A revista de cultura britânica Time Out, referência em guias de viagem, publicou nesta terça-feira (06/10/2020) sua lista dos bairros mais descolados do mundo. E para a nossa alegria, entre os 40 pontuados está um velho conhecido dos paulistanos (e muito querido pela gente): o centro.


placa mostrando a esquina da av ipiranga com a são joão, no cento de são paulo


A pesquisa levou em consideração 38 mil opiniões, entre moradores dos 40 bairros escolhidos, editores e especialistas em turismo. Todos os anos eles escolhem lugares que misturam pessoas, comida acessível, arte, cultura e inovação – mas este ano, por conta da pandemia, também fizeram parte dos critérios lugares onde existe uma comunidade se ajude em momentos difíceis, que representa as almas dessas cidades.

Quem frequenta já sabe disso tudo muito bem – e quem já foi turistar por lá também deve ter percebido: o centrão com certeza merece seu lugarzinho entre os bairros mais legais do mundo. A Time Out chama atenção para como o centro vem mudando na última década, em especial os prédios da década de 1960, que vem sendo transformados em espaços de cultura, como a Casa Elefante e o SESC 24 de Maio. Eles também citam o Estadão e a Casa do Porco como destaques locais – e como as calçadas do bairro estão se transformando em espaços de refeições ao ar livre.

De certa forma, resumiram bem tudo que o centro tem de bom: a vida cultural, a variedade para agradar a todos os gostos, os melhores restaurantes (desde prato-feito até estrela Michelin) e as mesinhas nas calçadas para quem gosta da rua. Sem falar na arte de rua e em algumas joias de arquitetura que nós já falamos aqui. O centro tem uma vida própria e é isso o que o torna um lugar único – pelo menos no aqui no sul dos trópicos. É muito bom ver que ele ganhando o reconhecimento que merece.

Para quem ficou curioso, o bairro mais legal do mundo (segundo a Time Out), é Esquerra de l’Eixample, em Barcelona na Espanha. Residencial e bem cuidado, tem como pontos famosos o parque Joan Miró, o mercado Ninot e o jardim urbano Espai Germanetes – mas o que garantiu o primeiro lugar foi uma rede de suporte aos mais necessitados que articulou todo mundo (desde moradores até restaurantes famosos) nessa época de pandemia. O Esquerra vem dando exemplos – de urbanismo e de respeito ao próximo – para o mundo todo. Você pode ver o resto da lista aqui.