As pessoas não sabem muito bem o que é um exemplo de arte urbana, mas na realidade ela está mais presente do que imaginamos. Arte urbana é toda e qualquer manifestação artística realizada nos espaços urbanos e públicos da cidade. O grande objetivo é, de alguma forma, passar uma mensagem e interagir com o público. 

Você pode não estar lembrando de nenhum exemplo agora, mas certamente já viu um grafite em um muro da sua cidade, não é? 

Ou uma escultura em uma praça, apresentações teatrais em espaços abertos, shows musicais, estátuas vivas, bem como intervenções diversas... Todos esses são exemplos de arte urbana.

A arte de rua tem, muitas vezes, um forte caráter contestador. 

Isso porque está caracterizada justamente pela sua realização em espaços considerados marginalizados pela sociedade, como calçadas, túneis, viadutos, pontes, praças... 

Tem um forte apelo de ocupação dos espaços públicos pelas pessoas e além disso, por suas manifestações artísticas e culturais. Essas que, normalmente, não são apresentadas em grandes teatros ou museus. 

Além disso, esse tipo de arte é realizado na maioria das vezes sem a autorização ou comunicação às autoridades e busca justamente contestar esses poderes. 

Arte urbana e suas origens 

Se formos considerar a forma de apresentação da arte urbana – a arte feita nas ruas - é possível dizer que ela teve origem ainda na Grécia antiga. 

Isso porque, desde aquela época, trovadores faziam suas apresentações nas ruas e em espaços públicos, para todas as pessoas. 

Ao longo dos séculos, muitos outros artistas utilizaram as ruas, praças, bem como vários outros espaços públicos para manifestar sua arte. 

A arte urbana como conhecemos hoje, contudo, tem início entre as décadas de 1960 e 1970. 

Nos Estados Unidos, com a cena underground, o punk e a “street art”. 

Arte de rua no Brasil

E no Brasil, com o avanço da contracultura e a contestação dos poderes vigentes – em especial a Ditadura Militar, instituída em 1964 no país. 

Sem espaço na mídia ou nos espaços dominados pelos militares, as ruas, muros e praças eram os espaços que restavam aos artistas da época. 

A arte urbana como um movimento social e político

O grafite foi a arte que primeiro tomou conta dos espaços públicos no país, com mensagens de afronta aos militares. 

No início, a preocupação era muito menos estética e mais política. O objetivo era simplesmente expor a insatisfação da sociedade diante da situação do país. 

Aos poucos, os recursos e técnicas foram se aperfeiçoando e as cidades foram ganhando diversas intervenções. 

Em especial nos grandes centros, como a cidade de São Paulo, é possível ver nas ruas cantores se apresentando com seus instrumentos musicais, escritores declamando seus poemas ou lendo trechos de suas obras... 

É muito comum também ver cartazes e pinturas diversas nos muros. Alguns de poucos centímetros e pouca ou nenhuma preocupação estética. 

E outros multicoloridos, hiper-realistas e além disso, de dimensões gigantescas, como as artes urbanas do grafiteiro Kobra

Outras manifestações artísticas como exemplo de arte urbana

 

 Não é só o grafite que define as manifestações artísticas. Um bom exemplo de arte urbana, que talvez nem todo mundo conheça, é o estêncil. Esse tipo de manifestação é feito por meio de recorte de papel que serve como molde, e o spray ou tinta fixa os desenhos. Mundialmente conhecido, o artista, ativista político, mas também diretor de cinema britânico Banksy é um exemplo dessa manifestação.

Sem revelar seu rosto, seu nome ou sua idade, então o artista é conhecido por suas intervenções com uso de estêncil. Ele faz os trabalhos nas ruas de grandes cidades de todo o mundo, como Nova Iorque e Londres.

Anonimamente, o artista circula pelas ruas e também faz todo o tipo de críticas duras e sarcásticas a figuras de poder e autoridades. 

Além disso, as apresentações de rua, seja um mágico, um palhaço ou um grupo de teatro são caracterizadas como manifestações artísticas. 

Em São Paulo, por exemplo, é comum encontrar ações como essas. Nos dias de domingo, quando fecha a Avenida Paulista para as pessoas passearem, muitos artistas a utilizam para mostrar seus trabalhos, entreter o público e passar mensagens importantes para quem está presente. 

 

Mapa de arte urbana

Gostou? E agora, quer ver de perto arte urbana que está perto de você? Pois saiba que um grupo de admiradores reuniu em um mapa as principais intervenções no país. Dá uma conferida! E se você gostou desse artigo e quer ter acesso a mais conteúdos como esse, basta clicar aqui! Você terá acesso a temas como qualidade de vida, lazer em São Paulo e muito mais.