Os podcasts tomaram conta do Brasil durante a pandemia, sabia? Um estudo do grupo Globo mostrou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts nos últimos dois anos.  Diante do isolamento imposto pelo coronavírus, os brasileiros recorreram aos programas de áudio e tornaram o Brasil o 5º do mundo que mais consome podcasts.  Com o enorme crescimento de público, muitos são os conteúdos abordados nos podcasts, de jornalismo, culinária, pets, bem como Arquitetura! 

Vamos conhecer então os sete podcasts de arquitetura preferidos da Citas! 

Podcast Caos Planejado

Este podcast surgiu ainda em fevereiro de 2019 a partir da revista de mesmo nome e não tem fins lucrativos, sendo produzido por colaboradores voluntários. 

Tem como equipe organizadora, Anthony Linh, editor de urbanismo, Gabriel Lohmann, gerente de comunicação e Marcos Paulo Schlickmann, editor de mobilidade. 

Os episódios trazem entrevistas com especialistas em diversas áreas ligadas à arquitetura, urbanismo e habitação das grandes cidades, indo da mobilidade urbana ao desenvolvimento imobiliário, passando por temas como direito urbanístico e regularização fundiária.

Podcasts de arquitetura: conheça o São Paulo nas Alturas

O podcast existe desde junho de 2021 e é apresentado por Raul Juste Lores, um dos editores da revista Veja e que escreveu um livro de mesmo nome. 

Nele, Raul trata sobre urbanismo, arquitetura, espaços públicos, mobilidade e cidades mais justas.

O programa discute, com entrevistas com especialistas, mas também com importantes personagens, temas bastante atuais e ligados ao social nas grandes cidades. 

Alguns temas abordados são: o papel das mulheres na construção civil, bem como na arquitetura, a burocracia no mercado imobiliário nas grandes cidades e a realidade de grandes cidades no pós-pandemia. 

Ah, além do Podcast, ele também tem um canal do YouTube com muito conteúdo legal.

Arquicast

O Arquicast é considerado o podcast de arquitetura e urbanismo mais famoso do Brasil. Ele foi criado em 2016 e além disso, é comandado pelos arquitetos e professores Adilson Amaral, Aline Cruz e Raphael Rodrigues. 

Além dos comentários dos três, o podcast traz especialistas e, nos episódios, alguns dos temas abordados são estilos arquitetônicos, arquitetura, bem como tecnologia, análise de obras famosas e a biografia de grandes arquitetos. 

Segundo os próprios idealizadores, o intuito do podcast é "ampliar a discussão sobre arquitetura e urbanismo para além da sala de aula, ajudando assim, a conscientizar sobre sua influência em nosso cotidiano”. 

Arquipapo

Também no ar desde 2016, sua apresentação é feita pelos arquitetos Gabriel Celligoi, Kzu Maoski e Renata Diniz, que são sócios em escritórios de arquitetura.

Os episódios funcionam em formato de bate-papo e trazem ótimas informações principalmente para profissionais e estudantes da área. 

Tratam sobre soluções arquitetônicas e urbanísticas para os projetos e, principalmente para quem é do ramo, ajudam a trazer visões bastante diversas sobre os temas. 

Neuroarq

Alguns membros da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura criaram o podcast com o objetivo de compartilhar conteúdo relevante para o estudo da neuroarquitetura de forma séria, bem como responsável, estimulando reflexões sobre os assuntos que relacionam a área da saúde e arquitetura/design.

Café com arquitetura

Criado em março de 2020, o podcast traz um bate papo leve, para ouvir – como o nome diz – tomando um cafezinho e curtindo a conversa. 

As conversas abordam o mundo da arquitetura, com dicas e esclarecimentos sobre dúvidas frequentes.

Aprenda Arquitetura

A arquiteta Maristela Rodrigues aborda, neste podcast criado em 2019, compartilha informações, bem como dicas simples para profissionais da área e a população comum sobre arquitetura. 

Muro ou grade? Qual a altura mínima do pé direito de uma casa? São alguns dos temas do podcast. A criadora diz que o lema do programa é “conhecimento compartilhado é conhecimento ampliado”. 

Conheça também as melhores faculdades de arquitetura em SP!