre cultura, arquitetura, gastronomia e muito mais.