Alugar um quarto e dividir apartamento é uma ótima alternativa para aqueles que desejam ou precisam poupar um dinheiro no final do mês. Mas nem sempre isso se torna uma tarefa fácil.

 

Compartilhar a mesma casa com uma ou mais pessoas pode ser uma experiência incrível, cheio de momentos inesquecíveis. Mas caso você tenha que lidar com colegas muito diferentes de você, seu dia a dia pode não ser tão harmonioso quanto gostaria.

 

Todo inquilino sonha em dividir apartamento com alguém que seja muito parecido, tenha os mesmos hábitos, rotina e gostos. Mas nem sempre isso pode ser realidade. Temos personalidades diferentes uns dos outros e é muito improvável que os colegas combinem 100% em tudo.

 

É necessário alguns cuidados ao morar com outra pessoa. Tanto no momento em que for escolher seu colega quanto, principalmente, em seu dia a dia. Devem ser estabelecidas regras básicas para a convivência para evitar ao máximo qualquer desentendimento.

 

Afinal, uma louça suja ou poeira no apartamento podem ser motivos suficientes para gerar brigas entre os moradores. Mas quando tudo isso estiver claro entre todos, a convivência compartilhada será maravilhosa! Quer saber como conquistar essa experiência?

 

Então venha com a gente! Neste texto explicaremos melhor como é o dia a dia de quem divide um apartamento, suas vantagens e desvantagens e dicas importantes de como garantir uma boa convivência com seu colega de quarto.

 

Veja os tópicos que serão abordados:

 

  • Como funciona dividir apartamento?
  • Quais as vantagens e desvantagens de dividir apartamento?
  • Dificuldades para dividir apartamento: roommates difíceis
  • Cinco dicas para dividir apartamento

 

Vamos lá!

Como funciona dividir apartamento?

Se você está pensando em dividir apartamento, então deve conhecer muito bem como é o dia a dia de quem vive em uma moradia compartilhada. Isso porque caso não haja uma boa convivência entre os moradores, a experiência pode se tornar um caos!

 

Muitos inquilinos buscam compartilhar seus lares com colegas . Normalmente, o principal motivo é dividir as despesas para que consigam guardar dinheiro e ter sua independência.

 

Por mais que muitos associem a moradia compartilhada com a falta de privacidade, essa não é bem a realidade. Cada um terá seu próprio quarto, mas compartilharão todos os espaços comuns do local como sala, cozinha e lavanderia. 

 

Já em outros lugares como os colivings, esses espaços costumam ser divididos com todos os moradores do prédio, criando um forte senso de comunidade entre todos. Neles, os inquilinos devem ajudar uns aos outros de forma que todos consigam usufruir dos espaços em comum sem prejuízo por meio da economia colaborativa.

 

Somos seres sociáveis por natureza, mas isso não significa que todos temos facilidade de compartilhar e conviver com muitas pessoas. Ao dividir apartamento, você terá que ter essa regra como premissa para o seu dia a dia, para que mantenha uma boa convivência com seu colega de quarto.

Quais as vantagens e desvantagens de dividir apartamento?

Dividir apartamento pode não ser a melhor decisão para alguns. Como dissemos acima, é importante estar ciente de todas as vantagens e desvantagens de compartilhar a moradia com outra pessoa.

 

Por um lado, você pode ter uma enorme economia, otimização do tempo e uma incrível socialização com seu colega de quarto. Por outro, pode encontrar dificuldades justamente nesse entrosamento e divisão do espaço.

 

Em entrevista à ZAP Em Casa, a advogada Marilia Noelly Gois Monteiro deixa claro essa condição. “Você vai obrigatoriamente conviver e compartilhar espaços. Se dividir o quarto, vai dormir e acordar com um estranho. Então, é bom ter noção de respeito ao espaço físico, limites emocionais e bem-estar do outro”, disse.

 

Então, separamos abaixo as principais vantagens e desvantagens para que te ajude a tomar sua decisão.

Vantagem: economia de recursos

Compartilhar um espaço proporciona uma enorme economia de recursos. Essa é uma das principais vantagens e uma das mais valorizadas, principalmente dentre aqueles que estão se mudando pela primeira vez e precisam economizar.

