A moradia por assinatura foi um dos modelos do mercado imobiliário que mais cresceu nos últimos anos. Especialmente, durante a pandemia onde os hábitos de consumo e de comportamento das pessoas foram intensamente modificados.

 

Novas necessidades de moradia foram descobertas e intensificadas neste último ano. Notamos a importância de termos mais espaço para trabalharmos de casa, a busca por uma maior qualidade de vida, praticidade no dia a dia, dentre muitas outras questões.

 

Esses pontos se tornaram ainda mais valorizados por aqueles que possuem uma rotina mais agitada. Seja por terem o costume de viajar com frequência pelo trabalho, ou até mesmo pela sobrecarga de funções dentro de casa. 

 

Com uma rotina dessas, aqueles que ainda estão buscando por um apartamento para alugar, fogem de tudo que traga mais burocracia e processos longos. 

 

A velocidade e simplicidade na locação de imóveis foram cada vez mais desejados dentre os inquilinos que encontraram na moradia por assinatura exatamente o que estavam buscando.

 

Em uma analogia, esse modelo funciona como um grande catálogo de streaming como a Netflix. São diversas opções disponíveis sob demanda, para que os inquilinos escolham o apartamento que mais gostarem e, comecem a mudar no local rapidamente.

 

É uma opção que vem revolucionando o setor. Inclusive, impulsionando o surgimento de diversas empresas especializadas no modelo. Se você está procurando por um imóvel para morar por um curto espaço de tempo, não pode deixar de conhecê-lo!

 

Então, venha com a gente e confira os tópicos que serão abordados neste texto:

 

  • O que é moradia por assinatura?
  • Qual a diferença da moradia por assinatura do aluguel tradicional?
  • Quais as vantagens da moradia por assinatura?
  • Exemplos de empresas de moradia por assinatura.

 

Boa leitura!

O que é moradia por assinatura?

A moradia por assinatura é um modelo de locação de imóveis sob demanda. Ou seja, um serviço que disponibiliza apartamentos por um curto espaço de tempo e com uma maior facilidade do que o aluguel tradicional.

 

Esta praticidade é a principal característica que define a moradia por assinatura. Isso, uma vez que facilita não apenas a assinatura do contrato de aluguel para a entrada, como também seu cancelamento.

 

Assim, o inquilino que opta por este modelo não precisa de preocupar em ter que pagar uma multa por saída antecipada. Ou ainda, em ter que avisar o proprietário com antecedência de sua decisão.

 

Também conhecida como moradia on demand, ela oferece uma maior qualidade e liberdade para os inquilinos. Afinal, possibilita que qualquer um possa morar por dias, semanas ou meses em um imóvel. Isso, sem terem que lidar com todas as burocracias que costumam envolver a locação de apartamentos.

 

O poder está completamente na mão dos moradores. Eles decidem onde querem viver, por quanto tempo e como preferem pagar. 

 

Para facilitar ainda mais, todos esses imóveis já vem completamente reformados e mobiliados com tudo que os inquilinos irão precisar. Alguns, até mesmo com opções para receber pets.

 

Não à toa, muitos comparam o serviço da moradia por assinatura com as plataformas de streaming como a Netflix. Basta escolher a opção que mais lhe agrada dentre um amplo catálogo.

Qual a diferença da moradia por assinatura do aluguel tradicional?

A principal diferença entre a moradia por assinatura e o contrato tradicional, está na praticidade. Tanto em questão da simplicidade no processo em si de locação, no que diz respeito à burocracia, quanto na dispensa de diversas responsabilidades que abrangem a locação padrão.

 

São pontos extremamente importantes que diferem os dois modelos. Por isso, vamos entender melhor cada um deles para facilitar sua escolha entre eles.

Como funciona a moradia por assinatura?

A moradia por assinatura é um serviço sob demanda. Por isso, seu contrato possui certas diferenças em relação ao aluguel tradicional. 

 

No geral, estes documentos costumam ter um período mínimo de 30 dias, podendo ser renovado após seu término por quantas vezes quiser. Ou ainda, escolher outro apartamento para morar se não estiver satisfeito com o local.

 

Para trazer esta praticidade característica, o acordo é feito e finalizado de forma completamente online. As opções de pagamento também são variadas para que cada um escolha o que for melhor, desde cartões de débito ou crédito, boleto ou transferências.

