Você já ouviu falar em upcycling? Embora não seja uma prática nova, o upcycling têm ganhado destaque nos últimos anos por ser um design mais responsável com o meio ambiente. A técnica busca dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade. 

Diversos setores procuram cada vez mais otimizar o ciclo de vida de seus produtos e adotar hábitos mais sustentáveis de produção. As indústrias têxtis e moveleira, por exemplo, veem o upcycling como uma oportunidade de negócio.

A prática permite o uso indiscriminado da criatividade. Transformar um gaveteiro em uma cama para pets, um abajur em bolsa de luxo, tampas de lixeiras como decoração validam a ideia de que tudo é possível. Sabe aquele armário velho e quebrado que você ama e não consegue desapegar? Com o upcycling é possível garantir a continuidade do ciclo de vida desse móvel de diferentes formas, desde uma peça de decoração ou até mesmo um sofá novinho. Resumindo, no upcycling tudo é reaproveitável, basta apenas ser criativo.

A técnica possibilita repensar tudo aquilo que muitas vezes consideramos como descartável e transformá-la em algo novo, inteligente e funcional. Pensando nisso, a John Richard, maior empresa de assinatura de móveis para escritórios e residências do Brasil, juntamente da Tuim, primeira empresa de móveis residenciais por assinatura do país, desenvolveu o Projeto Sofá, uma iniciativa de responsabilidade socioambiental que ressignifica espaços por meio de mobílias que chegaram ao fim do seu ciclo na assinatura. A partir da doação de móveis em ótimo estado, ambas as marcas revitalizam itens para dar um novo significado e evitar que ele se torne lixo. 

Visando o upcycling, o projeto já rendeu uma parceria com o Instituto Europeo di Design e os alunos dos cursos de Design de Produto, Moda e Design Gráfico. Os estudantes foram convidados como parte do projeto de encerramento do semestre a repensar itens que chegaram ao fim do seu ciclo útil e colocar a criatividade em prática para dar a eles uma nova vida e funcionalidade. 

O upcycling promove um consumo inteligente dos móveis, além de trazer um desafio para a sociedade: enxergar uma nova funcionalidade para a mobília antes do descarte, o que comumente estamos acostumados.

Conectado a economia circular, o conceito de reaproveitamento possibilita a redução dos resíduos em aterros sanitários, além de promover um novo olhar, novas possibilidades e formas para os produtos, afinal tudo se transforma, nada se perde.

Você já sabe o que irá transformar? Lembre-se que as possibilidades são infinitas!