Aos pais e mães de plantas, as samambaias e jiboias estão ganhando cada vez mais espaço no coração e favoritismo de muitos!

Seja na varanda, cozinha ou em um canto da sala, um pouquinho de verde é capaz de transformar nossas casas. As plantas trazem uma vida especial aos nossos lares, preenchendo cada canto especial.

Existem muitas plantas que podem ser usadas na decoração das casas, mas nos últimos anos, as samambaias e jiboias ganharam um enorme destaque!

Ambas são fáceis de serem cuidadas e, se adaptam facilmente a ambientes sem muita incidência do sul. Além disso, podem ainda ser adaptadas em painéis ou suportes específicos para o seu lar. Assim, mesmo que sejam grandes, elas não ocuparão um grande espaço.

Mas cuidado: cuidar de uma planta requer seus cuidados. As samambaias e as jiboias possuem características diferentes e, precisam de cuidados específicos com irrigação e iluminação principalmente.

Por mais versáteis que sejam, é preciso tomar cuidado ao escolher onde colocá-las para que estejam bem e, ainda, tragam essa energia positiva para o seu lar.

Se você está procurando uma planta para chamar de sua, então este é o texto ideal para você!

Aqui, compartilharemos dicas importantes para ajudá-lo a criar samambaias e jiboias em seu lar, além de ideias de como usá-las em sua decoração.

Veja os tópicos que serão abordados:

  • O que são samambaias e jiboias?
  • Quais os tipos de samambaias e jiboias?
  • Como manter as samambaias e jiboias bem cuidadas?
  • Como decorar com samambaias e jiboias?

Vamos lá!


O que são samambaias e jiboias?


As samambaias e jiboias são algumas das plantas mais famosas e utilizadas na decoração de casas e apartamentos.

Ambas possuem diversas vantagens que justificam sua alta popularidade de decoração. Dentre elas, as duas são plantas que se adaptam muito bem em ambientes internos, não necessitando muita incidência de luz.

Além disso, as samambaias e jibóias não precisam de muita irrigação. É claro que em épocas mais quentes, é importante regá-las com maior frequência na semana. Mas em outras estações, como no inverno, é possível regar apenas uma vez por semana.

São plantas incríveis! Vamos conhecer melhor cada uma delas.


Samambaias


As samambaias marcaram presença nas casas das famílias brasileiras por volta dos anos 70 e 80. Eram cultivadas tanto em espaços externos quanto internos nos famosos xaxins, vasos que também serviam de suporte para seu crescimento.

Consideradas como uma das plantas mais antigas do mundo, elas amam um clima úmido, quente e, de preferência, com sombras para se protegerem do sol.

As samambaias são plantas muito volumosas e donas de um verde incrível! São lindas, fáceis de cuidar e se adaptam muito bem a ambientes internos.

Por isso que ganharam força novamente na decoração, pois são capazes de dar vida ao ambiente em suas mais diversas composições.


Jiboias


Muitos acreditam que as jiboias vieram para tomar o lugar das samambaias.

Considerada como uma planta protetora e sagrada, é famosa por suas folhas em formato de coração, com cores que variam entre o verde e o amarelo. Um charme enorme para a sua casa!

Assim como as samambaias, elas são fáceis de serem cuidadas, se adaptando bem a ambientes com pouca luz e por não necessitarem de muita irrigação. Mas no inverno, elas precisam de uma atenção maior, pois não se adaptam bem à baixa temperatura.

Quando usadas na decoração, as jiboias são muito buscadas por crescerem na vertical. Por isso são muito usadas em painéis e, até mesmo em jardins verticais. Se destacam por suas folhas e, não por seu volume como as samambaias.

Quais os tipos de samambaias e jiboias?


As samambaias e jiboias possuem uma infinidade de variações! Elas variam conforme suas condições de cultivo, formato das folhas e galhos.

No geral, seus visuais são bem parecidos, mas sempre tem aquela que se destaca aos nossos olhos, não é mesmo? Cada um temos nossos gostos e preferências e, precisamos escolher uma planta que nos encante!

Então, que tal conhecermos os principais tipos de samambaias e jiboias para que escolha a melhor para o seu lar?

Tipos de samambaias


Poderíamos listar uma quantidade enorme de samambaias que existem na natureza. Ao todo, são mais de 200 espécies e 10 mil variedades reconhecidas e catalogadas.

Mas aqui, separamos algumas das mais comuns utilizadas no cultivo e na decoração dos lares. Veja:

Samambaia americana


samambaia americana em vaso


Um dos tipos mais exuberantes e presentes nas casas das famílias brasileiras. Possui um visual mais “selvagem”, com folhas grandes e fios que pendem, crescendo por todos os lados. É uma planta que não se dá muito bem com o calor, preferindo lugares com sombras. Precisa ser regada constantemente.


