Quais são os melhores restaurantes veganos e vegetarianos do centro de São Paulo?  A citas fez a seleção!

Há quem fale que veganismo é um tipo de frescura. E quem fala isso, normalmente, é aquele tio ou aquela tia que promove o churrasco da família e compra kilos e kilos de carne. Mas, na verdade, o veganismo é uma forma de se alimentar milenar e muito importante, pois pode reverter a condição climática do planeta. 

 

Já contei aqui sobre 03 feirinhas e lojinhas que você pode ir passear e fazer um domingo perfeito em São Paulo.Fora que todo canto de SP tem uma história pra contar. O texto de hoje te convida a deixar o conservadorismo de lado, e aproveitar a pandemia para ter uma aventura de sabores, afinal,  o que a gente mais precisa é ter vivência para dividir. 

 

Quando falei das feiras, trouxe a importância de reconhecermos que as feirinhas são heranças de negros e negras, que no passado usavam a rua e os mercadões como ponto de comércio, arrecadam dinheiro e conseguiam comprar a alforria de pessoas escravizadas. O veganismo também tem seu valor político e ancestral! Alguns países africanos, como o Congo, tem na sua base alimentar apenas legumes e verduras, criando uma gama de sabores irresistível. Além disso, o veganismo ajuda na redução de desmatamento, pois o pasto para a agropecuária é o que mais derruba as florestas brasileiras, por tanto, diminuir o consumo de carne e comer cada vez alimentos orgânicos, pode mudar radicalmente a questão climática do planeta. 

 

Ah, você pode encontrar muitas indicações de restaurantes veganos e vegetarianos tanto no centro de São Paulo, quanto nas regiões periféricas, no Prato Firmeza. O Prato Firmeza  - Guia Gastronômica das Quebradas de São Paulo, é um projeto da Énois Laboratório de Jornalismo, que reúne uma série de restaurantes e empreendedores negros importantes para a gastronomia. O mais legal é que na última semana, o Prato Firmeza realizou um Festival, e um dos debates foi sobre veganismo!  Mas agora, bora ver quais são os restaurantes veganos e vegetarianos escolhidos da Citas 

 

Vhmor - Avenida São Luis

Av. São Luis, Nº 187, 1º Andar, Loja 23/24 - República - Metrô República

E se você fosse almoçar, e aproveitasse para se cuidar e ver arte? Essa é a proposta do Espaço Vhmor, um lugar que propõe uma viviência completa, envolvendo bem-estar, gastronomia e arte. 

 

A ideia do espaço veio de conversar com artistas, e de proporcionar um momento de integração e experiência única. Enquanto artistas e do meio cultural, as criadores compreendem que o ser humano é inteiro e que precisa ser estimulado de diferentes formas. Antes, Vhmor era apenas virtual, mas em 2019 surgiu a necessidade de se ter um espaço físico. 

 

Eu nunca fui, mas só de ver o que tem para apreciar, me deu vontade de ir! Mega recomendo, e se quiser me contar como foi a sua visita no Espaço Vhmor, me escreve: omiobinrin@gmail.com

brigadeiro de castanha de caju!! do VHamor

Apfel - Metrô república 

  1. Dom José de Barros, 99 - Centro Histórico de São Paulo - Metrô República 

O Restaurante Vegetariano Apfel foi uma delícia de conhecer. Localizado em um prédio histórico de São Paulo, é tocado por um senhorzinho ligado no 220v, o ambiente é aconchegante e lembra um tanto os almoços na casa da Vó. O dono é o Carlinhos, um cozinheiro simpático e muito atencioso. 

 

De mesas largas e bancos de madeira, a sensação é estar em um lugar fora de São Paulo. Quando eu e Jéssica, minha companheira, chegamos, tomamos um susto com o jeito de fazer as coisas. Normalmente esperamos um atendimento rápido e impessoal, sem qualquer tipo de interação. Mas, no Apfel as coisas não acontecem assim! O atendimento é olho no olho, e a comida uma delícia. Os pratos são bem completos, com uma variedade no que é servido.

 

Rap Burger - Augusta

  1. Augusta, 552 - Bela Vista, São Paulo - Metrô Higienópolis Mackenzie 

 

É um fato que a cultura hip-hop é repleta de originalidade, autoria e muita identidade. Tendo seu boom nos anos 60, o hip-hop influencia até hoje o mundo da música, da moda e do comportamento. Suas raízes são negras, nos ritmos africanos, misturando consciência social, com ostentação, afetividade e muita, mas muita, alegria. 

 

E o rap brasileira é uma dos gêneros musicais responsáveis pelo crescimento do pop, do funk e da expressão de muitos e muitas artistas. Em São Paulo, o maior grupo de rap foi o Racionais MC 's, fundado e liderado por Mano Brown, o grupo foi responsável pela criação de uma referência nacional na música e no modo de fazer arte.


E imagina comer um hambúrguer inspirado em música? Pois é! O Rap Burguer, empreendimento negro no centro de São Paulo, tem essa proposta. Os lanches e combos tem o nome de estrelas do rap brasileiro, como Sabotage, Mano Brown, Djonga, Mc Soffia e Rincon Sapiência.  Além de ser um espaço com comida boa, o Rap Burguer é um lugar de eventos e encontros da cultura negra.