São Paulo possui cerca de 5 mil praças. E algumas das melhores estão justamente no Centro, um dos melhores bairros do mundo! Onde você encontra de tudo um pouco. 

E, com as praças, não poderia ser diferente. Temos as nossas queridinhas e elas oferecem várias opções do que fazer. 

Tem áreas verdes, feirinhas, bares, restaurantes… Essas são só algumas vantagens de morar no Centro! 

Vamos conhecer algumas praças de São Paulo e o que elas têm de melhor? 

Praça da República 

Foi no entorno dela que o Bairro da República nasceu. Com o tempo, tornou-se uma das mais visitadas, por estar perto de avenidas importantes como a Ipiranga e São Luís. 

Desde a década de 1950 um dos grandes atrativos é a popular Feira da Praça da República, lotada de arte, cultura e gastronomia! Acontece diariamente, mas aos finais de semana fica lotada.

E é próximo dela que ficam alguns dos melhores restaurantes da cidade, como a Casa do Porco (listado no Guia Michelin como um dos melhores de São Paulo). 

E também o Esther Rooftop, que pertence ao apresentador e chef de cozinha Olivier Anquier e oferece uma vista inesquecível da praça!

Praça Dom José Gaspar 

Também no bairro da República, essa praça com extensa área verde fica no entorno da biblioteca Mário de Andrade, a biblioteca municipal de São Paulo, uma das mais importantes do país. 

Outros grandes atrativos são os bares incríveis para um happy hour, como o Paribar e o boteco Dom José, sempre com uma boa cervejinha. 

Às sextas e sábados, o clima fica ainda melhor e rola um sambinha, feijoada e mais cerveja gelada. 

Entre as Avenidas Consolação e São Luís, a praça foi tombada como patrimônio histórico em 2013. 

Esta última avenida abriga prédios que são a representação da história da arquitetura em São Paulo, como os edifícios Louvre, Ouro Preto e Moreira Salles. 

Largo do Arouche 

Ainda em 1820, o Largo do Arouche já foi até campo de treinamento de militares.

Virou sinônimo de sofisticação e com o passar dos anos acompanhou diversas mudanças da capital paulista. 

Alguns dos restaurantes mais tradicionais de São Paulo estão no entorno, como o italiano O Gato que Ri, de 1951, bem como o francês La Casserole, de 1954. 

O lugar reúne esculturas de artistas renomados e um dos grandes atrativos é o Mercado das Flores, com quase 60 anos de tradição. Mas a venda de flores de forma avulsa na região já tem um século, segundo a prefeitura, inicialmente pelo Dia de Finados.  

Largo do Paissandu 

O lugar tem o nome em homenagem a uma batalha que antecedeu a Guerra do Paraguai. 

Com o passar dos anos, virou ponto de encontro de boêmios e além disso, foi lá que, na década de 1920, foi instalado o Ponto Chic, restaurante que imortalizou o bauru.   

O sanduíche leva rosbife, tomate, bem como muito queijo - muito mesmo - entre outros ingredientes. 

E não se pode deixar de citar: no Largo do Paissandu fica a galeria do rock, que existe desde a década 1960. É considerado um dos espaços multiculturais mais democráticos do país. 

Praça Roosevelt, uma das praças do Centro de São paulo!

Com mais de 50 mil metros quadrados, é um reduto boêmio do Centro da capital paulista, mas já viveu muitas fases ao longo dos anos. 

Há sempre algum espetáculo teatral acontecendo na região - como nos espaços Satyros e Parlapatões - além disso, os skatistas são grandes personagens do lugar.

No entorno fica também o café Por Um Punhado de Dólares, ambiente incrível para um bate papo acompanhado de café, bem como petiscos deliciosos. 

Gostou desse artigo e quer acessar mais conteúdos como esse? Então basta clicar aqui!