a cultura de uma região impacta diretamente em seus costumes, roupas e no estilo de decoração dos ambientes, os países orientais são conhecidos pela forte influência da cultura na estética do país, com isso, a decoração japandi se tornou uma tendência em países do mundo inteiro.

A internet é responsável pela popularização de estilos que antes não eram tão conhecidos, dessa forma, o estilo japandi conquistou muitos internautas com uma estética única que garante conforto e elegância aos cômodos.

Sendo uma união da palavra “japonês” com a palavra “escandinavo”, esse estilo decorativo é composto por elementos marcantes dos dois estilos, que pretende, principal, tornar o ambiente agradável.

O que é o estilo japandi?

Apesar de inusitada, a junção dos estilos de decoração japonês e escandinavos culminaram em uma excelente estética, valorizando a simplicidade, o rústico, aconchego e conforto, tudo isso com elegância, funcionalidade e sofisticação.

A aplicação desse estilo garante um ambiente com muita personalidade, ideal para aqueles que buscam sair um pouco do óbvio e do convencional.

Quais são as suas principais características?

A decoração de uma casa deve refletir a personalidade de seus moradores, dessa forma, é essencial que o espaço possua toques pessoais, garantindo que o estilo decorativo escolhido, se encaixe com a estética dos moradores ou proprietários do imóvel, o mesmo deve ocorrer em ambientes comerciais, para firmar a identidade visual do estabelecimento.

Uma das principais características da decoração japandi é o uso de materiais naturais, como a madeira, fibras, cerâmicas e pedras para os móveis, e o bambu, vime e rattan para detalhes da decoração, sempre priorizando a funcionalidade dos objetos.

Como o conforto e a funcionalidade são destaques nesse estilo, é comum a inclusão de texturas mais macias, sendo popular a presença do crochê, tricô, linho e algodão, o que pode estar presente em mantas, toalhas, roupas de cama e almofadas.

Uma das principais características da decoração japandi é o minimalismo, como seu foco é na funcionalidade e conforto, todos os elementos da decoração possuem um propósito, por isso, a ideia de que “menos é mais” está muito presente.

A mobília deve ser prática e necessária ao espaço, evitando a presença de objetos considerados desnecessários ao cotidiano do ambiente, garantindo mais leveza e fluidez, os espaços vazios não são um problema.

Na paleta de cores, os tons mais claros e sóbrios são predominantes, pode-se destacar a utilização do branco, cinza-claro, bege, rosa-claro, azul-marinho, verde musgo e caramelo, o que representa perfeitamente a união das cores claras influenciadas pelo estilo escandinavo e as cores mais sóbrias da arquitetura japonesa.

Como aplicar esses elementos decorativos em casa?

É possível decorar um ambiente com o estilo japandi com poucas alterações, incorporando os seus principais elementos decorativos e adaptando-os conforme o gosto e personalidade dos moradores ou proprietários.

Um dos elementos principais a ser incorporado é o uso da madeira, que pode estar presente em painéis nas pareces ou móveis da casa, como mesas, cadeiras e estantes, dando preferência para as madeiras claras, que estão muito presentes na decoração japonesa e escandinava.

Para contrapor os espaços vazios e tons mais claros, é interessante adicionar plantas como objetos decorativos, assim, é possível ter mais cores sem que haja uma poluição visual, remetendo a natureza e se mantendo na estética do estilo japandi.

Ter um ambiente com essa estética pode exigir alterações mais simples do que se imagina.

Fique por dentro das novidades do mundo imobiliário no nosso site