 

Outra característica muito importante da moradia por assinatura, é que ela não exige nenhum tipo de garantia locatícia. Esta é uma ótima vantagem, uma vez que os inquilinos não precisam se preocupar em buscar por um fiador, ou ter recursos financeiros para um depósito caução como exemplo.

 

Seu contrato é extremamente simples, sem a exigência de uma série de documentos ou outras burocracias que costumam envolver as locações de imóveis.

 

Já em relação ao seu valor, ele irá depender muito de vários fatores. Desde o tempo no qual irá permanecer no local, até o tamanho do apartamento e sua localização.

 

Ainda, muitas opções permitem a personalização do acordo a ser firmado. Podendo incluir em seu valor, por exemplo, serviços de limpeza, lavanderia, manutenção, dentre outros elementos. Quanto mais personalizado, maior será o preço final.

Como funciona a locação de imóveis tradicional?

A locação de imóveis tradicional, por sua vez, é completamente diferente da moradia por assinatura. Todos os itens que são deixados de lado no outro modelo, com foco na praticidade do aluguel, aqui são vistas e exigidas pela Lei do Inquilinato.

 

Esta lei é a grande responsável por determinar os deveres e direitos dos inquilinos e dos proprietários. Mas também, as normas que devem ser cumpridas na assinatura do contrato de aluguel.

 

O documento deve ser o mais completo possível, a fim de trazer segurança para todos envolvidos sem que ninguém seja prejudicado. No geral, os principais itens que não devem estar de fora deste acordo são:

 

  • Prazo: um contrato de aluguel costuma ter o prazo de vigência de 30 meses, podendo ser negociado para períodos mais curtos. Enquanto na moradia por assinatura, este tempo é de, no mínimo, 30 dias;
  • Multa: serve como segurança para o locador em caso de rescisão do contrato de aluguel. É aplicado quando o inquilino decide deixar o imóvel antes dos 30 meses acordados. Seu valor é calculado com base na seguinte fórmula: Multa = (3 x valor do aluguel) ÷ meses de contrato x meses que faltam de contrato;
  • Reajuste: uma alteração no valor de aluguel, que deve vir especificada no contrato. Seu valor é calculado com base em um dos índices de inflação disponíveis no mercado como o IGPM, um dos mais utilizados atualmente;
  • Taxa: é muito comum que os proprietários estabeleçam algumas taxas ou exigências no momento da saída do inquilino, como uma taxa para pintura/readequação do imóvel por exemplo.

 

Em comparação com a moradia por assinatura, os contratos de locação tradicional costumam exigir algum tipo de garantia locatícia. Seja o fiador, depósito caução ou outro, ambos os lados devem escolher a opção que for melhor para todos.

 

Mas, também existe a possibilidade de escolher por uma locação sem garantia. Em seu lugar, ela envolve o pagamento antecipado correspondente a um valor de aluguel. Assim, o proprietário não é prejudicado em questão de segurança financeira.

 

Existem diversos tipos de locação disponíveis no mercado, tanto em questão de tempo quanto nos modelos a serem escolhidos. Por isso, o valor de aluguel também irá variar muito, conforme cada um desses fatores e, ainda, outros como a localização do imóvel e o custo de vida da região.

Quais as vantagens da moradia por assinatura?

O que não faltam são vantagens quando falamos da moradia por assinatura. Dentre elas, as maiores são, definitivamente, a menor burocracia que envolve a locação do imóvel, a maior praticidade e flexibilidade na mudança e, principalmente, a redução de custos em todo o processo.

 

Esses benefícios são alguns dos mais valorizados por muitos inquilinos. Especialmente, o público mais jovem como estudantes que, em sua grande maioria, não possuem enormes recursos para gastar no aluguel de imóveis.

 

Não à toa, eles são o maior público deste modelo de moradia. Assim como de outras opções mais viáveis financeiramente como o coliving. Que, de certa forma, também visam os mesmos princípios de praticidade e menos burocracia no dia a dia.

 

Vamos conhecer mais sobre cada uma dessas vantagens.

Redução de burocracia

A locação de imóveis passa por diversas normas e procedimentos exigidos pela Lei do Inquilinato. Por mais que essas regras sejam essenciais para trazer segurança para os envolvidos, não há como negar o trabalho imenso que é cumprir com cada um desses itens.

