Você realizou o sonho da aprovação no doutorado e as aulas vão começar, mas como é a vida de um doutorando? Quais as responsabilidades e obrigações? 

Muita gente pode achar que as pós-graduações se resumem a assistir aulas, mas há muitas outras atribuições. 

Além de estudar para as disciplinas do curso, o doutorando terá diversos compromissos e projetos acadêmicos, além de participação em atividades de docência. 

Para se preparar para essa nova jornada, ou para você que quer tentar uma vaga em um programa de mestrado, vamos conhecer melhor a rotina de um doutorando? 

Aulas e estudo 

Você terá muitas disciplinas teóricas, dependendo da sua área de estudos, principalmente no início da pós-graduação. 

Depois, surgirão mais atividades práticas, mas o início será de muita leitura e estudo. 

Não deixe de dar atenção às provas e artigos das disciplinas, para não reprovar e atrasar sua conclusão do doutorado. 

Compromissos acadêmicos 

A vida de um doutorando inclui muitos compromissos acadêmicos. 

E se você quiser seguir na área da pesquisa, em especial se sua pós-graduação for voltada às práticas de saúde, por exemplo, essa terá que ser sua prioridade. 

Ao longo do curso, é importante focar nas pesquisas e escrever artigos para inscrever artigos em eventos da sua área.

É muito bom para sua formação, também, a inscrição e participação em congressos e encontros para apresentação de trabalhos. 

Além de conhecimento, você pode adquirir bons contatos para sua carreira. 

Docência

Se seu objetivo com um mestrado é garantir uma vaga como professor no ensino superior, priorize a experiência na docência. 

E você não fica limitado ao ensino superior, já que atualmente, na educação básica, há boas vagas com ótimos salários para professores pós-graduados. 

Durante o curso do doutorado, dependendo do tipo de formação escolhida (doutorado acadêmico ou profissional, por exemplo), você poderá focar mais em uma coisa ou outra. 

No caso do doutorado profissional, o foco será no exercício da profissão escolhida. Para o acadêmico, a prioridade será a pesquisa.

Pesquisa 

No Brasil, de forma geral, as pós-graduações somente aceitam alunos que já têm projetos de pesquisa para a tese do doutorado. 

Se você for estudar em uma universidade estrangeira, pode ser que você tenha que desenvolver o projeto ao longo do doutorado. Então, é preciso dar atenção a isso também. 

Escolha um projeto de pesquisa viável e que tenha a ver com as linhas oferecidas na pós-graduação. O ideal é que você dê continuidade ao projeto desenvolvido durante o mestrado. 

Saúde mental 

Diante de todas essas responsabilidades, muitas vezes ainda é necessário correr atrás de bolsas de estudo ou dar atenção ao trabalho, não esqueça de cuidar da sua saúde mental e não se sobrecarregar! 

Para ler mais sobre esse e outros temas importantes, não deixe de acessar nosso blog!