Samambaia argentina


Vaso branco de samambaia argentina sobre aparador branco


É muito parecida com a americana, mas suas folhas são mais crespas, ralas e longas. Por isso, muitos consideram que não possuem um visual tão elegante.

Na decoração, são muito colocadas em lugares altos para que suas folhas possam pender e trazer um aspecto bonito.


Samambaia amazonas


Vaso de samambaia amazonas suspenso


Esse tipo de samambaia possui folhas largas em um tom de verde mais intenso, além de pequenas bolinhas em sua superfície.

Não é o tipo “clássico” da planta, mas também é muito utilizada na decoração em lugares altos e com pouca incidência de luz. O sol forte pode prejudicar suas folhas.


Samambaia renda francesa


vaso de samambaia renda francesa suspenso em fundo branco


A samambaia de renda francesa é uma das mais delicadas, por serem mais compactas e cheias. Possuem um visual muito fofo, muito utilizado em centros de mesa, como exemplo.

Para que seja cultivada, precisa de cuidados diferentes das anteriores. Seu solo precisa estar úmido constantemente, mas sem exagero! Se não, suas raízes podem apodrecer.

Além disso, ela também precisa estar protegida contra o vento. E, ao contrário das anteriores, precisará de um pouco mais de luz solar.

Tipos de jiboias


As jiboias também possuem uma variedade enorme de plantas. Mas aqui, confira algumas das mais utilizadas dentro das casas:

Marble Queen


ramo de jiboia marble queen sobre superficie de madeira


Este é um dos modelos mais lindos de jiboias.

O Marble Queen, ou jiboia mármore, apresenta tons brancos que se espalham em suas folhas, muito utilizadas em trepadeiras.

Elas adoram lugares com luz solar e, precisam que seu solo esteja sempre úmido sutilmente, sem encharcamentos.


Jiboia comum


vaso da planta Jibóia sobre comoda branca


É a versão mais comum da jiboia.

Conhecida por ser uma planta trepadeira, seus ramos são muito longos e bem resistentes. É uma planta que não precisa de grandes cuidados, pois não precisa de muita luz e nem ser regada com grande frequência.

É muito utilizada em escritórios, lojas ou locais públicos.


Jiboia rainha da neve


vaso suspenso da planta jiboia rainha da neve


Essa jiboia possui uma coloração incrível e parecida com a Marble Queen.

Neste modelo, suas folhas também misturam tons verdes e claros, mas aqui, o contraste é muito mais presente.

São plantas que também podem ser mais compactas com ramos pendentes. Por isso, podem ser usadas tanto em mesas quanto em lugares altos.


Como manter as samambaias e jiboias bem cuidadas?


Se compararmos com outras plantas, as samambaias e jiboias são fáceis de serem cuidadas. Como dissemos acima, esse é o principal motivo que fez com que elas ganhassem espaço na decoração de muitas casas.

Ambas são plantas que se adaptam muito bem em ambientes internos e externos. Mas para que seja mais fácil, separamos algumas dicas específicas para cada uma delas. Veja:

Como cuidar de samambaias


Em geral, as samambaias não gostam muito de luz solar. São plantas típicas de clima tropical, e precisam manter um equilíbrio entre viver sob um clima úmido, quente e sombreado.

Se você deseja cuidar de uma samambaia em sua casa, busca cultivá-la em um lugar fresco, iluminado e protegido do sol. Precisam estar em ambientes arejados, principalmente para evitar fungos.

Elas não precisam de muita água, mas lembre-se de regá-las com certa frequência para que seu solo não fique seco. Borrifar suas folhas também fará um bem danado, especialmente no verão.

No inverno, é importante protegê-las do frio e do vento. É uma planta que não está acostumada com baixas temperaturas e, se não for bem cuidada, pode quebrar suas folhas e morrer.

Em relação ao adubo, é importante trocá-lo mensalmente. Existem pacotes com adubos específicos para a espécie em lojas de jardinagem e paisagismo para ajudá-lo.

Como cuidar de jiboias


As jiboias são muito fáceis de serem cuidadas. Por isso são tão populares entre inquilinos que não possuem muito tempo para se dedicar à elas.

Em relação à iluminação, preferem ambientes com mais sombra, com luz indireta e natural. O melhor lugar para colocá-las é perto de janelas e portas. Elas não suportam temperaturas baixas, podendo prejudicá-las.

