Você sabia que as contas de consumo são consideradas como as principais “vilãs” dos orçamentos de muitos inquilinos?

 

Todos sabemos que morar sozinho requer muito planejamento financeiro. Todo mês, temos que arcar com uma série de contas fixas como água, luz, gás e telefone, consideradas como essenciais para nossa moradia.

 

Cada um desses valores pode variar muito para cada pessoa. Agora, mesmo que façam parte dos gastos obrigatórios de todos os imóveis, muitas pessoas ainda enfrentam grandes dificuldades em arcar com esses valores e, ainda, guardar um pouco de dinheiro no mês.

 

Segundo uma pesquisa feita pelo Serasa, contas de consumo básicas como água e gás representam 22% dos débitos dos brasileiros. No total, representa mais de 37 milhões de dívidas envolvendo apenas tais gastos.

 

Em outras palavras, muitos afirmam que essas contas acabam pesando nos bolsos, sem que sobre muito para poupar. Com a inflação que temos visto ultimamente, essa situação piorou para muitas famílias, que se viram mais apertadas ainda.

 

Mesmo diante dessas dificuldades, é possível sim arcar com todos esses valores e ainda, economizar morando sozinho. E é justamente isso que iremos falar neste texto!

 

Aqui, compartilharemos dicas importantes para que você consiga pagar todas as suas contas de consumo e economizar ao mesmo tempo. Mas antes, veja os tópicos que serão abordados:

 

  • Contas de consumo: morar sozinho é caro?
  • Quais são os principais gastos das contas de consumo?
  • Contas de consumo: precisa ganhar bem para economizar?
  • Como controlar esses gastos com as contas de consumo?
  • Como economizar morando sozinho?

 

Vamos lá!

Contas de consumo: morar sozinho é caro?

Dependendo da região na qual você for morar e, os hábitos e costumes financeiros que tiver, morar sozinho pode acabar saindo bem caro. Mas, essa não é uma regra.

 

Com uma gestão financeira bem organizada, é possível arcar com todas as contas de consumo essenciais para o seu dia a dia. E ainda, conseguir guardar um pouco de dinheiro para comer fora, fazer uma viagem, ou qualquer outro hobbie que tenha interesse.

 

Vamos entender melhor quanto custa morar sozinho na prática, explicando esses dois tipos de gastos separadamente. Em teoria, esses gastos englobam o custo de vida, muito utilizados como referência para quem está se mudando.

 

Afinal, eles mostram uma média de quanto cada pessoa irá gastar morando sozinha em uma determinada região. Veja:

Custos fixos ao morar sozinho

Os custos fixos englobam tudo o que é necessário para uma pessoa bancar em sua moradia. Aqui, é onde podemos encaixar as contas de consumo que, como citamos acima, abrangem as contas básicas de todo imóvel como água, luz e gás.

 

É muito comum ver uma alteração no padrão desses valores com a inflação. O exemplo mais claro que temos disso é na conta de luz, que aumentou consideravelmente com seus reajustes constantes da bandeira vermelha.

 

Junto a isso, os hábitos de consumo de cada inquilino pode aumentar ou diminuir o gasto que terá ao mês. Ainda no exemplo das contas de luz, muitos sentiram o bolso pesar durante a pandemia, uma vez que acabaram gastando mais energia elétrica ao trabalhar de casa.

 

Além delas, outras despesas fixas de todo inquilino são custos envolvendo aluguel, IPTU, condomínio e internet. Todos, essenciais para que consigam bancar sua moradia.

Custos variáveis ao morar sozinho

Os custos variáveis são todos que fogem das contas de consumo. Ou seja, que não são essenciais para sua moradia.

 

Eles incluem ir em restaurantes, opções de lazer, entretenimento, viagens, e outros luxos que compõem seu estilo de vida. Aqui, não há como definir um valor exato para cada gasto, uma vez que existem inúmeras opções em cada cidade.

 

Porém, ao morar sozinho, é importante considerá-los para ver se é possível mantê-los, sem que prejudiquem suas contas de consumo.

