Escolher apartamento para alugar em São Paulo não é uma tarefa tão simples assim. Na maior cidade brasileira, as opções de aluguel são enormes! Ainda mais, com tantos bairros e regiões com características e perfis completamente diferentes.

 

Existem muitos fatores e itens importantes a serem levados em consideração ao alugar um imóvel. Especialmente, na capital paulista, onde cada região irá influenciar diretamente no preço.

 

Se você optar por um apartamento em bairros nobres como Pinheiros, Itaim ou Tatuapé como exemplo, com certeza pagará mais do que em um imóvel no centro. Mesmo no aluguel, a localização importa muito no valor final, tanto pela qualidade vida no bairro quanto pela segurança por exemplo!

 

Além disso, você não pode deixar de analisar as condições do local. Muitos inquilinos não prestam atenção na vistoria, e deixam passar móveis quebrados, paredes descascadas e outros problemas que acabam tendo que resolver depois.

 

Como você terá certeza de que encontrou o imóvel certo para você? Não vamos mentir, não é fácil. Contudo, se verificar todas essas questões nos apartamentos que for visitar, acabará encontrando um lugar que fará com que seus olhos brilhem.

 

Neste texto, iremos te ajudar a escolher seu apartamento dos sonhos em São Paulo. São diversas opções e tamanhos de imóveis. Ainda, inúmeros benefícios em cada um de seus bairros.

 

Ao final, nosso objetivo é fazer com que você saiba exatamente o que deve avaliar e se atentar antes de assinar o contrato de aluguel. Já saiba de uma coisa: tudo pode ser negociado, mas deve ser feito antes da finalização deste documento.

 

Veja os tópicos que serão abordados:

 

  • Vantagens de alugar um apartamento;
  • Ao escolher apartamento para alugar, defina o que realmente é importante;
  • Visite pelo menos 3 antes de tomar uma decisão ao escolher apartamento para alugar;
  • Visite seu escolhido em dias e horários diferentes;
  • Converse com vizinhos e porteiros antes de escolher apartamento para alugar;
  • Ao escolher apartamento para alugar, faça uma vistoria;
  • Verifique funcionamento das torneiras, tomadas, janelas e paredes ao escolher apartamento para alugar;
  • O imóvel precisa de pequenos reparos? Negocie!
  • Cheque as garantias aceitas e o modelo de contrato ao escolher apartamento para alugar;
  • Verifique a disponibilidade de data de entrada.

 

Vamos lá!

Vantagens de alugar um apartamento

Escolher apartamento para alugar é uma excelente opção! Vários inquilinos notam as vantagens dessa opção em poucos meses, desde em uma maior economia até praticidade para o dia a dia.

 

Inclusive, até o próprio processo de locação é muito mais facilitado e agilizado, do que na compra de imóveis, por exemplo. 

 

Então, antes de compartilharmos as dicas que prometemos, separamos uma lista com os principais benefícios do aluguel de imóveis. Confira!

 

Flexibilidade no contrato

Se você estiver cogitando escolher apartamento para alugar, uma das coisas mais importantes que deve saber é que o acordo do contrato de aluguel é muito mais flexível.

Isso significa que, em comparação com a compra de imóveis, esse documento pode ser bem mais adaptado de acordo com o que foi benéfico para ambas as partes.

 

A Lei do Inquilinato permite que o contrato de aluguel sofra alterações mediante negociação. Ainda, seu tempo de vigência normalmente é menor do que na compra. Isso proporciona uma maior liberdade ao inquilino caso deseje deixar o local mais cedo ou ainda, renegociá-lo sem grandes preocupações.

 

É um processo muito mais facilitado e agilizado, no qual todos saem ganhando.

Maior economia

Alugar um imóvel é muito mais econômico do que comprá-lo.

Mesmo que você tenha que pagar uma mensalidade para morar no local, se colocar os custos na ponta do lápis, com certeza você gastará menos do que as prestações de um apartamento próprio.

 

Isso acontece pois quase 90% do pagamento mensal das primeiras prestações da casa própria são os juros do financiamento. Ou seja, um custo e um dinheiro que não está sendo revertido diretamente para a propriedade, apesar de termos essa sensação por estar sendo pago em conjunto com o valor do imóvel.

 

Além disso, você não precisará se preocupar com todos os custos extras envolvendo reformas, consertos ou manutenções. Todos esses gastos são de responsabilidade do proprietário - isso se não forem causados pelo inquilino.

