Quando se está terminando a graduação, ou até antes, é comum se perguntar sobre o futuro, os próximos passos e, muitas vezes, uma resposta que parece oportuna é fazer uma pós-graduação, como um mestrado.

Esse tipo de formação pode garantir um maior domínio na área de atuação e proporcionar melhores chances de crescimento na sua carreira, mas antes de seguir por esse caminho é preciso saber o que esperar da vida como estudante em uma pós-graduação, como o mestrado. 

Nesse texto, vamos ajudar você a entender melhor o que é um mestrado, no que implica a rotina desse curso e, consequentemente, como é a vida do estudante durante o mestrado.

O que é mestrado?

No Brasil, as modalidades de pós-graduação são as lato sensu, expressão do latim que significa "em sentido amplo", como os programas de especialização e cursos designados, como o MBA (Master in Business Administration), por exemplo.

Nessa modalidade, a formação é mais voltada para a prática profissional e o mercado de trabalho. 

Há também as pós-graduações stricto sensu, expressão do latim que significa "em sentido específico", que se referem aos programas de mestrado e doutorado.

Nesse caso, os cursos são mais voltados para a vida acadêmica, porque são focados em pesquisa e produção científica.

Vida durante o mestrado

Por requerer uma pesquisa e análise mais profunda da área escolhida, o mestrado costuma ter uma duração maior que especializações, por exemplo.

O curso  dura, em média, 24 meses. Contudo, a carga horária pode sofrer alterações conforme o funcionamento dos programas e o número de créditos

Normalmente, no primeiro ano do curso, são estudadas disciplinas de embasamento teórico. Depois, o estudante passa a desenvolver sua dissertação.

Isso significa que durante o mestrado é necessário separar um bom tempo para ler, pesquisar, escrever e participar de eventos científicos, além das aulas, orientação e atividades práticas.

Planejamento é fundamental para conciliar outras atividades com o mestrado e estar pronto para fazer sacrifícios às vezes, como deixar de sair com amigos ou ver a família.

Há também o lado financeiro, afinal existem despesas durante todo o curso que devem ser levadas em consideração.

O mestrado é um investimento para o futuro, ou seja, os frutos só poderão ser colhidos após a conclusão e, às vezes, somente algum tempo depois. É importante estar ciente disso antes de decidir fazê-lo. 

A longo prazo, claro, o resultado pode valer muito a pena toda a espera e os sacrifícios. Com o título de mestre em mãos, você pode fazer concurso para se tornar funcionário público, lecionar em instituições públicas e privadas e/ou atuar em pesquisas.

Então, deu para imaginar um pouco de como é a vida durante o mestrado? Se você ainda tem dúvidas, uma boa dica é conversar com pessoas que fizeram ou estão fazendo o curso.

E para ler mais sobre esse e outros assuntos, é só acessar nosso blog!