 

Para aqueles que querem fugir dessas obrigações, a moradia por assinatura é uma excelente opção. Com ela, os inquilinos não precisam se preocupar em cumprir o tempo de moradia estabelecido no contrato para não arcar com a multa de rescisão do contrato.

 

Ou ainda, em ter que cumprir com o aviso prévio no caso de saída antecipada, como exemplo. Sem falar em todos os outros procedimentos da necessidade de garantia, vistoria do imóvel, e muitos outros.

Flexibilidade e praticidade

A flexibilidade e praticidade são as grandes palavras chaves do conceito de moradia por assinatura. Ambas, consequências diretas da redução de burocracia do processo de locação.

 

Se você precisa de um imóvel para morar por poucas semanas ou meses, definitivamente irá encontrar diversas opções que se encaixam exatamente no que necessita.

 

Ao encontrar o apartamento ideal, poderá finalizar o contrato de aluguel de forma simples e rápida pela internet. Para se mudar, poderá encerrar o contrato também de forma muito mais prática, sem ter que esperar os 30 dias do aviso prévio ou pagar pela multa.

 

Sua proposta é, justamente, oferecer um modelo de locação que elimine todos os entraves e longos processos que envolvem o aluguel de imóveis e que traga uma maior liberdade para os inquilinos. 

 

Não à toa, essa é uma das principais características buscadas pelo público mais jovem. Isso foi comprovado em uma pesquisa feita pelo Projeto Moradia.

 

Em seus dados divulgados, 82% dos jovens entre 16 e 24 anos não querem ter o compromisso de financiar a casa própria. Ao invés, 60% das pessoas pretendem morar em diferentes tipos de imóveis ao longo da vida. 

 

Ainda, 63% preferem morar de aluguel com contrato flexível, em vez de comprar um imóvel.

Redução de custos

A redução de custos ao optar pela moradia por assinatura é enorme. Principalmente, devido à dispensa do uso de uma garantia locatícia para a assinatura do contrato.

 

Em opções como o depósito caução ou o seguro fiança, os inquilinos devem dispor de uma quantia a mais de dinheiro para pagar antecipadamente ao proprietário. Assim, ele será respaldado economicamente em casos de saída antecipada ou outros problemas que possam vir a ocorrer.

 

Neste modelo de moradia, essas exigências não existem. Muito menos, o pagamento da multa ou de outras taxas que podem ser incluídas no acordo de locação.

 

Mesmo que o valor do aluguel acabe sendo um pouco elevado, é importante levar em consideração esses pontos.

 

Exemplos de empresas de moradia por assinatura

A busca por serviços de moradia por assinatura vem crescendo no mundo todo. No Brasil, a única empresa destinada a este modelo, até o momento, é a Housi.

 

Chegada recentemente no mercado, sua proposta é mudar o conceito tradicional do mercado de locação de imóveis. Para isso, traz todas as características deste modelo, com foco na praticidade e flexibilidade de moradia para os inquilinos.

 

Tudo isso, de forma 100% digital e sem burocracia. Além das locações por curto prazo, a plataforma também irá disponibilizar opções por maior tempo, por meio de um plano de pagamento mensal.

 

Em entrevista ao Estadão, o CEO da empresa, Alexandre Frankel, afirmou ter criado a companhia a fim de retirar todo o peso e obrigações da posse. Para ele, uma residência deve ser vista como um serviço, e não como um bem.

 

“As pessoas não querem mais passar uma vida inteira endividadas, pagando por um imóvel que pode não atender mais às suas necessidades de vida ao longo do tempo. Em 30 anos, prazo médio de financiamento residencial, as pessoas mudam de emprego, casam, descasam, têm filhos. A moradia por assinatura dá flexibilidade de utilização de um imóvel que acompanha esses momentos, além de ser totalmente digital, sem burocracia”, explicou ao portal.

Conclusão

A moradia por assinatura ainda é um modelo recente no mercado. Mas, em tão pouco tempo, já foi possível notar um interesse enorme neste tipo de locação. Principalmente dentre os mais jovens que se encaixam perfeitamente em seus ideais de aluguel.

 

Se você também está em busca de uma opção que traga uma maior flexibilidade na escolha, praticidade e menos burocracia, não deixe de conhecer mais os modelos disponíveis no mercado.

 

Gostou deste texto? Então compartilhe nas redes sociais e confira os outros artigos sobre locação de imóveis que temos em nosso blog!