A cidade de São Paulo é conhecida como a capital gastronômica do Brasil. Com mais de 12 mil restaurantes, ela é também a cidade brasileira que abriga a maior quantidade de restaurantes com estrela Michelin, o mais tradicional e renomado guia gastronômico do mundo.

 

Para se ter uma ideia da importância dessa classificação, até novembro de 2020, dos milhares de restaurantes inspecionados pelo guia, apenas 2.651 estabelecimentos em todo o mundo receberam estrelas.

 

Desses, 2.160 receberam uma estrela, 385 receberam duas e apenas 106 receberam três, a maior classificação do Michelin. No Brasil, somente 14 restaurantes possuem estrelas, nove deles estão em São Paulo.

 

Especialistas especulam que a capital paulista tenha, atualmente, culinária de, pelo menos, mais de 70 etnias diferentes, desde as tradicionais churrascarias, os famosos japoneses e os celebrados italianos.

 

Até as cozinhas de culinárias coreana, árabe, armênia e de países como: Camarões, Vietnã, Turquia, Peru e Bolívia. E ainda: de libaneses e sírios.

 

Sem falar na rica gastronomia brasileira, que engloba desde os pratos mais tradicionais da cultura nacional até a contemporânea, com as mais diversas influências das diferentes culinárias regionais do país.  

 

 

A origem do guia

 

O nome igual ao da fabricante de pneus não é coincidência. Os irmãos que fundaram a empresa, em 1889, na cidade de Clermont-Ferrand, localizada na região central da França, tinham uma grande visão para o negócio.

 

Andre e Edouard Michelin resolveram desenvolver um pequeno guia com informações para viajantes, com objetivo de aumentar a venda de carros e a compra de pneus.

 

Esse guia possuía mapas, dicas de como trocar um pneu, onde encher o tanque do carro e uma lista de lugares para comer ou passar a noite.

 

Inicialmente, o guia era distribuído de forma gratuita, mas depois passou a ser comercializado, passando a ter uma lista de hotéis em Paris e listas de restaurantes de acordo com categorias específicas.

 

Com a evidente influência do guia, os irmãos recrutaram "clientes ocultos", os hoje chamados de inspetores de restaurantes, para irem aos estabelecimentos de forma anônima e avaliá-los.

 

O guia começou a conceder estrelas aos restaurantes em 1926. Inicialmente, os estabelecimentos em destaque recebiam uma única estrela.

 

Após cinco anos, o guia passou a contar com a classificação em até três estrelas e, em 1936, divulgou os critérios utilizados para escolha dos estrelados.

 

Desde então, mais de 30 milhões de guias foram vendidos em todo o mundo, tornando-se best-sellers. Atualmente, mais de 30 mil estabelecimentos em mais de 30 territórios em três continentes são avaliados.

 

Critérios para classificação

 

Os inspetores do guia são funcionários em tempo integral que estudaram nas melhores escolas de hotelaria do mundo. Além disso, a maioria deles viajou, viveu e trabalhou em vários países.

 

Eles frequentam regularmente os estabelecimentos, de forma anônima, pagam suas refeições e depois avaliam a experiência de acordo com os cinco critérios do guia, que são:

 

Qualidade dos produtos; domínio do sabor e técnicas culinárias; personalidade do chef na cozinha; relação qualidade/preço e consistência entre visitas.

 

O guia baseia sua credibilidade em seis valores principais: o anonimato dos inspetores, para assegurar que eles não recebam tratamento especial; a independência, visto que os avaliadores sempre pagam por suas refeições.

 

E ainda: a expertise dos inspetores, que são especialistas nas indústrias de alimentação e hospitalidade; Confiabilidade, porque as classificações não são dadas com base no julgamento de uma só pessoa, mas formadas por decisão coletiva, fruto de um longo processo. Além da paixão dos inspetores pela comida e a garantia de alta qualidade nos restaurantes recomendados pelo guia.

