Encontrar bons restaurantes na República é uma tarefa bem convidativa. Um bairro que tem toda a infraestrutura e comércio necessários para que você nem precise sair de lá para buscar serviços em outros bairros, se não quiser. Assim é o bairro da República, que fica no Centro da capital paulista e que possui diversos restaurantes! 

Conhecido pelos bares que têm como público cativo muitas pessoas LGBT, o bairro tem esse nome por se localizar no entorno da Praça da República. 

Mas essa praça, assim que surgiu, era chamada de Largo dos Curros e recebia rodeios e torneios de touradas no século XIX, sabia disso? 

Ao longo dos anos, a praça recebeu vários outros nomes. Foi somente em 1889, logo após a Proclamação da República, quando a Câmara Municipal de São Paulo definiu o nome de várias ruas e praças da cidade por meio de votação, que ela foi renomeada e recebeu o nome atual. 

Com a construção do Viaduto do Chá, alguns anos depois, ligando o Centro Velho ao Centro Novo da cidade, a praça se fortaleceu e no entorno dela, foi se formando o bairro da República. 

Por oposição ao bairro da Sé, que era também conhecido como “Centro Velho”, a República passou a ser considerada o “Centro Novo”. 

É no bairro que estão alguns dos principais pontos turísticos e prédios importantes da cidade, como as avenidas Ipiranga e São João, o Teatro Municipal, o Edifício Copan, o Obelisco do Piques, a Câmara Municipal de São Paulo, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o Largo do Arouche e o Palácio dos Correios.

Comércio

O bairro é muito bem servido pelo comércio, tendo várias ruas destinadas a esse fim, como a Vinte e Quatro de maio, Sete de abril e Barão de Itapetininga. Ficam também próximos ao bairro os shoppings Light e Pátio Higienópolis.

E, como em toda a cidade de São Paulo, o bairro da República tem de tudo um pouco que a gastronomia pode oferecer. De bares mais simples até excelentes e sofisticados restaurantes . Do mais comum da comida brasileira aos melhores pratos da culinária internacional. 

Vamos conhecer alguns desses restaurantes na República?? 

Restaurantes da República

Bar Dona Onça 

Como já citamos o famoso Edifício Copan, projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, vamos falar desse restaurante bastante conhecido na cidade e principalmente no bairro. 

Ele fica dentro do edifício, no número 200 Avenida Ipiranga, e é um ambiente para todos os públicos. 

O espaço existe desde 2008 e serve principalmente pratos típicos da culinária do interior paulista, com muitos cozidos e massas e mais de 800 opções de vinhos.

Le Casserole

Está procurando comida francesa com excelência? Achou o lugar perfeito. 

O Le Casserole existe desde 1954 no bairro e foi fundado por um casal de franceses no Largo do Arouche, no número 346. Fica exatamente em frente ao Mercado de Flores. 

É um lugar que preza pela tradição, mas com muita influência da culinária contemporânea. Alguns desses são o terrine de pato e pistache e o salmão defumado.

Z Deli

Mais um restaurante já bastante tradicional em São Paulo – existe desde 1980 - e que desde 2017 está na República. É uma das mais bem conceituadas hamburguerias da cidade e fica na rua Bento Freitas, 314. 

O restaurante surgiu como um espaço para a comida e cultura judaica e tem inspiração, segundo as próprias donas, nas delicatessens nova-iorquinas. 

Aos poucos, os hambúrgueres se consolidaram como o carro-chefe da casa. Tem vários diferenciais, como salsichas 100% bovinas e drinks únicos no cardápio. 

A Casa do Porco

Localizado no número 24 da Rua Araújo, esse restaurante tem menção no Guia Michelin e é extremamente bem recomendado. 

Tem como filosofia servir a carne de porco em todas as suas formas. Utiliza-se o animal por inteiro com foco em um trabalho sustentável e incentivo aos pequenos criadores. 

O chef, Jefferson Rueda, natural de São José do Rio Pardo, recria alguns pratos típicos com carne de porco com uma técnica única. 

Outro diferencial do lugar é que massas, pães, molhos, sobremesas e embutidos são feitos na casa sem conservantes ou aditivos químicos.

Esther Rooftop

Modernidade, bem como sofisticação são os pontos fortes aqui. Este espaço pertence ao apresentador e chef de cozinha Olivier Anquier e foi inaugurado em 2016 no Edifício Esther, que fica na rua Basílio da Gama, número 29. 

Este rooftop proporciona  uma vista incrível da Praça que dá nome ao bairro. Você tem que ir a esse lugar. Principalmente à noite, a paisagem é linda. 

O espaço é bem moderno, tem drinks incríveis e pratos gourmets, pra você curtir uma experiência diferente. 

Terraço Itália

Mais um espaço para ter uma linda vista de São Paulo. Esse é um restaurante italiano extremamente sofisticado, que oferece jantar à luz de velas e ao som do piano. 

Inaugurado no fim da década de 1960 no alto de um dos prédios mais icônicos da capital paulista, o Edifício Itália, que é hoje o segundo mais alto da cidade. 

Serve pratos típicos italianos sob o comando de um chef toscano que não mede esforços para proporcionar bons momentos. Na adega, o restaurante tem mais de 200 rótulos. 

Fica no número 344 da Avenida Ipiranga. 

O gato que ri 

Fica no Largo do Arouche e além disso, existe desde a década de 1950 em São Paulo. Criado por uma imigrante italiana, é hoje uma das mais tradicionais casas de massas de São Paulo. 

Um dos atrativos do restaurante é que possui uma fábrica de massas própria, que os clientes podem visitar antes de saborear os pratos. 

Possui pratos que estão no cardápio desde a criação do restaurante, mantendo a tradição e o padrão nas receitas desde então. 

Contudo, têm boas comidas brasileiras também, como um buffet de feijoada que faz bastante sucesso entre os visitantes. 

Gostou deste artigo e de saber um pouco sobre os principais restaurantes na República? Quer conhecer mais do que o Centro da cidade de São Paulo tem a oferecer? Então, clique aqui e não deixe de ler outros artigos no nosso blog, existem muitos outros textos sobre gastronomia também, confira lá.