O mercado de assinatura, embora não seja novo, tornou-se uma tendência após a pandemia da Covid-19. Atualmente, praticamente tudo pode ser assinado, desde roupas, alimentos, livros, produtos para animais domésticos e até mesmo mobílias, todos disponíveis com poucos toques na tela do celular, com o objetivo de oferecer praticidade e flexibilidade ao consumidor.

Com os clubes de assinatura em ascensão, muito se fala em economia circular. Este conceito propõe uma mudança direta na forma de consumir - do design dos produtos até a relação com as matérias-primas e resíduos. Ao apresentar enorme potencial para o crescimento econômico e acelerar o caminho rumo a um futuro sustentável, a economia circular tem aparecido cada vez mais nas mesas de reuniões executivas. A Tuim, primeira empresa de móveis residenciais por assinatura do Brasil, já nasceu com essa premissa de consumo mais consciente.

Conhecida como a “Netflix dos móveis”, a startup nasceu como uma solução simples e inteligente de consumir móveis, com total autonomia para o consumidor escolher exatamente o que quer e pelo período que precisa. A ideia é fazer com que a sociedade repense o atual consumo dos móveis, a partir do movimento visto nos últimos anos em que o mundo entrou definitivamente em uma nova era do consumo, um fenômeno conhecidamente como ‘o fim da propriedade’. 

Quando pensamos no uso eficiente dos recursos com menos desperdício o uso se torna protagonista. O conceito de propriedade está ficando cada vez mais obsoleto. Desta forma, a assinatura de móveis, além de oferecer mais liberdade ao consumidor, faz com ideias de sustentabilidade seja cada vez mais comuns. 

Com uma rotina cada vez mais atribulada e com os imóveis menores, o modelo de assinatura faz com que o consumidor adapte os móveis ao seu estilo e necessidade sempre que quiser, oferecendo flexibilidade e agilidade para mudar.

Agora é possível, por exemplo, trocar aquele móvel que não possui mais utilidade por outro que faça mais sentido naquele momento ou fase da vida. Ou seja: casa renovada e zero impacto no meio ambiente. 

A indústria moveleira possui inúmeros impactos ambientais diante do grande volume de resíduos gerados, da exploração irracional, desperdício de madeira e do uso de substâncias tóxicas, por isso o aluguel de móveis corrobora, principalmente no aumento da vida útil da mobília que poderá dar mais vida, cor e alegria para outro lar, quando não tiver mais utilidade para você. Sendo assim, o que acha de alugar ao invés de comprar?