Sabia que existem mais de 12 mil tipos de samambaias no mundo? É muita samambaia! 

Hoje você vai conhecer melhor os tipos mais comuns e quais os principais cuidados exigidos por essas plantinhas tão conhecidas dos brasileiros. 

Uma curiosidade é que elas existem há mais de 300 milhões de anos no planeta e se tornaram altamente adaptáveis. 

Por isso sobrevivem muito bem em diversos ambientes e com cuidados relativamente simples. 

Como regra geral, quase todas se desenvolvem melhor em solos úmidos e com fonte de luz, mas sem exposição direta ao sol. 

Vamos conhecer algumas e saber como cuidar delas?

Argentina 

Provavelmente é dela que você lembra quando pensa em samambaias. Não tem folhas muito longas e elas são crespas nas pontinhas. 

Gostam de solo úmido, que deve ser regado com frequência, e precisa de sol poucas horas por dia, mas nunca intenso. Deixar perto de uma janela é uma boa ideia. 

Americana

É outra espécie que deve vir à sua mente ao lembrar das samambaias. Parece muito com a argentina, mas as folhas são lisas e mais compridas. 

Para mantê-las bonitas, regue bem o solo e nunca as folhas e mantenha à sombra. 

Mini-samambaia

Se está querendo uma samambaia pra chamar de sua e não quer ter muito trabalho e nem tem muito espaço, essa é uma ótima opção. Além disso, por não crescer muito, fica bem em qualquer cantinho da casa ou apê. 

Também gosta de solo úmido e meia sombra, sem exposição direta ao sol. Uma dica é evitar trocá-la de lugar, ela não se adapta bem a mudanças. 

Tipos de samambaias: Samambaia de metro ou chorona

O nome diz tudo e você deve lembrar dessa aqui, pelo longo tamanho das folhas. Ao contrário da mini-samambaia, essa é daquelas pra você plantar no alto, porque podem chegar a dois metros de comprimento!

Neste caso, o ideal é evitar ventos fortes e sol intenso para mantê-las bonitas. Também é bom manter o solo sempre regado, mas com menos frequência que as demais. 

Avenca

Essa tem um porte médio e as folhas, em vez de bem alongadas como as anteriores, são mais redondinhas. Também são bastante comuns no Brasil. 

As avencas se adaptam melhor a ambientes internos, não gostam de exposição ao sol e também preferem solo úmido. 

Jamaica

Enquanto as anteriores têm folhas em tons de verde mais claros, essa tem folhas de um tom verde esmeralda e bastante onduladas, muitas vezes comparadas a arames. 

Em vez de crescerem pendendo para baixo, costumam se desenvolver para cima, alcançando até 60 cm de altura. 

Se adaptam melhor a ambientes internos e devem ser regadas dia sim, dia não. Não exponha esta espécie ao sol.

Renda francesa

Uma das mais delicadas samambaias, essa gosta bastante de luz, mas nunca com exposição direta ao sol. Além disso, o solo nunca deve ficar encharcado, por risco de apodrecer as raízes. 

São relativamente pequenas, com folhas que não ficam muito longas e têm formado mais ou menos arredondado. 

Agora se você procura algo mais fácil de cuidar, Suculentas e Jiboias podem ser ótimas opções também!

Quer ler mais artigos como esse? Então clique aqui!