Quando aprovado em uma instituição de ensino superior, o estudante inicia um novo ciclo em sua vida. Em muitos casos, essa nova fase não se trata apenas de começar uma graduação, mas vem acompanhada de outras mudanças, como a de endereço. Em busca de uma formação superior, muitas vezes é necessário mudar de cidade, às vezes até de estado. Isso significa que além da preocupação com a matrícula e ter tudo que é necessário para as aulas, também é preciso se preocupar em como encontrar uma república para morar.

A moradia pode ser determinante na vida acadêmica do estudante. Fatores como custo da moradia, distância do local para a faculdade, universidade ou instituto, e, ainda, a estrutura do local podem influenciar no desempenho acadêmico.

Por isso é importante para o estudante pesquisar e pensar bem na hora de escolher seu endereço durante a graduação.

República estudantil: saiba onde encontrar uma para morar

Uma das principais formas de moradia durante a graduação é em uma república de estudantes. Essas moradias, geralmente em casas, mas que também podem ocorrer em apartamentos, são divididas por estudantes.

Normalmente, esses estudantes frequentam a mesma instituição de ensino, às vezes até o mesmo curso. Uma vantagem para quem chega de outra cidade e ainda não conhece ninguém.

Na verdade, são muitos os pontos positivos para esse tipo de moradia estudantil, como também a questão econômica e os possíveis reflexos positivos na vida acadêmica.

Economia

O principal objetivo desse tipo de moradia é a economia. Isso porque os estudantes universitários dividem despesas como de aluguel, água e energia.

Convivência

Dividir moradia com outras pessoas além da família pode ser um desafio para muitos. Principalmente quando algumas dessas pessoas nunca moraram com ninguém além dos próprios familiares.

É preciso ter em mente que além das responsabilidades financeiras, ao dividir as despesas, também é necessário seguir regras de convivência para que todos possam coexistir em paz.

Superados esses pontos, essa convivência pode ser um benefício e tanto para os moradores. Afinal, muitos estão longe de suas cidades e de suas famílias.

Tendo isso em comum, além de muitas vezes estudarem na mesma instituição, às vezes até no mesmo curso, os moradores podem se unir e construir relações de amizade.

Vida acadêmica

Os efeitos positivos nessa socialização e também no desempenho acadêmico de estudantes que vivem em repúblicas já foram provados em uma pesquisa de doutorado, por exemplo.

O levantamento apontou que seis em cada dez estudantes destacaram os impactos positivos desse tipo de moradia em suas vidas acadêmicas.

Como encontrar uma república para morar

Existem repúblicas somente masculinas, femininas e as mistas. Cada uma tem suas regras específicas de funcionamento e o ideal é consultar isso antes de decidir morar em uma.

Para encontrar a república ideal para você morar é importante procurar por anúncios, às vezes na própria instituição, mas também em classificados nos jornais, redes sociais e em sites específicos.

Vale muito apena também estudar os melhores bairros para universitários!

É recomendável que essa procura seja bem antes do período das aulas, quando ainda é provável que existam mais vagas e que você possa se informar melhor sobre a república, para saber se é melhor lugar para você.

Gostou deste artigo e quer acessar mais conteúdos como esse e entender mais sobre coliving? Então basta clicar aqui!