Quais são os principais gastos das contas de consumo?

Quando falamos sobre contas de consumo, os principais gastos que todo inquilino possui são as relacionadas às contas de luz, água, gás e internet.

 

Mas, na prática, os principais gastos mensais envolvem muitos outros além dessas contas residenciais. Se você está planejando se mudar, deve ter claro em mente quais são esses custos e, ter uma média do quanto irá gastar.

 

Afinal, é importante ter certeza de que conseguirá bancar com os gastos essenciais do imóvel, sem que tenha problemas financeiros. Veja uma lista que separamos:

 

Aluguel e condomínio

O aluguel de imóveis vem se tornando cada vez mais buscado dentre muitos inquilinos. Principalmente, aqueles que estão se mudando pela primeira vez.

 

Alugar apartamento traz diversos benefícios econômicos. Primeiramente, pois os inquilinos acabam tendo menos custos com o imóvel em geral. Isso, uma vez que todos os custos extras como reformas, consertos ou manutenção são de responsabilidade do locador.

 

Sem falar que o valor em si do aluguel é muito mais em conta do que as prestações ao comprar um imóvel próprio. É claro que o preço irá variar conforme cada região e bairro, mas essa diferença de valor é nítida.

 

Isso também vale para o condomínio. Cada apartamento irá definir esse valor, com base em uma série de fatores. Como exemplo, quanto mais opções de lazer internamente tiver como piscina, quadra, salão de festas e academia, mais caro será.

 

Esses são os primeiros gastos essenciais que devem ser levados em consideração nas contas de consumo.

Mercado

As compras de mercado também fazem parte das contas de consumo de todo inquilino. 

 

Aqui, é importante ressaltar que elas vão muito além do que a alimentação em si. Mas, incluem também produtos de limpeza e de higiene, ambos essenciais para o seu dia a dia.

 

Elas podem acabar saindo um pouco caro, para aqueles que acabam comprando tudo o que veem pela frente. Para evitar prejuízos, é importante escolher o que de fato, é importante para sua rotina em casa.

Contas fixas

Por fim, as contas fixas representam o principal custo de todo inquilino.

 

Elas abrangem: luz, gás, internet, TV a cabo, telefone e IPTU. Grande parte desses custos possui um valor base, que irá determinar o cálculo total a ser cobrado por mês.

 

Mas aqui, novamente, cada inquilino irá pagar um valor diferente conforme seus costumes e hábitos. Para aqueles que querem economizar, existe a possibilidade! Mas, antes de explicar como, vamos tirar outras dúvidas muito comuns que surgem nesse tema.

Contas de consumo: precisa ganhar bem para economizar?

Com tantas contas de consumo para pagar, é normal que muitos inquilinos se preocupem com sua situação financeira. Se questionam se recebem uma remuneração suficiente para bancar tais gastos, sem que fiquem apertados.

 

Por mais que seja uma dúvida comum, é importante ressaltar que não é preciso ganhar bem para economizar. Muito pelo contrário! 

 

Vários especialistas compartilham dicas de como economizar dinheiro recebendo um salário menor. Isso, conseguindo pagar todas as suas contas sem ficar negativo ou devendo ao final do mês.

 

Vamos ver algumas das principais?

Anote e controle seus gastos, principalmente das contas de consumo

A primeira dica indispensável para economizar, principalmente para quem não recebe um salário alto, é anotar todos os seus gastos.

 

Isso vale especialmente para as contas de consumo. Seja por meio de uma planilha, um caderninho para os mais tradicionais, ou até mesmo pelo celular ou algum problema no computador.

 

É importante anotar, literalmente, todos os seus gastos. Desde os fixos como as contas de casa, alimentação e transporte, até seus gastos de luxo. Ou seja, jantares fora, passeios e viagens.

 

Com essa anotação, você conseguirá ter uma visão mais clara de onde suas despesas estão indo. Para, a partir disso, dar início às ações que irão ajudá-lo a economizar onde pode.

Corte gastos desnecessários

Uma vez que você faça a anotação de todas as suas despesas, é hora de avaliar no que está gastando seu salário.

