São Paulo tem a rede de ensino superior mais extensa do país. A capital concentra importantes universidades, muitas delas consideradas referências em várias áreas. Isso faz com que todos os anos milhares de estudantes de diversas outras cidades procurem por educação na maior cidade brasileira.

 

O estado de São Paulo abriga 22,5% dos estudantes no ensino superior do país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

De acordo com o levantamento, dos oito milhões de brasileiros que frequentam faculdades ou universidades, 1,8 milhão estudam no estado.

 

Fazendo de São Paulo o estado que concentra maior número de pessoas cursando esse nível de ensino no Brasil e a capital paulista a que concentra mais estudantes no país.

 

Estudar em São Paulo

 

Entrar para o ensino superior não é fácil. Além das muitas horas de estudo necessárias para se sair bem nas provas, é preciso escolher o curso que se quer ingressar e conseguir uma nota que garanta uma vaga.

  

Certo que a universidade é o início de um novo ciclo na vida do estudante, que traz inúmeros aprendizados e oportunidades de crescimento. Mas, às vezes, isso significa ter que sair da sua cidade em busca de outro lugar, onde há mais possibilidades.

 

Nesse ponto, São Paulo se destaca não apenas pela vasta oferta de universidades, mas também por ser a maior metrópole da América Latina, com um amplo mercado de trabalho.

 

Após conseguir aprovação em uma instituição de ensino superior na capital paulista é a vez de se pensar em outro ponto importante para a próxima fase da sua vida de estudante: onde você vai morar.

 

Morar em São Paulo

 

Moradia é um fator muito importante na vida de forma geral e para o estudante esse aspecto é ainda significativo, porque ele pode influenciar na vida acadêmica do estudante.

 

Afinal, ao longo do curso vão haver diversos desafios, como longas horas de estudo, trabalhos e provas, por exemplo. Por isso, morar perto da universidade é uma ótima opção para que o estudante tenha mais tempo e conforto para se dedicar ao curso.

 

Principalmente para aqueles que vêm de outra cidade, pois é conveniente economizar tempo com o trajeto de ida para universidade e  até com os custos com transporte público. Sem falar na facilidade para quem está chegando e ainda não conhece bem a cidade.

 

Morar perto da Universidade

 

Uma das formas de facilitar a vida em SP é morar pertinho da universidade. Assim você não perde tempo com transporte e transito.

A USP (Universidade de São Paulo) é considerada a principal instituição de ensino superior do país e a segunda melhor da América Latina. A instituição fica localizada no Butantã, Zona Oeste da capital.

 

O bairro tem muitas opções de comércio e de mobilidade, sendo atendido pela Linha 4 (Amarela) do Metrô de São Paulo. Há um terminal de ônibus ao lado da estação onde passa a linha que circula na USP.

 

Outro bairro muito próximo de universaidades é a Bela Vista. A Bela Vista é considerado parte do Centro de São Paulo. Isso por si só já torna o bairro um atrativo, por saber que nele é possível encontrar uma vasta rede de serviços e a facilidade para se deslocar pela cidade.

 

É nele também onde estão duas importantes instituições: a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de outras diversas instituições de ensino superior.


Morar perto de Hubs de Transporte

Outra boa opção na hora de escolher em qual bairro morar é escolher a localização pela proximidade de grandes hubs de transporte público.

Assim você garante que consegue chegar com facilidade na universidade, mas também fica com facil acesso a outros lugares da cidade, que tenham oferta de lazer, ou de um futuro estágio, por exemplo.

Uma boa opçõe pensando em transporte é o bairro de Pinheiros. Pinheiros é um dos bairros mais antigos e bem estruturados da cidade.

 

O bairro está próximo de importantes vias de acesso, tem fácil acesso ao transporte público, contando com estações de metrô e de trem, além das muitas opções de serviços na região.


Pinheiros abriga a Universidade Paulista (UNIP) e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e próximo do bairro estão outras duas importantes instituições, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas).


Além da proximidade com diversas instituições de ensino superior, é nessa região que o estudante poderá, futuramente, encontrar muitas opções profissionais, como estágio e trabalho.


Mas nossa recomendação como melhor custo benefício é o centro de SP. Há também a facilidade do transporte, afinal é a região mais assistida pelas linhas de ônibus, metrô e trem. Estar no Centro é também ter acesso a diversos serviços e a melhor infraestrutura.


Isso porque a região conta com diversos atributos que podem facilitar a vida do estudante, como livrarias, bibliotecas, agências bancárias, serviços de saúde, comércios e escritórios.


Além de opções para cultura e lazer como museus e centros culturais. Outra grande vantagem de morar no Centro, principalmente para estudantes, é que nessa região é possível encontrar aluguéis mais baratos que em outras zonas da cidade.


O aluguel mais barato e a economia no deslocamento e acesso a serviços devido à alta oferta na região, são pontos que favorecem a moradia no Centro.