 

 

Conheças a lista de Restaurantes estrelados em São Paulo

 

Dos nove restaurantes com estrela Michelin em São Paulo , dois têm duas estrelas: o D.O.M. e o Ryo Gastronomia. Isso representa excelência, de acordo com o guia.

 

Significa que esses estabelecimentos utilizam os melhores produtos, que são valorizados pela experiência dos seus talentosos chefs, que assinam, com suas equipes, pratos sutis, surpreendentes e, às vezes, muito originais.

 

Localizado no Jardins, o D.O.M. propõe uma experiência gastronômica com sabores autênticos da cozinha brasileira, como os do açaí, pupunha, cupuaçu, jambu e tucupi, sob um olhar da gastronomia contemporânea.

 

O chef do restaurante é o renomado Alex Atala, que iniciou sua carreira aos 19 anos na Bélgica e passou em renomadas cozinhas na França e Itália, sem esquecer suas raízes. Em 1999, poucos anos após retornar ao Brasil, ele fundou o D.O.M.

 

Também detentor de duas estrelas, o Ryo Gastronomia fica no Itaim Bibi e se destaca por proporcionar experiências autênticas na gastronomia japonesa em São Paulo. À frente do restaurante está o chef Edson Yamashita.

 

O chef é responsável pelo balcão de sushis e pela cozinha quente. Yamashita é reverenciado por seus pratos autorais no tradicional estilo kaiseki, da gastronomia japonesa, servindo um sofisticado menu de pequenas porções que se destacam pelo sabor e apresentação requintada.

 

Outro restaurante de cozinha japonesa é o Kan Suke, localizado no bairro Paraíso e dono de uma estrela Michelin. Seu destaque são os sushis, preparados com equilíbrio especial de sabores como atum, enguia, ouriço-do-mar e sardinha.

 

O Jun Sakamoto, em Pinheiros, também japonês e com uma estrela no guia, se sobressai no preparo de sushis, dentre eles o nigiri, que, segundo o Michelin, é possivelmente o melhor de São Paulo.

 

Representante da culinária italiana, o Picchi, localizado no Jardins, tem uma estrela. O chef Pier Paolo Picchi destaca-se por uma cozinha com sabores bem definidos, com toques autorais e presença de ingredientes brasileiros.

 

Outro restaurante italiano estrelado é o Evvai, localizado em Pinheiros. Nele, o chef Luiz Filipe Souza apresenta duas vertentes, uma mais tradicional, nos pratos à la carte, e outra mais inovadora, nos menus degustação, combinando a cozinha italiana moderna e a brasileira atual.

 

O Maní, restaurante de gastronomia brasileira, contemporânea e criativa em Pinheiros, tem uma estrela. Ele se destaca pelos pratos com sabores e texturas marcantes que elevam produtos brasileiros. A famosa chef Helena Rizzo e o chef belga Wilem Vendeven conduzem a cozinha.

 

Voltando a culinária japonesa, há ainda o Kinoshita, restaurante com uma estrela Michelin localizado no bairro Vila Nova Conceição. Um dos mais famosos de São Paulo, foi o primeiro que apostou na cozinha Kappo para proporcionar gastronomia japonesa pura e autêntica no Brasil.

 

Também de culinária do Japão há o Huto, restaurante com uma estrela localizado no bairro Moema. Lá, a recomendação é deixar-se guiar pelo “omakase”, um menu degustação por conta do chef, para viver uma verdadeira experiência gastronômica.

 

Vale lembrar que além dos restaurantes com estrela Michelin, existem outros  em São Paulo que aparecem na categoria Bib Gourmand do guia, que avalia quesitos como a qualidade e o custo benefício do estabelecimento. Entre eles aparece A Casa do Porco, excelente restaurante localizado na república, no centro centro da cidade.

Se você gostou do conteúdo, acesse o nosso blog e confira mais! Lá falamos sobre, aluguel, vida noturna em São Paulo e sobre muitos outros temas.