 

Caso contrário, você deverá arcar com tudo o que danificar para que, ao final do contrato, possa devolver o apartamento no mesmo estado em que o recebeu. Esse é um deveres dos inquilinos previstos na Lei do Inquilinato.

 

Praticidade com apartamentos mobiliados

A locação de imóveis em si, já traz uma grande praticidade para o dia a dia. Quando o apartamento vem mobiliado com tudo o que o inquilino precisa, essa praticidade é ainda mais reforçada.

 

Quem já se mudou, sabe o trabalho que dá para transportar todos os móveis para o novo lar. Muitas vezes, eles podem não servir e fazer com que você tenha que comprar novos, gastando ainda mais dinheiro.

 

Em um apartamento mobiliado, não é preciso se preocupar com isso. O espaço já virá com tudo planejado e organizado em seu devido lugar. Todas as mobílias estarão perfeitamente colocadas em seus tamanhos ideais, com zero preocupações.

 

Essa é uma vantagem enorme, ainda mais para aqueles que estão planejando morar no lugar temporariamente. Não à toa, escolher apartamento para alugar é a opção favorita de muitos estudantes ou profissionais que costumam viajar com bastante frequência.

Ao escolher apartamento para alugar, defina o que realmente é importante

Agora que vimos as vantagens de escolher apartamento para alugar, você sabe o que deve se atentar antes de assinar o contrato de aluguel?

 

Várias coisas, na verdade. Os próximos tópicos contém dicas muito importantes que não devem ser deixadas de lado. Para começar, o primeiro item a ser definido é ter certeza do que você realmente quer e, acima de tudo, o que é de fato importante.

 

O que queremos dizer é que você deve pensar em uma opção de moradia que lhe traga uma qualidade de vida. Não adianta, por exemplo, desejar um apartamento enorme e com uma ampla área de lazer com sacada, piscina, academia e salão de festas, se não for utilizar todo esse espaço.

 

Tudo isso acaba incidindo e encarecendo o condomínio. Sem falar que quanto maior for o apartamento, mais trabalho dará para limpá-lo, mantê-lo em ordem e até mesmo, nas suas contas de luz, água e gás.

 

Pense: com qual frequência você vai utilizar esses espaços? Não alugue um imóvel grande, se você não tiver tempo para aproveitá-lo. Às vezes, é melhor escolher um apartamento mais simples e perto de estações de metrô ou ônibus, que possibilite sua locomoção fácil ao trabalho ou para estudar.

 

Defina o que é importante para você. A partir disso, conseguirá começar a sua busca ao escolher apartamento para alugar em São Paulo.

Visite pelo menos 3 antes de tomar uma decisão ao escolher apartamento para alugar

Escolher apartamento para alugar em São Paulo significa ter uma quantidade de opções disponíveis.

Ainda, muitas vezes, principalmente dentre aqueles que estão se mudando pela primeira vez, é mais difícil ter certeza do apartamento ideal que queremos antes de visitá-lo. 

 

Por isso, uma dica muito valiosa para quem está nessa busca é conhecer o máximo de imóveis possíveis. Tenha em mente o mínimo de três apartamentos, uma quantidade ideal para começar a ter uma ideia do que deseja.

 

Uma situação muito comum é ver inquilinos que, na primeira visita, acreditam ter encontrado o apartamento dos sonhos. Pode parecer perfeito, mas acredite: somente visitando outros lugares, você conseguirá compará-los, identificar características que valorize e escolher o local certo.

 

Como exemplo, um apartamento pode ter uma maior incidência de luz do que outro ou ser mais fresco.

 

Além dessas características físicas, a localização do apartamento também é muito importante. Cada bairro possui sua dinâmica e rotina. Alguns possuem maior quantidade de comércio, outros mais residenciais.

 

São muitas diferenças. Então, vá conhecer a maior quantidade de apartamentos possíveis antes de tomar sua decisão.

Visite seu escolhido em diferentes dias e horários

Além de visitar a maior quantidade de apartamentos possível, outro ponto importante é agendá-los em horários e dias diferentes durante a semana. E o motivo para isso é bem simples.

 

Vamos supor que você vá conhecer um imóvel no fim de semana e veja que o bairro é tranquilo, com pouca movimentação e barulho. Pode parecer perfeito, mas durante a semana, a realidade pode ser bem diferente.

