Os sites para procurar estágio são de suma importância na hora dos jovens encontrarem uma oportunidade, e se preparar para empregos futuros, é neste momento que o sonho de seguir uma carreira começa a se tornar realidade.  



Muito antes da matrícula no curso de graduação, muita gente já idealiza a vida profissional que deseja ter. Ainda na infância, a maioria das crianças já pensa sobre a profissão que deseja exercer na vida adulta.  



E é no estágio, quando ainda está na faculdade, que o estudante pode colocar em prática o que aprende no curso.  



Além disso, pode complementar aprendizados, colaborar com uma empresa ou prestar serviço em entidades públicas e ainda garantir contatos fundamentais para quando finalizar a graduação.  



Outra coisa bastante positiva é a oportunidade de ganhar um dinheiro enquanto ainda estuda, se seu estágio for remunerado.  



Busca por estagiários volta a crescer 

 

E se você está pensando em tentar uma vaga de estágio, saiba que o momento está bastante propício para isso em todo o Brasil, segundo os órgãos ligados ao setor.  



O volume total de vagas de estágio oferecidas para estudantes no país cresceu quase 30% no primeiro semestre de 2021.  



O dado é o mais recente divulgado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Este é um dos principais órgãos responsáveis pelo gerenciamento da integração entre os cursos superiores e as entidades privadas que oferecem as oportunidades aos futuros profissionais.  



Este crescimento é bastante positivo, levando em conta a queda na oferta de vagas de estágio, trainees, para menores aprendizes e de empregos, em 2020, devido à pandemia da Covid-19.  



Segundo o levantamento, em todo o país foram disponibilizadas 108.335 vagas de estágio no primeiro semestre deste ano, o que significa um aumento de 26,7% em comparação com o semestre anterior, quando foram abertas 85.513 vagas.  

Além disso, também representa um aumento de 2,1% em relação ao primeiro semestre de 2020, quando foram ofertadas 116.069 vagas.  

O levantamento considera ainda vagas para menores aprendizes, que juntas somaram 143.966 oportunidades.  

Este crescimento representa 27,6% de vagas a mais, quando considerado o segundo semestre de 2020 e um aumento de 10,5% em comparação com o primeiro semestre de 2020. Neste período, foram abertas 130.251 vagas.  

A cidade de São Paulo foi a que teve mais vagas disponíveis: mais de 2,4 mil oportunidades no primeiro semestre do ano.  

Levantamento aponta o triplo de vagas em 2021 

Gostou de saber disso? Isso porque este dado nem é tão otimista. Um levantamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que foi feito com exclusividade para a CNN, mostra que as vagas de estágio ofertadas no país triplicaram. 



Este levantamento comparou os meses de junho de 2020 e de 2021 e constatou que o aumento foi de 225%.  



Além disso, o levantamento comparou também dados de 2019, anteriores à pandemia. O crescimento dos dados de junho de 2021 em relação ao mesmo período de 2019 foi de quase 20%.  



Ou seja: a busca por estagiários e a oferta de vagas se mostra aquecida mesmo com relação a períodos antes da crise econômica imposta pela pandemia.  



Contratação de pessoas negras 

 

Além disso, a Companhia de Estágios informou que a contratação de pessoas negras como estagiários cresceu quase 200% no primeiro semestre de 2021.  



Graças a projetos de inclusão e conscientização diante das empresas, muitas passaram a observar de outra forma as questões raciais nas escolhas dos futuros profissionais.  



Além disso, algumas exigências foram modificadas, dando mais oportunidades para candidatos que, por exemplo, não tinham nenhuma experiência na área.  



Isso é o que, muitas vezes, de forma paradoxal, impede que um estagiário possa aprender e passar a ter alguma experiência.  

 



Perfil dos estagiários brasileiros  

 

E os estagiários no Brasil têm um perfil bem definido, segundo o Ciee. A maioria – mais de 80% - está cursando o ensino superior.  



Além disso, são pessoas bem jovens, segundo o levantamento do Centro: 35% têm idades de 19 a 21 anos e 32% de 22 a 25 anos.  



Aqueles com mais de 30 anos são apenas 9%. Do total, mais de 60% são do gênero feminino.  



 Principais áreas com vagas  



 

Ainda conforme o Ciee, os cursos de administração, pedagogia, direito, comunicação social, ciências contábeis, tecnologia da informação, marketing e enfermagem foram as que mais tiveram vagas de estágio disponíveis em 2021.  



A Catho, um dos principais sites do país na oferta de vagas de emprego e estágio, também aponta a área administrativa como a líder em oferta de oportunidades, com 29% do total em 2021.  



A área de publicidade e propaganda aparece em segundo lugar, com cerca de 9% das vagas. Análise de sistemas e engenharia civil têm, cada uma, cerca de 5% do total de vagas.  



