Se vamos falar sobre os maiores arquitetos do Brasil, não podemos nos esquecer do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Ele foi de grande importância para a arquitetura brasileira, mais notavelmente na cidade de São Paulo, onde foi responsável pela construção do Theatro Municipal de SP.

Entre vários projetos de grande destaque, o escritório Ramos de Azevedo foi o maior escritório de arquitetura na história do Brasil. Além disso, o escritório também recebe destaque por ser o escritório de arquitetura a ter o maior tempo de atuação no mercado

Quer conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra desse importante arquiteto? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.

O Theatro Municipal de SP

Theatro Municipal - Foto: Sylvia Mansini

A ideia para um novo teatro na cidade de São Paulo surgiu com a necessidade da elite da época. Com o incêndio que destruiu o Teatro São José em 15 de fevereiro de 1898, a cidade de São Paulo se encontrava sem um local para as apresentações de ópera e de teatro.

Sendo assim, alguns dias depois, no dia 22 de fevereiro, foi aberto um edital para definir a criação de um novo teatro na cidade. A missão era construir algo grandioso, seguindo os padrões utilizados na Europa e para realizar esse feito, o famoso arquiteto Ramos de Azevedo foi escolhido.

O projeto teve autoria de Ramos de Azevedo, que foi auxiliado durante todo o processo por Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, dois arquitetos italianos. Em conjunto, os arquitetos precisavam que o projeto do novo teatro contasse com um café, uma charutaria e um restaurante de luxo.

Além disso, o projeto precisava possuir todo o luxo e pompa vistos nas casas de espetáculos da Europa e em especial, da França. Seguindo o movimento artístico da Belle Époque, o projeto para o novo teatro foi iniciado.

Ao mesmo tempo em que era discutido o projeto do teatro em si, surgiu a grande pergunta: qual o local perfeito para construir o teatro? Vários pontos conhecidos da cidade foram discutidos, entre eles a Praça João Mendes, a Praça da República e até mesmo o Largo São Francisco.

Mas com a desapropriação da área do Morro do Chá pela Câmara Municipal em 1903, acabou que o local foi escolhido e as obras se iniciaram no mesmo ano. A obra só seria finalizada 8 anos depois, e o teatro foi inaugurado oficialmente no dia 12 de setembro de 1911.

Como não havia edifícios altos no entorno naquela época, como o edifício Martinelli e o Sampaio Moreira, a vista do lindo teatro era espetacular. Mesmo que o movimento artístico da época fosse o eclético, a arquitetura do teatro utiliza padrões do período barroco, do renascimento e também do Art Nouveau.

Além de toda a aparência externa, o teatro impressionou a população da época por ser o primeiro edifício a utilizar apenas energia elétrica para iluminação.

No dia da inauguração oficial do teatro, foram lidos trechos do livro O Guarani, de Carlos Gomes, assim como a ópera Hamlet, de Ambroise Thomas. Com o passar do tempo, foi notado que grande parte das apresentações no teatro eram totalmente influenciadas pela moda europeia.

Alguns dos intelectuais da época criticavam essa escolha da equipe do teatro de apenas mostrar coisas de fora do país, exigindo que a cultura brasileira fosse mostrada. Mas isso mudou na Semana de Arte Moderna de 22, quando os artistas brasileiros entraram de vez em cena.

Após o episódio histórico, foi demonstrado a importância dos artistas e da arte brasileira, que mesmo influenciada por movimentos internacionais, ainda é única.

O Theatro Municipal que vemos atualmente é resultado de três reformas, uma em 1954, uma que durou de 1986 a 1991 e a última foi feita antes do centenário em 2011.

A primeira, foram instalados novos pavimentos para os camarins com a diminuição dos camarotes, além da instalação de um órgão. A segunda reforma foi feita em todo o edifício, com instalação de equipamentos mais modernos.

A terceira reforma foi feita para comemorar o centenário do teatro em 12 de setembro de 2011. A reforma foi total, com renovação dos vitrais, da fachada e de todo o palco, utilizando os melhores equipamentos encontrados no setor de artes cênicas.

A vida de Ramos de Azevedo 

Francisco de Paula Ramos de Azevedo nasceu na cidade de São Paulo, no dia 8 de dezembro de 1851. Ainda jovem, se mudou para a cidade de Gante, na Bélgica, onde começou seus estudos para se tornar um engenheiro.

No entanto, dizem que durante sua graduação, o diretor do curso de arquitetura ficou tão impressionado com seus desenhos que pediu para o jovem trocar de curso. Assim, Ramos de Azevedo se formou em arquitetura e retornou ao Brasil, se estabelecendo na cidade de Campinas.

Já em Campinas, Ramos de Azevedo foi responsável pela criação da nova catedral da cidade, o primeiro de muitos trabalhos notáveis. Alguns anos depois, foi convidado para projetar casas para a elite paulistana, e se mudou novamente para a cidade de São Paulo

Foi assim que foi fundado o escritório de arquitetura Ramos de Azevedo,  destaque no cenário paulista por várias décadas. Com fama em crescimento após o projeto do Theatro Municipal, Ramos de Azevedo participou de vários outros projetos notáveis.

Entre seus principais trabalhos públicos, podemos citar:

  • A Pinacoteca, que foi inaugurada durante o período de finalização do Theatro Municipal de SP, em 1905, o projeto contou com uma equipe formada por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi;

  • O Palácio dos Correios, com inauguração em 1922;

  • O Palácio das Indústrias, que foi uma parceria com o italiano Domiziano Rossi e Ricardo Severo. O projeto foi finalizado no ano de 1924;

  • O Mercado Municipal de São Paulo, que foi inaugurado em 1933;

  • Palácio da Justiça de São Paulo, inaugurado em 1933;

  • A Estação Pinacoteca de 1914;

  • O Belvedere Trianon, que foi construído em 1916 no local onde atualmente se encontra o MASP.

Foram vários projetos notáveis, com grande parte deles podendo ser vistos até os dias de hoje na cidade de São Paulo. Ramos de Azevedo faleceu no dia 1 de junho de 1928, aos 76 anos, no Guarujá em São Paulo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as obras e a vida deste notável arquiteto, é só fazer um roteiro pelas principais obras para conhecer todas elas.