 

Muitas vezes, um bairro que seja mais calmo aos sábados e domingos, pode ter muito barulho de carros e comércio ao longo da semana. Se você trabalha de casa e ainda for morar em um dos primeiros andares, já imaginou conviver com tanto barulho? Se concentrar pode ficar bem difícil!

 

O imóvel ainda pode estar localizado em uma rua que tenha feira. Nesses dias, não conseguirá sair ou voltar de carro, fora o cheiro forte dos alimentos e peixes que pode incomodar.

 

Para famílias que tenham bebês ou crianças pequenas, isso pode ser um problema a mais! Ficariam limitados dentro de casa com um barulho que pode incomodar os pequenos.

 

Você só conhecerá a fundo a movimentação e vida da região, se for visitá-la em diferentes dias e horários. Assim, evitará surpresas e conseguirá avaliar melhor se realmente vale a pena escolher apartamento para alugar naquela região da cidade.

 

Converse com vizinhos e porteiros antes de escolher apartamento para alugar

Quem vive no mundo do comércio, sabe o poder do boca a boca para que as pessoas conheçam seu negócio. Quantas vezes não pedimos conselhos ou indicações sobre lugares para conhecer, restaurantes, viagens, e muitas outras coisas?

 

Negócios à parte, uma boa conversa tem inúmeros benefícios - inclusive, para te ajudar a escolher apartamento para alugar. Ninguém entenderá melhor o imóvel e como é viver no local do que os porteiros e, claro, seus vizinhos.

 

Eles são excelentes fontes de fofocas e informações. Pergunte se o prédio é seguro, quem costumava morar no apartamento antigamente, se costumam ter muitos problemas ou reclamações, como é a rotina em geral dos moradores.

 

Enfim, a lista é grande. Nessa conversa, você conseguirá entender com bastante profundidade informações muito importantes sobre o imóvel, que jamais teria conhecimento de outra forma.

 

Sem falar que já terá uma noção de como será lidar com todos os moradores e se, de fato, lhe chamou a atenção como uma experiência boa.

Ao escolher apartamento para alugar, faça uma vistoria

Uma das coisas mais importantes a serem feitas antes de assinar o contrato de aluguel, é a vistoria do imóvel.

Nela, um profissional qualificado irá avaliar todo o apartamento e constatar seu estado e tudo o que contém. Ou seja, todos os móveis, se estão danificados ou não e, principalmente, a qualidade do apartamento.

 

Essa vistoria é muito importante e imprescindível, para qualquer problema que o apartamento tenha, deve ser anotado. Isso pois de acordo com a Lei do Inquilinato, o proprietário deve entregar o imóvel em perfeitas condições de uso para o inquilino.

 

E também para que, caso qualquer dano seja causado após a entrada, o inquilino se responsabilize em consertá-lo para quando o apartamento for devolvido. Vale lembrar que nesse término, uma nova vistoria deverá ser feita para verificar se as condições foram mantidas.

 

Essa análise detalhada deve vir expressa em um laudo de comprovação, e anexada no contrato de aluguel. 

 

Caso note algum problema ou dano, evite se mudar antes que o proprietário o conserte. Dentre os itens que devem ser verificados, alguns dos mais importantes envolvem a qualidade e materiais utilizados nas paredes e tetos.

 

Com todos esses itens em ordem, você estará mais seguro para sua mudança.

Verifique funcionamento das torneiras, tomadas, janelas e paredes ao escolher apartamento para alugar

Ainda falando sobre a vistoria no apartamento, também é importante verificar se as instalações elétricas e todos os objetos do imóvel estão em perfeita ordem!

 

Abra todas as torneiras para ver se a água está saindo. Veja se há algum vazamento no banheiro ou cozinha. Conte quantas tomadas existem no apartamento e se estão perto da cama ou estantes onde irá se sentar ou descansar. Todos são pontos que não devem ser esquecidos de jeito nenhum!

 

Dentro dessa questão, um dos pontos que mais passa despercebido é o mofo. De fato, ele pode ser mais difícil de ser encontrado, pois os proprietários costumam pintar o apartamento antes de entregá-lo.

 

Apesar disso, existe uma forma de detectá-lo. Veja se o tato possui uma aparência mais “fofa”, isso pode significar que há a presença de mofo e que deve ser limpo para evitar problemas de saúde durante sua estadia.