 

É claro que com uma remuneração que não seja tão alta, grande parte do dinheiro acabará indo para as contas de consumo. Mesmo assim, pequenas mudanças em nossa gestão financeira podem ajudar e muito, para conseguirmos guardar um pouco mais de dinheiro.

 

Uma das melhores atitudes para economizar é cortar todos os gastos que não sejam essenciais para o seu dia a dia. Priorizando, assim, os que forem realmente importantes como as contas de consumo.

 

Quer um exemplo de como isso pode ser feito na prática? Ao invés de almoçar fora praticamente todos os dias da semana, que tal começar a preparar marmitas?

 

Ou, quem sabe, trocar o café da manhã em uma padaria por um caseiro? Pode parecer que não fará muita diferença, mas essas pequenas ações todos os dias, irão ajudá-lo a economizar muito.

 

Lembre-se: nunca gaste mais do que você recebe. Pode parecer uma dica óbvia, mas muitas pessoas acabam se endividando justamente por não conseguirem controlar suas compras.

 

Evite compras por impulso para evitar problemas com as contas de consumo

Quantas vezes não fomos ao mercado e, acabamos comprando muito mais coisas do que de fato precisávamos? Ou até mesmo, dando uma volta pelo shopping e adquirindo alguma roupa ou acessório que adoramos?

 

As compras por impulso são algumas das maiores vilãs para quem quer economizar. Por isso, é importante evitar sair de casa para comprar algo, sem saber exatamente o que precisa.

 

Seja para as compras de alimentação, roupas, ou o que for. Ao sair de casa, faça uma lista exata do que precisa comprar e, se mantenha à ela.

 

Uma ótima tática para ajudar a evitar esses impulsos, é usando a regra dos 30 dias. Ela funciona da seguinte forma: ao encontrar algum produto que dê vontade de comprá-lo, espere um pouco.

 

Anote o preço, onde você o encontrou e, releia essas informações em 30 dias. Se mesmo depois desse tempo, você considerar que o produto é realmente importante, então aproveite para comprá-lo.

 

Agora, caso fique na dúvida ou perca o interesse, é um sinal de que você teria gasto seu dinheiro em algo desnecessário e que não lhe serviria por tanto tempo. Dessa forma, conseguirá juntar mais dinheiro para o que realmente é importante, como suas contas de consumo.

Tenha uma meta

Muitos de nós nos sentimos mais motivados a fazer e conquistar algo, quando definimos metas. Então, por que não usar essa tática para economizar?

 

Se você definir que seu grande objetivo é guardar mais dinheiro, poderá traçar caminhos e adotar ações mais práticas para alcançar esse desejo. Até mesmo, controlar com mais força algumas compras por impulso, como citamos acima.

 

Imagine aonde você deseja chegar daqui há alguns meses ou anos e, se questione o que deve ser feito até lá. Quanto você precisará guardar por mês? Quais gastos precisarão ser cortados? 

Como controlar esses gastos com as contas de consumo?

Além das dicas gerais que citamos acima sobre como economizar, existem outras opções que também podem ajudá-lo a controlar seus gastos. E, consequentemente, administrar melhor suas contas de consumo.

 

Em todas elas, você poderá guardar mais dinheiro sem que precise abrir mão de ter uma boa qualidade de vida. Afinal, como reforçamos, não é preciso ganhar bem para economizar.

 

Basta ter um bom planejamento financeiro e, abrir sua mente para alternativas e atitudes que contribuam para construir esse novo estilo de vida.

 

Venha com a gente descobrir essas dicas imperdíveis!

Dê preferência por morar em regiões mais populares

Tudo é mais barato em regiões mais populares. Inclusive, arcar com suas contas de consumo.

 

Vamos usar a cidade de São Paulo como referência, considerada como a segunda maior da América Latina. Cada região da cidade possui um custo de vida completamente diferente do outro.

 

Ou seja, se você optar por morar em bairros nobres como Moema, Pinheiros ou Itaim Bibi, com certeza pagará um pouco mais em todos os serviços. Desde o aluguel em si, até as compras de mercado e entretenimento.

