A arquitetura e o design de interiores têm diferenças muito importantes, principalmente quanto à complexidade no trabalho dos profissionais envolvidos. E por isso, vamos explicar para vocês qual a diferença entre arquitetura e design de interiores.

Para simplificar, podemos dizer que o arquiteto tem uma atuação mais ampla, sendo responsável por projetos completos de edificações residenciais, comerciais ou industriais. 

Já os designers são responsáveis técnicos pelas questões de espaço e estética em espaços internos, também em diversos tipos de ambientes. 

Mas vamos saber mais sobre a atuação de cada um desses profissionais?

Arquitetura 

Para ter a graduação em arquitetura e urbanismo, o profissional deve concluir o curso superior com duração de cinco anos. Veja aqui os melhores cursos da cidade de São Paulo.

Entre disciplinas teóricas e práticas, ele vai aprender muito sobre como projetar construções inteiras, considerando espaços internos e externos. 

As disciplinas envolvem teorias da arquitetura e muitas práticas, com muitos estudos sobre cálculos, matemática, física e química. 

O profissional deve ter uma preocupação não apenas com o espaço projetado, mas também com a relação das pessoas e os ambientes, além de todo o entorno da construção. 

Área de atuação do arquiteto

Este profissional deve estar atento a questões como funcionalidade, ergonomia, estética, localização e sustentabilidade ao elaborar um projeto. 

Além disso, os cálculos precisam levar em conta conceitos da química, física e matemática. 

Isso porque o trabalho do arquiteto tem muito a ver com a construção civil, materiais utilizados, solo onde a construção será feita, paisagismo, urbanismo, sustentabilidade e meio ambiente. 

O arquiteto deve considerar tudo isso sem deixar de adequar o projeto às necessidades do cliente. 

Se você está em busca de um profissional para projetar seu imóvel do zero, este é o ideal. 

No caso do profissional do urbanismo, os projetos são voltados para o melhor aproveitamento de espaços públicos. 

Outros podem atuar nas áreas de paisagismo ou ainda com projetos de restauração e proteção de construções, como o Retrofit. 

Design de interiores 

Este curso pode ser bacharelado, uma graduação de nível superior com uma média de quatro anos de duração, ou um curso técnico de em média dois anos. 

O curso é bastante prático e este profissional não projeta edificações, mas atua nos ambientes internos. 

De forma geral, o designer de interiores estuda sobre técnicas de ergonomia, iluminação, ventilação, acústica e estética. 

Conheça aqui alguns cursos de Design de Interiores EAD!

Atuação de um designer de interiores 

O designer de interiores é preparado para entender as necessidades dos clientes, as possibilidades dos espaços e quais os melhores materiais para atender aos pedidos. 

Assim, as prioridades são a funcionalidade e a estética dos espaços, em especial se forem pequenos. 

Como aproveitar melhor o ambiente, entendendo de conceitos e mantendo-se sempre atualizado sobre a indústria moveleira e de materiais diversos envolvidos no planejamento de ambientes. 

Se você tem seu imóvel pronto e quer projetos principalmente de decoração e com bastante conceito para usar bem os espaços e deixar o lugar com a sua cara, um designer de interiores vai salvar você. 

Entendeu melhor a diferença entre as duas profissões? Então acesse nosso blog para ler sobre assuntos como esse e muito mais!