 

Ao escolher apartamento para alugar que seja mobiliado, certifique-se de que os móveis estão em ordem e funcionando devidamente. Qualquer reparo que seja necessário pode - e deve - ser solicitado antes que o contrato de aluguel seja assinado.

 

Muitos inquilinos já passaram por muita dor de cabeça com problemas no apartamento que não foram vistos na vistoria. Ninguém merece morar em um lugar que não esteja em ordem, não é mesmo?

O imóvel precisa de pequenos reparos? Negocie!

Enquanto o aluguel não for firmado, há espaço para negociar qualquer coisa. Mas quando for assinado, pode ficar bem mais difícil negociar ou pedir algum reparo para o proprietário. 

Vamos para um exemplo prático. Imagine que você tenha amado um apartamento, mas tenha se incomodado que o box do banheiro seja de plástico. Você pode propor que seja trocado por um de vidro ou outro material melhor.

 

Se ele estiver rachado ou com algum buraco, pode pedir que o dinheiro que vá gastar consertando, seja descontado do primeiro aluguel. São muitas possibilidades que podem ser acordadas, sem que ninguém seja prejudicado.

 

Isso vale para qualquer problema ou necessidade de reparo. Mas lembrando: tudo só será possível por meio da vistoria, e antes da assinatura do contrato de aluguel. Se resolver pedir alguma mudança depois que o documento for firmado, pode ter bastante dificuldade em entrar em comum acordo com o proprietário.

Cheque as garantias aceitas e o modelo de contrato ao escolher apartamento para alugar

Uma das coisas mais importantes ao escolher apartamento para alugar, é verificar qual a garantia que está sendo exigida pelo locatário.

 

A Lei do Inquilinato possibilita o uso de diversas garantias. Dentre elas, o depósito caução e o seguro fiança se tornaram os mais comuns e seguros utilizados hoje em dia.

 

O fiador também já foi um dos mais utilizados, mas vem perdendo grande força nos últimos anos. Afinal, é um modelo que traz prejuízos financeiros a quem aceita ser um fiador, o que fez com que muitos deixassem de aceitar esse papel. 

 

Assim como outros itens do contrato de aluguel, a garantia a ser utilizada também pode ser acordada entre as partes. Cada uma possui suas vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas cuidadosamente.

 

Negocie uma que seja boa para ambos, e que garanta a segurança financeira para os dois.

 

Junto com ela, não se esqueça de checar toda a parte contratual do documento. O prazo de aluguel definido te atende? Existe a possibilidade de isenção de multa no caso de saída antecipada?

 

São detalhes que podem fazer toda a diferença para seu processo de locação. Quanto mais flexível for o contrato de aluguel, melhor será para todos os envolvidos. Portanto, analise muito bem esse documento e o modelo que está sendo proposto.

Verifique a disponibilidade de data de entrada

Esse é um item que muitas vezes, passa despercebido pelos inquilinos. Mas na prática, pode acabar fazendo toda a diferença para sua mudança e até mesmo, no seu bolso.

Todo processo de mudança envolve duas etapas: a saída de seu apartamento atual, e a entrada para o novo. Na saída, todo inquilino deve cumprir com o aviso prévio de 30 dias - ou o pagamento da multa previamente determinada caso não obedeça com a regra.

 

Se você alugar um apartamento que tenha uma data de entrada no mesmo tempo enquanto estiver cumprindo com o aviso prévio, você terá que pagar dois aluguéis ao mesmo tempo.

 

Mesmo que seja por um curto período, será um gasto a mais. Por isso, é importante verificar a data de entrada no imóvel para se programar, com o mínimo de gastos possível.

 

É preciso ter organização nesse momento. Tente também negociar essa data, para que não precise arcar com dois aluguéis e consiga evitar desperdícios.

Conclusão

Sabemos que escolher apartamento para alugar não é fácil. Ainda mais em uma grande cidade como São Paulo, com diversas opções dos mais diferentes tamanhos e em bairros com personalidades completamente diferentes.

 

Por isso, nossa missão é te ajudar nessa busca. Neste texto, compartilhamos dicas importantes que você não deve se esquecer nessa jornada, que com certeza irão te ajudar muito.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e venha conhecer outros sobre a locação de imóveis em nosso blog.