 

Por isso, uma ótima dica para controlar os gastos, especialmente com as contas de consumo, é optar por morar em regiões mais populares e acessíveis. Na capital paulista, o centro é, sem dúvidas, uma das melhores opções.

 

Além de estar estrategicamente localizado para facilitar sua locomoção, seus moradores encontram tudo o que precisam ao seu redor. E claro, que o bolso acaba agradecendo e muito!

 

Ele é uma das regiões mais acessíveis, desde nos aluguéis até no valor das contas a serem pagas. Então, busque por opções semelhantes para conseguir guardar um pouco mais de dinheiro no mês.

Se possível, opte por se locomover à pé

Os gastos com transporte não devem ser deixados de lado nas suas contas obrigatórias do mês. Principalmente para aqueles que possuem um veículo próprio. Afinal, convenhamos, o preço da gasolina e do álcool não param de subir ultimamente.

 

Por mais que sejam gastos essenciais, você já pensou em substituí-los ao preferir se locomover à pé? 

 

Em uma metrópole como São Paulo, existem diversos pontos de transporte público para ajudá-los. De linhas de ônibus, até trem e metrô. Todos, interligando os principais pontos da cidade para garantir sua locomoção.

 

Assim, você pode ir aonde desejar e, ainda, economizar um pouco mais para pagar suas contas de consumo sem se apertar no final do mês.

Cozinhe mais e, peça menos delivery

Quem não ama um delivery? A praticidade de pedir comida pronta em casa é o sonho de muitos, principalmente quem possui uma rotina mais agitada.

 

Por outro lado, de pedido em pedido, nosso orçamento vai apertando cada vez mais durante o mês. Se você deseja economizar para pagar suas contas de consumo sem estresse, é importante diminuir essas compras e, ao invés, dar preferência por cozinhar em casa.

 

É claro que isso irá demandar um maior investimento nas compras de mercado. Mas tenha certeza de que você irá gastar menos do que se pedisse delivery com uma maior frequência.

 

Opções saudáveis como arroz, carnes, feijão e salada, completam um ótimo cardápio para a sua semana. Ainda, com complementos de acordo com suas preferências alimentares.

 

Além de proporcionar uma maior qualidade de vida, quem sabe você não descobre um novo hobbie para apostar? 

Considere a moradia compartilhada

Muitos inquilinos estão apostando na moradia compartilhada para economizar mais dinheiro, principalmente nas contas de consumo.

 

Morar sozinho envolve inúmeros custos. Por isso, ao dividir apartamento com alguém, você terá uma ajuda a mais para pagar todas as contas do imóvel. Sem falar na ajuda com todas as tarefas domésticas como limpar toda a sua casa.

 

Mesmo que o imóvel esteja localizado em um bairro nobre que tenha preços mais salgados, a moradia compartilhada ajudará a bancar com esses gastos sem se apertar.

 

Existem diversas plataformas com opções incríveis de acordo com cada perfil. Aqui na Citas, como exemplo, temos desde opções de aluguel de apartamentos inteiros, até de alugar quarto onde os inquilinos irão dividir os outros espaços em comum.

 

Tudo isso, garantindo a melhor experiência de moradia para nossos citadãos. Não deixe de conferir nossas unidades e, encontrar a perfeita para o que esteja buscando!

 

Conclusão

Arcar com as contas de consumo pode se tornar um verdadeiro desafio para quem não souber lidar com suas finanças! Mas, isso não significa que você tenha que se apertar para pagar com o que precisa.

 

Nesse texto, compartilhamos dicas importantes que irão ajudá-lo a economizar morando sozinho. Isso, sem que tenha que abrir mão de uma excelente qualidade de vida. 

 

Lembre-se: as regiões mais populares de sua cidade podem ser as melhores opções para essa tarefa! Muito provavelmente, terão tudo o que precisa e, ainda, a um custo mais em conta para o seu bolso.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e dê uma olhada nos outros artigos que temos em nosso blog.