São Paulo sem Carro: Com algumas dicas bem simples, você pode viver em São Paulo sem carro de forma bem prática e eficiente.

Se você quer evitar os congestionamentos, você pode optar por utilizar o sistema de transporte público. Mas se o que você quer mesmo é viver de forma mais sustentável, você pode aproveitar e curtir as ciclovias espalhadas por toda a cidade.

Uma outra dica para não precisar de carro é estar perto de toda a infraestrutura necessária, como serviços e lazer. Dessa forma, estando perto de tudo, você evita ter que fazer grandes deslocamentos para realizar as tarefas do dia a dia.

Você quer saber um pouco mais sobre como viver em São Paulo sem carro? É só ler até o final o conteúdo que preparamos para você.


Morar perto dos pontos de transporte público

Uma das melhores formas de não precisar utilizar carro em São Paulo é morar perto dos pontos de transporte público. Estar perto das estações do metrô ou dos terminais de ônibus e trens garante a sua mobilidade sem precisar depender de um carro.

A cidade de São Paulo conta com toda uma infraestrutura de transporte público com seis linhas de metrô e sete linhas de trens. Além de toda essa infraestrutura, a cidade de São Paulo conta com toda uma malha de corredores de ônibus.

São várias as opções para aqueles que querem se locomover por São Paulo sem precisar usar um carro. Com várias estações do transporte público espalhadas por toda a cidade, você pode se deslocar com muito mais facilidade e praticidade.

O transporte público se tornou uma alternativa para aqueles que querem evitar os constantes congestionamentos da cidade. Além de evitar os congestionamentos, ao utilizar o transporte público você ainda vive de forma mais sustentável.

São Paulo sem Carro: que tal usar bicicleta?  

Além do transporte público, você pode usar uma bicicleta para se locomover pela cidade. Com ciclovias e ciclofaixas espalhadas pela cidade, você pode se locomover com facilidade e ainda ter uma vida mais saudável.

São mais de 310 quilômetros de ciclovias existentes, que percorrem toda a cidade. Essas ciclovias existentes passaram por uma manutenção para facilitar a vida dos ciclistas em São Paulo. 

Além disso, foram realizadas obras para a criação de mais 173 quilômetros de ciclovias, para complementar as já existentes.

Usar uma bicicleta para realizar as tarefas do dia a dia pode ser de grande benefício para a sua saúde. Mesmo que pareça complicado para realizar as tarefas do dia a dia sobre duas rodas, com algumas dicas simples você vai conseguir fazer tudo o que precisa:

  • Ao utilizar uma bicicleta com cesta, você pode carregar as compras feitas no mercado; 
  • Para aqueles com pouco espaço, existem bicicletas dobráveis que podem ser colocadas penduradas na parede; 
  • Grande parte dos estabelecimentos comerciais oferecem locais para estacionar sua bike, então você pode sair com ela sem problemas; 
  • Para locais com grandes desníveis no terreno, uma bicicleta com marchas, ou até mesmo uma elétrica, podem ser uma boa solução. 

Com essas dicas e uma boa bicicleta, você pode viver tranquilamente em São Paulo sem precisar de um carro. Ao usar uma bicicleta para se locomover, você vive de forma muito mais saudável, além de ser um hábito sustentável.

Andar de bicicleta, para realizar as tarefas do dia a dia, é viver de forma sustentável pois diminui, consideravelmente, a quantidade de poluentes no ar. Vale lembrar que, para aqueles que se identificam com skate, ele também pode servir como uma boa opção de locomoção em alguns momentos. Com simples trocas de hábitos é possível viver muito melhor e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente.

Utilizar aplicativos de carona e de transporte

Os aplicativos de carona compartilhada como o BlaBlaCar e o Waze Carpool são uma boa opção para encontrar alguém que faça o mesmo caminho que você.

Esses aplicativos conectam pessoas de forma a diminuir o trânsito e gerar economia para os motoristas.

Com os aplicativos de carona você chega a tempo nos seus compromissos e ainda divide os gastos com outro motorista que está indo para o mesmo lugar.

Outra opção para viver tranquilamente sem carro é utilizar aplicativos como o Uber. Muitas vezes uma viagem pelo Uber vai ser mais barata e confortável do que uma viagem de ônibus ou metrô.

Nessas situações, você só precisa comparar os valores de uma viagem utilizando o transporte público e o aplicativo. Em alguns casos o trajeto pelo aplicativo vai sair bem mais barato do que na outra opção. 

Com a utilização dos aplicativos, a necessidade de se ter um carro se torna ainda menor. 

Morando no centro de São Paulo sem carro

Morar no centro de São Paulo é com toda certeza uma das melhores formas de não precisar de um carro para absolutamente nada. Estando no centro da cidade você estará perto de tudo que São Paulo tem a oferecer de melhor:

  • As melhores opções de serviços essenciais estão no centro;
  • Várias opções de lazer e cultura;
  • Toda infraestrutura necessária em transporte público.

No centro da cidade você vai ter acesso às melhores opções de lazer e de cultura. Entre museus e teatros, não vão faltar opções culturais para curtir no centro da cidade. O lazer também é destaque, com vários bares, restaurantes e casas noturnas para conferir o que a cidade tem de melhor.

Além disso, você terá todos os serviços essenciais bem próximos de você. Com todas essas opções desses serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, a necessidade de se locomover a grandes distâncias se torna mínima.

A grande vantagem de estar na área central de São Paulo é poder aproveitar tudo que a cidade tem para oferecer sem precisar ir muito longe de casa.

Com tudo que você precisa bem perto de você, uma boa opção é utilizar um motorista de aplicativo para poder fazer as tarefas do dia a dia com mais conforto. As vantagens de utilizar um motorista por aplicativo para se locomover são muito maiores do que os gastos para se manter um carro.

Agora você já sabe tudo sobre como viver em São Paulo sem carro e quais as melhores formas de se locomover pela cidade da melhor forma possível.

 Por fim, vale mostrar aqui algumas opções de estacionamento para quem também esteja usando seu próprio carro ou moto para circular pela cidade!