Se você está buscando um apartamento para alugar em São Paulo, muito provavelmente deve ter se deparado com opções de flats. Ele é um modelo de moradia muito prático, mas que ainda não é tão popular como outros, como a kitnet.

 

Escolher o melhor imóvel para alugar não é uma tarefa fácil. São muitas opções e pontos para levar em consideração. Desde o tamanho ideal para suas necessidades, até sua localização e, se vale a pena compartilhá-lo com colegas de quarto.

 

Cada apartamento possui suas peculiaridades que devem ser levados em consideração nessa escolha, assim como acontece com os flats. 

 

Em seu tamanho, são muito similares com outros apartamentos menores como os lofts. Contudo, eles possuem uma diferença muito significativa que iremos explicar melhor no texto: os serviços que seus moradores possuem à disposição.

 

Para aqueles que não conhecem a fundo as opções de imóveis disponíveis no mercado, pode ser difícil diferenciá-lo de outros apartamentos. Por isso, viemos ajudá-lo!

 

Neste texto, explicaremos as principais características dos flats, para quem é mais indicado, suas vantagens e desvantagens e, ainda, dicas de como escolher o flat ideal para você.

 

Antes de começarmos, confira os tópicos que serão abordados:

 

  • O que são flats?
  • Diferença entre flats, lofts e estúdios;
  • Quais as vantagens e desvantagens de morar em flats?
  • Qual o perfil do inquilino de um flat?
  • Como encontrar flats para alugar?
  • Dicas na hora de escolher um flat.

 

Vamos lá!

O que são flats?

Os flats são apartamentos com dimensões menores do que um convencional, mas que em uma comparação, possuem um tamanho um pouco maior ao de um quarto de hotel.

 

Também conhecidos como apart-hotel, a principal característica que faz com que receba esse nome é por oferecer os mesmos serviços de um hotel. É isso mesmo, desde refeições, limpeza diária, lavanderia, e muito mais.

 

Dependendo do local, os inquilinos ainda podem encontrar alguns serviços mais luxuosos, como massagista e personal trainer. Isso sem falar de academias, piscinas, saunas, salões de jogos e outras comodidades.

 

Todos esses serviços são cobrados na taxa do condomínio. 

 

Para que traga um clima de maior conforto, seu espaço normalmente contém uma cozinha pequena. Assim, aqueles que preferem preparar algo, possuem essa opção como alternativa aos pedidos prontos.

 

No geral, os flats podem ser considerados como quartos maiores do que os vistos nos hotéis, fisicamente. Contam com os mesmos serviços, mas trazem aquele ar de “estar em casa”, com nosso conforto que tanto amamos.

 

Diferença entre flats, lofts e estúdios

É muito comum vermos inquilinos confundindo os flats com outros modelos de apartamentos. Aparentemente, podem de fato parecer muito semelhantes. Contudo, é importante destacar que cada um possui suas próprias características, espaço e perfil de morador mais indicado.

 

Se você está na busca por um imóvel e, não conhece essas diferenças, separamos abaixo as principais características de alguns dos modelos mais confundidos com os flats.

 

Confira:

Flats x Lofts

Os lofts representam um modelo único de apartamento, com uma história muito fascinante de sua criação.

 

Eles são inspirados nos antigos galpões industriais do século XIII, muito utilizados para armazenamento. Nos anos 50, começaram a ser transformados para espaços destinados à moradia na França e Nova York, se popularizando poucos anos depois para outros países.

 

Com uma origem história incrível, a principal característica dos lofts que os diferenciam dos flats é seu pé direito alto, com a ausência de repartições internas. Possuem uma planta aberta com ar industrial, com a integração de todos os cômodos.

 

Valorizando a luz natural, seu ambiente normalmente possui um ar mais rústico e inspirador, característico de sua origem. Porém, como seu espaço é completamente aberto, é possível decorá-lo da forma que cada um preferir.

 

Além de seu tamanho ser completamente diferente dos flats, não dispõem dos serviços oferecidos pelos apart-hotel. 

 

Flats x Estúdios

Os estúdios (ou kitnets), são apartamentos compactos com cerca de 20m² e 40m². Por terem um tamanho menor, todos os cômodos da sala, cozinha e quarto são integrados.

 

Em comparação com os flats e lofts, seu espaço é bem menor do que qualquer um deles! Apesar disso, é muito comum ver inquilinos decorando o ambiente com móveis que criem uma sensação de divisão entre os espaços, de forma harmoniosa sem preencher todo o local.

 

Quando surgiram entre os anos 60 e 70, foram criados em uma época na qual a população buscava por moradias menores e mais funcionais, para que tivessem uma maior praticidade em seu dia a dia.

 

A principal vantagem de morar em uma kitnet é sua economia, uma vez que as contas de água, energia, gás e, até mesmo o aluguel, são menores do que em outros modelos de imóveis.

