O urbanismo surgiu no final do século XIX e vem da palavra em latim “urbis”, que significa “cidade”.

Assim, o urbanismo tem como objetivo planejar e construir centros urbanos, a fim de resolver problemas e tornar a vida mais fácil para as pessoas que ali residem.

O urbanismo é um estudo sério e precisa ser feito por todos as cidades, pois impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social!

Acompanhe a leitura deste artigo para saber mais sobre o que é urbanismo, como ele surgiu e os seus benefícios para a sociedade!

Como surgiu e o que é urbanismo?

Com o final do século XIX e a revolução industrial que ocorria na época, muitas pessoas mudaram o seu local de residência, saindo do campo para as cidades (êxodo rural).

Deste modo, os centros urbanos precisaram se adaptar ao aumento da população e buscar uma maneira de contornar os problemas de habitação.

Então, se tornou necessário realizar planos para melhorar a estrutura das cidades, surgindo assim, as primeiras teorias sobre o urbanismo.

Portanto, o urbanismo é o planejamento de centros urbanos, levando em consideração os problemas do espaço e a relação das pessoas com o local!

Assim, com a organização proposta pelo urbanismo, é possível ter cidades com menos problemas e infraestruturas cada vez melhores!

Além disso, o urbanismo é capaz de tornar a vida mais prática e ajudar na qualidade de vida e na sustentabilidade do nosso planeta!

Em resumo, o urbanismo estuda, define e orienta a melhor forma para realizar projetos nas cidades, visando o seu pleno funcionamento!

Desde meados do século XX, no dia 8 de novembro, comemora-se o dia mundial do urbanismo.

A comemoração tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do urbanismo para nossas condições de vida e habitação!

Benefícios do urbanismo para as cidades

Com um bom planejamento, os centros urbanos crescem de maneira ordenada, de forma a garantir condições básicas para os seus habitantes.

Entre esses aspectos está o saneamento básico, energia, lazer e a segurança e liberdade, em casos de locais fechados, como alguns condomínios.

Ademais, a mobilidade também é incluída no planejamento do urbanismo, a fim de facilitar a locomoção entre o transporte público e os serviços essenciais.

Contudo, o urbanismo permite que o comércio seja melhor distribuído, o que facilita a geração de empregos e a economia do território!

Por fim, o urbanismo também assegura o acesso a arte, pois pensa na melhor maneira de exibir pinturas, grafites e estátuas em espaços públicos!

Urbanista ou equipe urbanizadora: Qual o seu papel?

O profissional responsável por realizar planejamentos de urbanismo é chamado de urbanista. Já a equipe urbanizadora é um grupo de profissionais deste ramo.

Ambos se tratam de uma pessoa física ou jurídica que irá planejar e colocar o projeto em prática. 

Para ser um urbanista, é necessário ter formação em ensino superior em arquitetura e urbanismo.

Entretanto, as equipes urbanizadoras são compostas por vários outros profissionais, como geólogos, engenheiros, biólogos, topógrafos e paisagistas!

Assim, o trabalho do(s) responsável(is) tem foco no estudo das condições da área, seguida do planejamento e criação de bairros para expandir os municípios!

Então, os profissionais separam espaços e lotes e constroem novas residências ou planejam espaços públicos, como ruas e praças!

E aí, viu como é importante saber o que é urbanismo? Então acompanhe o nosso blog e veja textos semelhantes a este!