Na hora de  comprar ou alugar um apartamento é essencial avaliar bem o que o condomínio e/ou o prédio oferece. Os custos, as vantagens e, claro, desvantagens que estão incluídas no imóvel.

A piscina, por exemplo, é um item que valoriza o imóvel, ou seja, isso se reflete no seu preço, deixando-o mais caro. 

Por isso, é importante que o consumidor fique atento a situações como essa. Porque em alguns casos é possível economizar apenas ponderando sobre os prós e contras de morar em um prédio com piscina.

Há algumas vantagens em morar em um prédio com piscina. Como poder se refrescar no verão ou em dias de calor; ter um espaço de lazer com a família e não precisar pegar trânsito para ir a um clube ou outro espaço com piscina. 

Afinal, você não precisa sair do condomínio para usar uma piscina. E tudo isso é ótimo para algumas pessoas.

Mas para outras pessoas esses são motivos que podem não ser suficientemente convincentes na hora de fechar o negócio. Tendo em mente que uma piscina torna mais caro o valor do imóvel.

Algumas desvantagens de ter piscina no prédio

Além da questão do valor agregado que a piscina proporciona ao imóvel, existem outros motivos que podem pesar na decisão, como compartilhá-la com estranhos, mesmo que sejam vizinhos.

Isso, entre outras coisas, pode não ser um atrativo para algumas pessoas. Então, antes de tomar a decisão é bom ponderar alguns pontos como: 

Doenças e alergias: o cloro da piscina por si só pode agravar alergias respiratórias e da pele. Outra coisa é que, dependendo da forma como a piscina é cuidada e com quem é compartilhada, a água também pode provocar doenças.

Área comum: usar o espaço da piscina é saber que você vai dividi-lo com os demais moradores do condomínio e suas famílias, o que, para quem gosta de privacidade, pode ser uma desvantagem.

Regras: ainda sobre o espaço da piscina ser uma área comum do condomínio, é preciso saber que, por isso, há regras do regimento interno do condomínio. Algumas delas podem ser quanto ao horário, forma de uso.

Em alguns casos, por exemplo, o morador quer convidar um ou mais amigos. Outro exemplo é que alguns condomínios não permitem ou restringem o número de convidados.

Barulho: dependendo da distância do local onde a piscina está, alguns moradores mais próximos da área podem ficar incomodados com o som da água, de pessoas e de música.

Custos: além de encarecer o valor do imóvel, a piscina também proporciona mais despesas com a manutenção e possíveis melhorias que possam ser feitas. Isso porque esses custos são incluídos na taxa de condomínio.

Rotina: para quem gosta, a princípio a ideia de morar em um condomínio com piscina é ótima. Mas, depois, muitos moradores acabam não usufruindo tanto da piscina devido à correria do dia a dia, mesmo arcando com todos os custos envolvidos.

Então, considerando todos esses pontos, você acha que vale a pena morar em um prédio com piscina?

Se você gostou desse artigo e quer ler mais conteúdos como esse, basta clicar aqui! Falamos sobre o que há de melhor em São Paulo, tiramos dúvidas sobre aluguel e muito mais.