As jiboias também são bem adaptáveis em relação à água. Elas odeiam solos encharcados, então o ideal é regá-las três vezes por semana em épocas mais quentes. No inverno, regue apenas uma ou duas vezes, no máximo.

Para manter suas folhagens bonitas e saudáveis, é importante adubá-las com frequência. Seu solo precisa estar sempre rico com matéria orgânica. Para isso basta adicionar húmus de minhoca a cada três meses e misturar a terra, para deixá-la leve e fofa.

Também lembre-se de podar suas folhas cortando o excesso, especialmente as que estiverem amarelas e secas. Dessa forma, você pode controlar seu crescimento.

Por fim, um ponto muito importante sobre as jiboias é que elas são tóxicas. Então, tenha muito cuidado! Mantenha ela longe das crianças e dos animais em um lugar onde possa crescer e permanecer saudável.


Como decorar com samambaias e jiboias?


Chegamos ao momento que muitos estavam esperando: como decorar suas casas com samambaias e jiboias!

Com plantas tão versáteis como essas, existem diversos modelos de decoração para se inspirar! Mas claro que, sempre adaptando para o seu lar. Afinal, cada uma é bem diferente da outra, tanto em tamanho quanto em lugares onde se sente mais confortável.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas para cada uma dessas plantas. Confira!


Decoração com samambaias


As samambaias não são nada discretas. Suas folhas são enormes e ocupam um grande espaço! Por isso, precisam de um lugar que as comportem sem a sensação de estarem lotando o espaço.

Como suas folhas acabam pendendo, uma ótima dica é colocá-las em lugares altos. Se for cultivá-las em lugares externos, existem suportes com correntes ou até mesmo vasos que podem ser colocados nas paredes para encaixar essas plantas.

Elas são muito presentes nos famosos jardins verticais. Com sua folhagem volumosa, se tornam perfeitas para essa composição. Nos jardins externos, também são excelentes opções, ainda mais se misturar mais de uma variedade dessa planta.

Já dentro de casa, elas também podem ser colocadas no topo de estantes ou qualquer outro móvel para criar um visual mais leve. Seus tons de verde e branco valorizarão o móvel e trarão um clima mais suave ao ambiente. Será encantador!

Ainda, existem muitos inquilinos que colocam samambaias dentro dos banheiros, já que são plantas que se adaptam bem à umidade. Experimente usá-las em cima da pia, em algum móvel ou penduradas no teto. O resultado pode te surpreender!

As samambaias são muito versáteis, podendo se adaptar a qualquer ambiente e trazer um clima muito agradável ao seu lar!


Decoração com jiboias


A jiboia é uma planta perfeita para decorações internas. Por serem tóxicas, contudo, é importante buscar deixá-las em lugares altos, especialmente se tiver crianças ou animais morando junto.

Nesses casos, elas ficam lindas quando colocadas em estantes, móveis ou prateleiras altas. Nem precisa usar um vaso diferente, suas cores e folhas longas serão suficientes para chamar a atenção e embelezar o ambiente!

Olhar para cima nunca será tão prazeroso. Esse efeito vertical das jiboias é maravilhoso, sendo uma grande aliada para espalhar o verde por sua casa. Existem ainda algumas estruturas nas paredes voltadas para essas plantas, que ajudam a moldar seu crescimento.

Por outro lado, é possível decorar as jiboias sem que necessariamente estejam em lugares altos. Elas podem ser colocadas em mesas, suportes ou outros móveis mais baixos, em lugares que você consiga tirá-las e manuseá-las com maior facilidade.

Como resultado, o efeito acolhedor que trarão será enorme! Até mesmo, para trazer energias positivas e alegrar o seu dia. Neste momento de home office, são excelentes companhias.

Você pode, até mesmo, colocá-las na cozinha para decorar o ambiente. Mas cuidado para não deixá-las próximo ao fogão, pois suas folhas podem acabar engordurando e perdendo a força. Procure deixá-la perto da janela ou, como de costume, em lugares altos.


Conclusão


Não há como não se encantar com as incríveis opções de decoração com samambaias e jiboias! São plantas belíssimas, encantadoras e que definitivamente, irão transformar e dar vida ao seu lar.

Se você pretende criar samambaias e jiboias em sua casa, lembre-se dos cuidados que precisam. Por mais que sejam versáteis, elas precisam ser mantidas em ambientes que as comportem, com iluminação adequada e mantendo a irrigação que precisam.

Por isso, pesquise todos os tipos de samambaias e jiboias que existem, escolha a que mais lhe chamar a atenção e encantar e, prepare sua casa para suas novas companhias!

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita em nosso blog.