Cozinhar em casa tem suas vantagens, como a economia financeira e alimentação mais saudável. Contudo, é uma opção que assusta muitas pessoas devido ao tempo que se leva para preparar uma refeição em meio à correria do dia a dia.

Por isso os brasileiros têm comido mais fora de casa e comprado mais comida pronta do que preparado refeições para consumir no lar, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O problema é que esse hábito tem pesado no orçamento da população. Segundo o IBGE, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), mostra que comer fora de casa consome atualmente um terço das despesas das famílias com alimentação.

Com a inflação em alta, além do aumento do preço dos combustíveis, os preços em restaurantes e demais estabelecimentos de venda de alimentos também estão subindo.

Afinal, além de pagar mais caro pelos ingredientes, também há gastos com a entrega e com mão de obra, para preparar a comida, servir ou entregar.

Isso faz com que algumas pessoas repensem o gasto com a saída para comer fora ou com os pedidos de comida pronta.

Benefícios

E aí entra a opção de cozinhar em casa como uma alternativa atraente. Dois dos importantes benefícios são:

Economia: cozinhando em casa os gastos não envolvem pagar pelo serviço e demais despesas cobradas por estabelecimentos. 

Saúde: ao preparar seus próprios alimentos você mesmo ficará responsável pela escolha de ingredientes de qualidade e pela forma como são preparados. Algo que não dá para saber quando se come comida de fora.

Além disso, pode ser uma ótima oportunidade para aprender a cozinhar ou aprimorar os dotes culinários.

Existem sempre receitas práticas e fáceis que podem ajudar quem está começando, por exemplo. E para aqueles que sabem cozinhar, pode ser um novo passatempo.

Outra vantagem é o sabor. Algumas vezes, comida preparada em grandes quantidades não tem aquele tempero com gostinho caseiro.

Ao preparar seu próprio alimento você pode fazê-lo do jeito que prefere, com os temperos que gosta. Ou seja, satisfação garantida.

O tempo ainda pode ser um problema para muitos. Além do tempo para preparar as refeições, é preciso considerar que ainda é preciso tempo para comprar os ingredientes, para lavar as louças e limpar a cozinha.

Dicas

Para quem tem uma rotina muito corrida durante a semana, a dica é tentar organizar tudo no fim de semana.

Fazer as compras, deixar alguns ingredientes no ponto de usar ou até preparar comida para a semana são algumas coisas que podem ajudar.

Há quem prepare arroz, feijão e proteína para semana, separe em vasilhas e congele. Usando essas porções ao longo da semana.

É possível deixar também alguns legumes e verduras já lavados e cortados, bem guardados na geladeira, no ponto de usar, para uma salada, por exemplo.

Dessa forma você não precisará gastar muito tempo ao longo da semana, vai economizar dinheiro e vai poder ainda comer uma comida mais saudável.

Outras alternativas

Se de fato cozinhar não é seu forte e você realmente tem uma rotina apertada, ainda é possível comer uma comida mais caseira, saudável e que não custe tanto.

É preciso planejamento e pesquisa. Para saber pelo menos em média quanto do seu orçamento pode ser usado sem que pese muito no bolso.

E também ter conhecimento de estabelecimentos com uma comida saudável e com boa relação custo-benefício. Às vezes, é possível até achar uma pessoa ou pequeno serviço que forneça refeições próximo de casa ou do trabalho.

Então, considerando tudo isso, é possível dizer que cozinhar em casa vale a pena. Pode até não ser a opção mais viável para todos, mas com uma boa organização de gastos ainda é possível economizar com alimentação.

Gostou desse artigo e quer acessar mais conteúdos como esse? Então basta clicar aqui! Você encontrará temas como alimentação, opções de sair em São Paulo e muito mais.