 

Quando moramos com outra pessoa, o colega de apê ajudará a arcar com todas as contas do imóvel. Tanto as de luz, água, gás e internet, até mesmo as compras de mercado. Tudo pode ser combinado e dividido de forma que ninguém fique prejudicado.

 

Se pensarmos em inquilinos que moram em grandes cidades, dividir apartamento em São Paulo como exemplo, é ainda mais vantajoso! Afinal, a cidade é a maior do país e, dependendo do bairro onde for morar, o custo de vida não é nada barato.

 

Então, ter alguém com quem compartilhar a moradia será de grande ajuda.

 

Vantagem: otimização do tempo

Quem mora sozinho sabe que não é nada fácil manter a casa em ordem. Sempre tem muita louça para lavar, roupa para passar, varrer a casa, arrumar tudo ... só de listar já cansa!

 

Com um colega para dividir apartamento, vocês podem dividir essas tarefas e otimizar muito o tempo que gastaria. Se você não gosta de lavar a louça por exemplo, pode combinar de fazer outra tarefa ao invés. 

 

Assim, nenhum dos moradores ficará sobrecarregado para deixar seu lar limpo. Uma praticidade enorme para o seu dia a dia! Com o tempo de sobra, quem sabe você não consegue colocar aquela série em dia ou fazer algum hobbie que goste?

Vantagem: socialização

Dividir apartamento vai muito além do que somente ter alguém para ajudar a pagar as despesas. 

 

Um colega de apartamento pode ser uma excelente companhia para o seu dia a dia! Será uma pessoa com quem você viverá diariamente e poderá compartilhar momentos incríveis juntos. Desde os momentos bons até os ruins quando precisamos de alguém do nosso lado.

 

A socialização é uma ótima vantagem, principalmente morando em um coliving com pessoas de diferentes idades, costumes e rotinas compartilhando todos os espaços em comum.

Desvantagem: entrosamento

A principal desvantagem ao dividir apartamento está no entrosamento. Por mais que algumas pessoas tenham maior facilidade em morar junto, outras são mais resistentes e preferem ter seu próprio espaço.

 

Sem falar que qualquer diferença de costume, hábito ou personalidade pode ser motivo para desentendimento. Mesmo que seja pelo mínimo detalhe.

 

Se você se encaixa nesse perfil, então pense muito bem antes de decidir compartilhar sua casa. É importante ter claro o que envolve dividir um apartamento e como será sua nova rotina, para saber se está disposto a encarar a mudança.

 

Caso a resposta seja negativa, não arrisque. Busque por um local próprio e com um preço que caiba no seu bolso. Em nosso blog, temos diversos artigos sobre quanto custa morar sozinho, dicas para morar sozinho e sobre como encontrar seu apartamento. Dê uma olhada por lá!

Dificuldades para dividir apartamento: colegas difíceis 

Já vimos muitos inquilinos compartilharem péssimas experiências ao dividir apartamento justamente pelos seus colegas de quarto. 

 

Por mais que compartilhar o lar traga muitas vantagens financeiras, um roommate (como também são conhecidos) que não tenha gostos ou hábitos parecidos com os seus pode ser motivo suficiente para tornar o dia a dia bastante complicado.

 

Muitos acreditam que essa situação possa acontecer quando o inquilino decide dividir apartamento com um desconhecido. Mas não se engane: até mesmo pessoas próximas a você podem não ser colegas ideias para morar junto!

 

Um roommate deve ser alguém especial e, escolhido com muito cuidado! Ele deve ser muito além do que capaz de ajudar financeiramente a bancar todas as contas da casa.

 

Na prática, ele deve ser uma pessoa que tenha uma afinidade próxima à você. E aqui, não queremos dizer proximidade familiar ou como amigo, mas sim em muitas outras questões como interesses, rotina e costumes.

Ninguém será 100% igual à você, isso é um fato. Mas quanto mais gostos tiver em comum, melhor! Caso contrário, você pode ter diversos conflitos com seu colega no dia a dia.

 

Principalmente, durante esse momento difícil de isolamento social no qual estamos vivendo. Vamos compartilhar algumas dicas de como manter uma boa convivência com seu colega.

