Existem algumas particularidades para saber  qual a melhor planta para ter no quarto. Cultivar plantas em ambientes internos já é um hobbie de muitas pessoas. Além de uma boa distração, ter plantas na sua casa é uma ótima forma de decoração, as plantinhas sempre trazem um aconchego e uma delicadeza para o ambiente e elas ainda podem trazer vários benefícios. Além de ser peça chave para quem quer viver de forma mais sutentável


Principalmente quando falamos de quartos, uma planta pode melhorar – e muito! – a qualidade do sono. E sejam elas penduradas, na mesa de cabeceira ou até mesmo no chão, elas ficam lindas de qualquer forma. Veja espécies de plantas para quartos que são ótimas para compor o seu espaço!


Samambaias no quarto


Quais são as melhores plantas para ter no quarto?


As samambaias são plantas tropicais muito utilizadas em decorações de diversos ambientes por possuírem uma estética exuberante; e uma curiosidade, elas estão entre os habitantes mais longevos, elas dividiram território com os dinossauros. São populares devido ao seu caráter energético: elas absorvem as energias negativas, purificando o local das más vibrações.

Para cultivá-las, é necessário a presença de sol e regas até três vezes por semana – mas tome cuidado para não exagerar, pois qualquer excesso pode matar sua plantinha. No mais elas são fáceis de cuidar, se desenvolve bem tanto em casas quanto em apartamentos e pode ser encontrada em diversos tamanhos: são mais de 12 mil espécies mundo afora, das quais mais de mil podem ser encontradas no Brasil.


Tostão, vale a pena ter no quarto?


Essa plantinha pode ser usada para decorar qualquer cantinho e deixar seu quarto ainda mais charmoso. Além de linda ela é ótima para de ter em casa pois tem um cultivo muito fácil, gosta de sombra total ou parcial e uma terra úmida para se desenvolver, mas cuidado para não molhar muito pois ela pode morrer. Tome cuidado com ambientes com ar-condicionado, pois ela pode não se adaptar muito bem.


Avenca é uma planta para ter no quarto?


Quais são as melhores plantas para ter no quarto?


Essas plantas são as queridinhas dos ambientes internos, ela é uma planta majestosa e delicada cuja folhagem não passa despercebida no ambiente. Elas gostam de calor, luminosidade e bastante umidade, mas evite raios solares excessivos, elas podem morrer. No Feng Shui as avencas são ativadoras da sabedoria e espiritualidade.

São perfeitas para decorações minimalistas. Além de ornamental, ela oferece benefícios medicinais e espirituais junto daqueles que a cultivam. Logo, motivos não faltam para você ter uma avenca na decoração do seu quarto, não é mesmo?


Suculentas, as mais famosas


Quais são as melhores plantas para ter no quarto?


As suculentas ajudam na proteção emocional. São plantas extremamente versáteis, por serem pequenas e possuírem várias espécies. Você pode escolher entre uma variedade de tamanhos, formas e cores para compor seu quarto.

Se adaptam a lugares secos e não precisam de muitos cuidados: apenas regue uma vez por semana ou quando sua terra estiver muito seca. E você pode ainda fazer várias mudinhas suculentas, é só tirar algumas folhinhas e colocar em um novo vaso de flor, pronto, uma nova suculenta vai nascer.



Espada de São Jorge no quarto


Quais são as melhores plantas para ter no quarto?


A espada de São Jorge é uma ótima plantinha para quem quer melhorar a qualidade do ar do quarto e a sua energia pessoal. A espada de São Jorge é uma plantinha que exige pouquíssimos cuidados, basta você regá-la a cada 20 dias e realizar uma limpeza, retirando as folhas mais antigas.

Tome cuidado com seu pet, pois essa planta pode ser tóxica quando ingerida por animais, se possível deixe em lugares mais altos, onde os pets não tenham acesso.


Lírio da paz, o nome já diz tudo


Quais são as melhores plantas para ter no quarto?


De porte pequeno, o lírio da paz pode chegar a atingir no máximo cinquenta centímetros, e é a escolha certa para quem deseja uma planta com flores abundantes. Suas flores abrem nas épocas mais quentes do ano, com cores claras e frequentemente branca, sendo relacionadas à um símbolo da paz. Além de ser muito bonito, o lírio da paz garante vários benefícios no seu cultivo.

Suas flores podem aumentar a umidade do ar e diminuir os micróbios que causam alergia. Precisa ser cultivado na sombra e em lugares mais quentes, e também necessita ser regado semanalmente. É uma planta fácil de combinar com diferentes cores e texturas, perfeita para decorar seu quarto.


Palmeira bambu, para seu quarto estilo tropical


Quais são as melhores plantas para ter no quarto?


A palmeira bambu é ideal para quem quer ter uma noite de sono bem tranquila e relaxante e com um ar fresco durante o dia. A palmeira bambu precisa ser mantida em vaso com terra úmida e receber luz solar indireta. Ela traz uma sensação tropical ao espaço, devido às suas origens. Além disso, pode ser usada na decoração de diversos ambientes e ser combinada com diferentes tipos de vasos. Com certeza dará aquele charme ao seu quarto.


Para quem tem dificuldades respiratórias: Hera


Quais são as melhores plantas para ter no quarto?


Se você sofre de asma ou outros problemas respiratórios durante a noite, a Hera é a planta ideal para decorar o seu quarto. Cultivá-la pode diminuir a incidência de mofo e, consequentemente, reduzir alergias e irritações.

Ela fica ótima em vasos suspensos ou em algum lugar em que suas folhas possam crescer para baixo. Necessita de iluminação indireta e rega com moderação, pois não suporta solos encharcados. A hera pode apresentar folhas recortadas em diversos padrões e tons de verde ou ainda variegadas. É bem fácil reconhecê-la pelas folhas em formato de estrela, que são um charme.


Gardênias e o seu charme


Quais são as melhores plantas para ter no quarto?


As gardênias tem um charme que é só delas, ela possui flores bonitas e perfumadas e ajudam em uma melhora na qualidade de sono, auxiliando no alívio da ansiedade. Ela possui um cultivo mais exigente: precisa de um local iluminado, mas com uma temperatura entre 10 e 15 graus. Também é necessário irrigação e adubagem frequentes.

Apesar de necessitar de mais cuidados vale o esforço, afinal, elas deixam o ambiente lindo, perfumado, além de aliviar a ansiedade. A gardênia é uma ótima planta para ter no quarto!


Clorofito, a planta para ter no quarto para quem não quer se preocupar


Quais são as melhores plantas para ter no quarto?



É uma planta de pequeno porte que não exige muitos cuidados. Ou seja, é perfeita para quem não tem muito tempo para se dedicar ao cuidado de plantas. O clorofito é uma planta ornamental muito bonita e perfeita para decorações: ela purifica o ar em ambientes domésticos, eliminando as substâncias ruins. Precisa ser colocada em uma ambiente iluminado e regada 3 vezes ao mês, por isso é uma boa opção de planta para ter no quarto.


Esperamos que tenham gostado das dicas e que tenham ajudado vocês a escolher suas plantinhas preferidas para a decoração do seu quarto! Este post foi escrito pela equipe WebQuarto!