Os cursos de ciências contábeis, direito, arquitetura, engenharia de produção, comunicação social e psicologia também estão entre os 10 com mais vagas.  



 Principais erros dos estagiários  



 

E para a grande maioria dos estagiários, essa é a grande oportunidade de já criar uma boa imagem e garantir o emprego tão sonhado futuramente.  



Pensando nisso, alguns especialistas de recursos humanos dão dicas de como evitar passar uma má impressão neste período de testes que pode ser decisivo para toda a vida profissional do estudante.  



A primeira dica é manter sempre o comprometimento. Se assumiu um compromisso, cumpra com ele. Não deixe que os colegas e as chefias pensem que você não tem responsabilidade com seus afazeres.  



Depois, é fundamental que o estagiário tire dúvidas, pergunte e se integre à equipe para aprender. Não adianta fazer o trabalho rapidamente ou “sem incomodar”, se ele vai ser feito da forma incorreta. 



Além disso, é primordial que o jovem esteja atento para o quanto está utilizando o smartphone. Ele pode agilizar muitas tarefas e também resolver muitos problemas, mas pode ser o algoz do estagiário.  



Ficar muito tempo ao celular pode atrasar seu trabalho e lhe deixar alheio ao que acontece no ambiente de trabalho.  



Por fim, tenha sempre uma atitude resolutiva: não espere apenas as pessoas pedirem para você fazer alguma coisa. Observe as necessidades dos colegas e chefes e tente fazer o que for capaz de aprender e resolver.  



Principais erros que eliminam estagiários 



A Companhia de Estágios elaborou ainda um levantamento dos principais problemas apontados pelas empresas como os campeões de eliminação dos estagiários.  



Você vai ficar surpreso de quantos erros graves ainda são cometidos pelos futuros profissionais: 



No momento da seleção, estes são problemas decisivos e eliminatórios: 



  • postura inadequada: 80,7%

  • não possuir os mesmos valores que a empresa (fit cultural): 57,1%

  • não ter algumas das competências valorizadas pela companhia: 39,9%

  • erros de português: 30,1%

  • atrasos: 25,7% 

 



Já dentro da empresa, outros comportamentos são avaliados e considerados para a suspensão do contrato dos estagiários, como: 



  • postura apática: 51%

  • conduta preconceituosa: 43,6%

  • não assumir responsabilidade por ser estagiário: 35,1%

  • fazer apenas o básico ou necessário: 30,4%

  • não se comprometer com o resultado: 29,4%

  • não ter boa postura interpessoal: 26,4%

  • atrasos e excessos de faltas: 24,7% 



 


 

Sites para procurar estágios 



Então vamos para o que interessa, não é? Veja abaixo alguns dos principais sites para procurar estágio no país.



Catho 

 

Pela plataforma, é possível fazer buscas por cargo e estado do país onde você está e depois se candidatar. Além disso, este link já mostra quais são as principais áreas onde há vagas disponíveis no momento e para as quais é possível se inscrever.  



Linkedin

 

Além de servir como um dos melhores sites para procurar estágio, o linkedin também funciona como uma rede social profissional.



Além disso, é interessante para entrar em contato com profissionais importantes da sua área e criar uma rede com essas pessoas.  



Companhia de Estágios 

 

No site, é preciso criar uma conta e depois se inscrever para a seleção para vaga desejada. A plataforma ainda faz uma espécie de seleção, intermediando a relação empresa – candidato.  



Super estágios 

 

O site possui parcerias com grandes empresas como Tilibra, Wise Up, Unimed e Pizza Hut. Basta se cadastrar, informar os dados pessoais e profissionais, se inscrever em uma das vagas e aguardar contato da empresa para a entrevista.  



Vagas  

 

O site já disponibiliza um grande banco de dados com as vagas disponíveis para cada estado brasileiro. Depois disso, o candidato pode fazer a inscrição para o cargo que almeja ocupar.  



Centro de Integração Empresa-Escola

 

Responsável pelo intermédio entre milhares de empresas e faculdades e universidades, o portal do Centro também mostra quais as vagas disponíveis aos candidatos por estado do país, basta fazer a busca e se inscrever para a vaga.  



Estagilize

O site já é bastante direto na área destinada aos candidatos que desejam um estágio. Com detalhes do cargo, cidade onde a vaga é oferecida e até valores pagos, o site permite que empresas e estagiários se cadastrem e se encontrem, para que a vaga seja ocupada.  

‍Banco Nacional de Empregos  

 

O site também mostra diversas vagas disponíveis para a cidade onde o candidato mora, a bolsa oferecida e detalhes do cargo. É possível se inscrever para tentar a vaga na empresa.  


Gostou de conhecer os principais sites para procurar estágio no Brasil? Acesse o nosso blog e veja  outros conteúdos como esse. Falamos também de aluguel, opções de lazer em São Paulo, cultura e muitos mais.