 

Mas antes, veja alguns dos casos mais comuns de diferenças de hábitos entre os moradores que causam conflitos constantes.

Dividir apartamento com o mandão

Dividir apartamento com alguém que tenha uma personalidade muito diferente da sua, não costuma dar muito certo. Principalmente, com os famosos colegas de quarto “mandões”, que querem ditar diversas coisas no dia a dia.

 

Podem ser por questões pequenas como controlar o canal da televisão, ou questões um pouco mais complicadas. Desde querer uma organização específica de algum objeto ou cômodo até implicar com a vinda de visitas.

 

Já imaginou quantos desentendimentos podem ocorrer? Conviver com alguém que queira mandar em diversas questões do dia a dia não dá certo. Os colegas de quarto devem estar de acordo sobre as regras de convivência.

 

Mesmo que cada um tenha opiniões diferentes, devem chegar a um comum acordo. Caso os conflitos permaneçam mesmo depois dessa conversa, o inquilino pode conversar com o proprietário pedindo para que ele intervenha na situação. 

 

O importante é encontrar um equilíbrio para que ninguém seja prejudicado.

Dividir apartamento com o mal cheiroso

Essa é uma questão mais delicada que muitos inquilinos enfrentam. 

 

Conviver com alguém que não tenha bons hábitos de higiene não é fácil. Seja por não ter o costume de se banhar ou até mesmo de lavar as roupas, causando um cheiro desconfortável.

 

Pode ser um hábito difícil de mudar. Então, qual a melhor forma de lidar com esse problema?

 

Tente entender melhor o comportamento de seu colega de quarto em uma conversa franca. Exponha o que está te incomodando de uma forma que não o ofenda. Inclusive, é possível oferecer algumas sugestões para ajudar a melhorar a situação.

 

Se ele não tiver muito tempo para lavar as roupas como exemplo, proponha um revezamento para auxiliá-lo. Caso seu colega tenha algum problema de saúde que possa ocasionar esse mau cheiro, questione sobre a possibilidade de consultar algum especialista.

 

Vocês podem conversar sobre o assunto de forma tranquila, sem que cause um constrangimento.

Dividir apartamento com o bagunceiro

Dividir apartamento com um colega de quarto bagunceiro é um dos problemas mais comuns enfrentados por muitos inquilinos. E também, um dos que causa maior dor de cabeça e desentendimentos.

 

Algumas pessoas são mais tranquilas quando falamos sobre organização. Um meio termo, não sendo extremamente exigentes tampouco desleixadas sobre a ordem de sua casa.

 

Mas por outro lado, temos também os extremos. Pessoas que se preocupam até demais em manter o apartamento em ordem e aquelas que acabam deixando a casa bastante bagunçada. Esse seria o pior cenário em termos de convivência, com personalidades completamente distintas.

 

Ter uma conversa sincera sobre essa diferença é a melhor forma de tentar solucionar o problema. Mostre como a questão te incomoda e tentem encontrar um meio termo para que não haja mais desentendimentos.

 

Como exemplo, tentem entrar em acordo para manter ao menos os espaços em comum em ordem. Assim, não terá que conviver com bagunça pelo espaço.

Dividir apartamento com o comilão

As compras de mercado também podem acabar sendo motivo para desentendimento. Especialmente, com colegas de quarto que acabam passando do limite nessa questão.

 

Todos sabemos que as compras de alimentos não são baratas. Ainda, quem nunca gostou de comprar guloseimas, salgadinhos ou doces para matar aquela vontade?  O grande problema sobre essa questão é que, muitas vezes, os colegas acabam compartilhando essas comidas sem que tenham ajudado a pagar por elas.

 

Também pode se tornar um problema muito delicado se não souber a melhor forma de lidar com ele. Assim como nos casos anteriores, uma boa conversa pode fazer toda a diferença!

 

Estabeleça regras sobre as compras de mercado. Cada um pode ter seu próprio espaço na geladeira ou nos armários, assim não terá como confundir qual item pertence à quem.

 

Ou ainda, é possível colocar etiquetas em potes ou vasilhas para identificar o que é seu. Deixe bem visível para que não haja dúvidas.