 

Ainda, viver em uma kitnet traz uma praticidade enorme para o dia a dia, fácil de ser limpado e mantido em ordem.

 

Em nosso blog, temos um guia completo com tudo sobre kitnet. Nele, você pode encontrar o preço médio desses apartamentos, os principais cuidados a serem tomados e, dicas de como organizar e decorar seu apartamento.

 

Se você está pensando em alugar uma kitnet, não deixe de conferir este conteúdo!

 

Quais as vantagens e desvantagens de morar em flats

Por mais que não sejam tão populares quanto outros modelos de apartamentos, morar em um flat é extremamente vantajoso! Ter uma maior praticidade e economia são, sem dúvidas, alguns dos maiores atrativos para os inquilinos.

 

Agora, por outro lado, os flats também possuem certas desvantagens que podem incomodar certas pessoas. Principalmente, por seu tamanho menor e falta de divisão entre os cômodos.

 

Para entender melhor cada um desses pontos, confira um breve resumo  que separamos abaixo. É importante analisar muito bem cada um desses pontos, para definir se o imóvel possui o que você está procurando.

 

Confira:

Vantagens dos flats

A economia de tempo e praticidade são algumas das maiores vantagens ao morar em flats.

 

Normalmente, esses apartamentos são buscados por inquilinos que desejam economizar um pouco a mais por mês. Mesmo que cobre um pouco a mais pelos serviços parecidos com os de um hotel, o valor final cobrado é muito mais em conta do que em outros modelos de imóvel.

 

Ainda, a oferta desses serviços traz uma praticidade enorme para o dia a dia. Com eles, os inquilinos não precisam se preocupar em cozinhar ou gastar tempo limpando o lugar. Tudo está incluso no valor total.

 

Essa é uma ótima vantagem, principalmente para aqueles que trabalham muito e não possuem tempo para se dedicar a essas tarefas. Às vezes, compensa pagar um pouco a mais, para ter esse conforto no dia a dia.

 

Tudo isso traz um conforto enorme ao morar em flats. Afinal, os inquilinos terão a sensação de realmente, estarem hospedados em um hotel. Mas, com a possibilidade de decorá-los do jeito que gosta, com móveis e objetos do seu perfil.

 

Por fim, é muito fácil alugar um flat. Primeiramente, pois a primeira parcela costuma ser cobrada no momento da entrada e, depois, normalmente mês a mês. Em segundo lugar, pois normalmente não costumam exigir nenhum tipo de garantia de locação, como ocorre usualmente no aluguel de imóveis.

 

Inclusive, temos um artigo em nosso blog justamente sobre a locação sem garantia. Muitos desconhecem que essa possibilidade existe, e ela pode ser muito benéfica para os inquilinos.

Desvantagens dos flats

Assim como em qualquer outro modelo de moradia, os flats também possuem suas desvantagens.

 

Dentre eles, o preço mais elevado é um dos que mais se destaca. Por se tratar de uma administração parecida com a hoteleira, os serviços que oferecem acabam encarecendo o valor final cobrado mensalmente.

 

É claro que esse preço não se compara à diária de um hotel. Mas mesmo assim, acaba sendo um valor a mais que deve ser considerado.

 

Em relação ao seu espaço, enquanto muitos consideram que traz um conforto, outros já acreditam o contrário. Muitos inquilinos defendem que os flats não criam um vínculo de moradia, principalmente pelos serviços hoteleiros.

 

Ainda, os flats costumam ter uma alta rotatividade de moradores, o que também gera uma certa impessoalidade e maior dificuldade em se aproximar dos outros moradores.

 

O distanciamento é bem maior, se compararmos com os outros modelos de apartamentos. Fato que pode ser uma grande desvantagem para aqueles que gostam de criar vínculos.

 

Qual o perfil do inquilino de um flat?

Os flats são ideais para inquilinos que preferem morar sozinho. Normalmente, são pessoas que costumam viajar bastante ou, ainda, estudantes que possuem uma rotina mais agitada. E, por isso, não possuem muito tempo para cuidar do apartamento.

 

Por disponibilizarem serviços parecidos com os de um hotel, os flats trazem uma praticidade enorme, um dos principais benefícios buscados por seus moradores. Assim, podem se dedicar às suas tarefas e responsabilidades.

 

Afinal, terão o conforto de terem serviços de refeição e limpeza incluso no preço mensal.

 

Ainda, os flats são muitos buscados por aqueles que desejam se mudar rápido, sem tempo para as burocracias que envolvem a locação de imóveis. Como não exigem nenhum tipo de garantia, a mudança para o local acaba sendo mais rápida.

 

Para turistas e viajantes que irão passar mais tempo na região, os flats também são excelentes opções. Com eles, terão um conforto a mais, junto com a praticidade de não ter que cozinhar ou limpar, para que consigam conhecer a cidade.

