Levar um pet para o apartamento ou kitnet pode ser algo bem simples se você souber que alguns bichinhos se adaptam melhor que outros a espaços pequenos. 

Além disso, é sempre possível fazer adaptações e mudar um pouco sua rotina, se morar sozinho ou com mais alguém, pra tornar o dia a dia deles saudável e divertido. 

Vamos conhecer alguns animais que se dão super bem com espaços reduzidos? Um deles pode ser o companheiro ideal pra você que vive em um apartamento. 

Cães de pequeno porte 

É claro que nem todos os cães em apartamento viverão muito bem, afinal eles podem ficar enormes, como um Dogue Alemão ou Mastiff Inglês, que chegam aos 100 kg. 

Mas um maltês, shih tzu, pinscher, chihuahua e yorkshire podem se adaptar facilmente. A maioria das raças citadas é de cães bem peludos, então exigem um cuidado bem especial. 

Mas os veterinários também indicam os vira-latas como uma boa opção. Embora não fiquem tão pequenos, eles se adaptam bem. 

Com adestramento, passeios diários, comida, água à vontade e um lugar para fazer as necessidades, eles podem ser ótimos companheiros de apê. 

Confira aqui as melhores raças de cachorro para apartamento!

Gatos 

Excelente para lugares menores, um gatinho abandonado que você adotar pode ser sua “alma gêmea pet”. 

Exigem cuidados simples, custo não muito alto e vivem super bem em apartamentos. 

Se optar por eles, é bom ter telas nas janelas, garantir brinquedos, comida, água e uma caixa de areia sempre limpinha.

Hamster ou porquinho-da-índia 

Mesmo sendo roedores relativamente grandes, os hamsters não ultrapassam 20 cm e os porquinhos-da-índia alcançam até 40 cm. 

Se adaptam totalmente a lugares pequenos e são ótimos pets. Gostam de brincadeiras e interagem muito bem com os donos. 

Ambos vivem bem em gaiolas - que não podem ser muito pequenas e devem ter muitos brinquedinhos. 

Comem pouco e não fazem muita sujeira, sendo ótimos pra quem não tem tanto tempo para ficar em casa com eles. 

Como demandam alguns cuidados específicos, a visita ao veterinário é super importante! Essa dica vale para todos os pets, tá? 

Peixes 

Lindos e muito tranquilos, eles não demandam muitos cuidados, mas têm necessidades bastante específicas às quais você deve se atentar. 

Se optar por eles, lembre-se que nem todas as espécies convivem bem juntas, consulte um especialista para saber melhor. 

O aquário deve ser específico para o tamanho dele, a água deve ser tratada de forma específica e é preciso estar atento à temperatura e alimentação correta. 

Coelhos

Fofinhos e muito companheiros, eles são ótimos pets para apartamento. Podem ficar em jaulas, mas é preciso deixá-los livres pelo apê algumas vezes por dia. 

Não fazem muita sujeira, são tranquilos para alimentar e muito legais de ter por perto. 

Não esqueça que para o bem estar de todos e qualquer bichinho, a consulta ao veterinário é fundamental para saber quais os cuidados certos com eles! 

Gostou desse artigo? Acesse nosso blog e leia mais sobre a rotina em um apartamento e receba várias dicas!