 

Caso queiram realmente compartilhar tudo, deixe isso muito bem acordado antes que seu colega de quarto vá morar no apartamento. Assim, ambos estarão cientes de que irão dividir tudo o que for comprado.

Cinco dicas para dividir apartamento

Dividir apartamento não é uma tarefa fácil. Muitos possuem dificuldade em se ajustar à nova rotina de compartilhar uma casa com outra pessoa que pode ter gostos e personalidade muito diferentes da sua.

 

Mas não deixe isso desanimá-lo! Essa experiência pode ser incrível e marcar essa etapa de sua vida. Queremos ajudá-lo nesse sentido. 

 

Por isso, separamos cinco dicas imperdíveis para que você consiga dividir seu apartamento, evitando ao máximo desentendimentos com seu colega.

 

Confira!

Defina as regras de convivência

O ponto de partida para todos que desejam dividir apartamento é esclarecer todas as regras de convivência. Para isso, é importante antes de tudo, conhecer a fundo seu colega de ap. Não somente seus gostos, mas também seus costumes e rotina.

A partir disso, vocês devem ter uma conversa clara sobre as responsabilidades de cada um dentro de casa. Como se organizarão para manter o lugar em ordem? Divida as tarefas domésticas com base no que cada um prefere, sem que ninguém fique sobrecarregado.

 

Mas além disso, existem outras questões importantes que não devem ser esquecidas nessa conversa. Elas envolvem, principalmente: pagamento das despesas, regras sobre visitas e formas de uso do apartamento.

 

Vamos abordar melhor esses aspectos nas próximas dicas.

Respeite o espaço do outro

Dividir apartamento não significa que vocês tenham que compartilhar exatamente tudo. E ainda, a todo momento.

 

Cada um deve respeitar o espaço do outro colega. Ter privacidade é muito importante, principalmente quando moramos com outras pessoas. 

 

Afinal, nem sempre estamos no clima para socializar e bater papo. Muitas vezes queremos ficar tranquilos em nosso espaço, descansando ou praticando algum hobbie.

 

Então, sempre respeite a privacidade das pessoas que moram com você.

Mantenha suas coisas em ordem

Organização em primeiro lugar! Mesmo que você tenha um lado mais bagunceiro, seu colega pode ser diferente e não gostar nem um pouco das coisas fora do lugar.

 

Então, mantenha o apartamento em ordem pelo menos nos espaços em comum como sala, cozinha e lavanderia. Em seu quarto, pode deixá-lo da forma como preferir.

 

Essa organização também vale em questão de limpeza. Não deixe sujeira acumular e reveze com seu colega quem será responsável por cada tarefa. Uma boa estratégia é alternar as responsabilidades com frequência para variar.

Tenha bom senso com as visitas

Receber visitas é uma alegria enorme! Mas deve ser no momento adequado quando se divide apartamento.

 

Antes de chamar qualquer pessoa para a sua casa, combine com antecedência com seu colega. Tenha certeza de que ele está de acordo e não se sentirá incomodado. Tudo se resume a uma questão de bom senso.

 

Afinal, o espaço não é só seu. Então cuide para que mesmo com as visitas em casa, não haja muito barulho ou bagunça que possa incomodar seu colega de quarto.

Mantenha sempre uma boa comunicação

Manter uma comunicação aberta e próxima é a chave para uma boa convivência ao dividir apartamento. Seja para assuntos leves e divertidos e, principalmente, problemas que estiverem incomodando.

 

Assim, qualquer desentendimento que possa ocorrer, pode ser resolvido facilmente. Basta ser sincero com o outro e estar disposto a ouvir. Caso contrário, compartilhar o mesmo espaço será bem difícil.

Conclusão

Muitos inquilinos buscam dividir apartamento hoje em dia. Compartilhar o mesmo espaço com outra pessoa pode ser incrível, mas precisa de cuidados constantes para garantir uma boa convivência entre todos.

 

Por isso, lembre-se das dicas que demos ao longo do texto para evitar qualquer problema com seu colega de quarto.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita em nosso blog. Temos outros textos que podem lhe agradar!