 

Por fim, os flats também são opções interessantes para investidores, que podem alugar o local para ter uma renda extra no mês.

Como encontrar flats para alugar?

Encontrar flats para alugar é muito simples. Existem diversas plataformas que mostram os imóveis disponíveis em cada região, junto com imagens do local e seu preço.

 

Como exemplo, os sites do ImovelWeb, VivaReal e Zap Imóveis são alguns dos mais completos. Todos possuem uma descrição do tamanho do apartamento, se há vagas de garagem, número de quartos e muito mais.

 

Ainda, os usuários podem aplicar filtros com base no que procuram em um imóvel. Seja um tamanho ideal, a localização ou, quantidade de quartos como exemplo. Nesses sites, fica muito mais fácil ter uma noção aprofundada do apartamento e, marcar uma visita com a locadora ou o proprietário.

 

Em relação ao seu preço, irá variar assim como outros tipos de modelos de apartamento. Ou seja, dependendo de sua localização e tamanho, pode ser mais caro ou em conta.

 

Se for escolher flats para alugar em SP, como exemplo, certamente encontrará as mais diversas opções e variações de preço. Em regiões como o centro da cidade, Santa Cecília ou República, como exemplo, os valores podem ser mais em conta.

 

Agora, se preferir morar em um flat localizado em regiões mais nobres, como Itaim Bibi ou Pinheiros, pode preparar seu bolso. Os valores que encontrará serão bem mais salgados.

 

Morar sozinho em São Paulo pode ser bastante econômico, mas ao mesmo tempo, também pode ser mais caro. Em nosso blog, temos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre quanto custa morar sozinho na capital paulista.

Dicas na hora de escolher um flat

Os flats possuem características muito marcantes que geram um certo padrão em seus apartamentos. Mesmo assim, todo inquilino deve se atentar a alguns pontos antes de assinar o contrato de aluguel.

 

A ideia que deve partir de todos que buscam morar em flats, é de que esses imóveis devem proporcionar praticidade e eficiência no dia a dia. 

 

Esse é o ponto de partida, para analisar outros critérios importantes para que sua experiência de moradia seja a melhor possível. Mas principalmente, de que corresponda às suas expectativas.

 

Veja então o que não pode ficar de fora nessa análise:

Localização

Essa é uma das dicas mais importantes para a locação de qualquer imóvel, principalmente para os flats. Como seus inquilinos costumam ser pessoas que possuem uma rotina mais agitada, é importante procurar por apartamentos que estejam localizados em pontos estratégicos da cidade.

 

Ou seja, próximo a grandes avenidas, linhas de ônibus ou metrô. Isso, para que fique fácil se locomover para qualquer parte da região. 

 

Para aqueles que não conhecem a cidade, uma opção é preferir alugar flats que estejam situados no centro. No caso dos flats para alugar em SP, o centro é uma das regiões mais acessíveis e, inclusive, com um dos maiores custo benefício.

 

As vantagens de morar no centro de São Paulo são enormes. O bairro possui sua própria vida, com facilidade de vida, mobilidade, comércio 24 horas, cultura e lazer em qualquer hora do dia.

 

Tudo isso, ainda com um valor de aluguel bem mais em conta do que em outros bairros. Inclusive em flats.

Segurança

Ao visitar flats para alugar, é importante verificar se o bairro no qual está localizado é seguro. Algumas regiões costumam ser mais movimentadas e, propícias à perigos, especialmente em cidades grandes.

 

Muitos flats possuem segurança 24 horas em seus condomínios. Mesmo que possa ser um pouco mais caro, é um custo que vale a pena para sua proteção.

 

Preze por condomínios que controle a entrada de pessoas e veículos na portaria e garagem, impedindo a circulação sem a devida identificação.

Manutenção

Morar em um flat significa não ter que se preocupar com a limpeza ou alimentação. Portanto, certifique-se de que o local escolhido irá incluir esses serviços no valor do condomínio.

 

A manutenção dos flats é de responsabilidade da administração, devendo ser prestada continuamente e, não apenas quando um morador solicitar. Se algo não estiver de acordo com o esperado, converse com os responsáveis para ter certeza do que está incluso.

Conclusão

Se você possui uma rotina mais agitada e, não tem tanto tempo para se dedicar a tarefas domésticas, os flats podem ser excelentes opções de moradia.

 

Neles, você não precisará se preocupar em limpar ou cozinhar. Ao invés, terá à sua disposição um serviço completo como o de um hotel, com a vantagem de ser mais confortável para sua estadia.

 

Ao buscar por esses imóveis, lembre-se de analisar com detalhes a segurança do local, o que será incluso no valor e, principalmente, se está localizado em pontos que facilitem sua locomoção.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira nossos outros artigos em nosso blog.