A preparação para entrar no ensino superior, seja é importantíssima, seja por vestibular próprio ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E ter um guia dos cursinhos pré-vestibular em São Paulo pode ajudar muito nisso. 

Reunimos aqui alguns dos mais bem recomendados e com excelentes taxas de aprovação, inclusive em cursos bastante concorridos como medicina. 

Além de ajudar no conteúdo a ser estudado, os cursinhos são importantes para estabelecer uma rotina e desenvolver disciplina nos estudos. 

Vamos conferir então os melhores da cidade? 

USP

Oferece cursinhos pré-vestibular totalmente gratuitos, como o que é Oferecido pelo Grêmio Politécnico (o cursinho da Poli) e o oferecido pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

São apenas alguns dos cursinhos mais conhecidos da instituição, oferecidos gratuitamente. Há também o Medensina, por exemplo, voltado exclusivamente para quem deseja cursar medicina. Veja aqui a lista completa de cursinhos.

O pré-vestibular da FEA, criado em 2000, conforme a organização, reúne quase 500 alunos por ano, que têm à disposição mais de 30 professores em diversas disciplinas de ensino. Há opções de aulas de segunda a sexta e apenas aos sábados. 

Ao longo dos anos, o cursinho alcançou taxa de aprovação de mais de 50% dos inscritos, inclusive em cursos da própria USP pelo Enem. 

O cursinho da Poli surgiu na década de 1980 e chegou, nos anos 2000, a mais de 10 mil inscritos. 

O objetivo, segundo a organização, é “promover mobilidade social através da democratização do acesso às ferramentas de preparo para o ingresso ao no ensino superior”. 

Objetivo 

Surgido na década de 1960, o cursinho tinha o objetivo de oferecer um preparatório para quem tinha interesse em cursar medicina. 

Hoje, oferece turmas específicas para medicina, mas também para quem deseja ingressar no ensino superior em ciências humanas, exatas e outros cursos de biológicas. 

É um curso pago, com valores que variam conforme o tipo de curso escolhido. Em 2021, aprovou cerca de 10 mil alunos em vestibulares como da USP e Unicamp, pelo Enem e processos próprios de seleção. 

Etapa

Mais um cursinho que oferece várias modalidades de ensino, como online, semi e presencial. 

Além de aulas específicas para quem quer ingressar em cursos de medicina, ou alguma graduação de exatas, biológicas e humanas. 

O curso oferece revisões periódicas para vestibulares específicos, além de material de apoio e professores de plantão parar tirar dúvidas. 

Anglo


Em todo o país, foram mais de 12 mil aprovações em vestibulares. O curso oferece material e aulas online e presenciais, para se adequar às rotinas dos alunos. 

Um dos mais tradicionais do país, surgiu nos anos 70, com foco em aprovação em vestibulares. Atualmente, entre os diferenciais, tem professores de plantão 24 horas por dia para tirar dúvidas. 

Agora sim dá pra se preparar melhor pros vestibulares que vêm por ai, hein?  Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! 

Não deixe de acessar nosso blog e ler mais artigos como este!