A quantidade de lixo que produzimos diariamente é impressionante. São cerca de 380 quilos de lixo por pessoa todos os anos. Novas estratégias vêm sendo aplicadas para tentar reduzir o impacto da geração de lixo na Terra, dentre elas está a compostagem. Se você quer saber o que é compostagem e como fazer em casa, confira logo abaixo!

O que é a compostagem?

A compostagem é definida como uma forma de reciclagem, nesse caso, a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos, como restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, borra de café, folhas, galhos secos e outros materiais orgânicos.

Dessa forma, todo esse material é armazenado em um local protegido da entrada de animais, e durante esse período a matéria orgânica vai se decompondo através de bactérias, fungos e até mesmo minhocas.

Assim, se considera a compostagem como uma técnica sustentável para a preservação do meio ambiente e redução do impacto ambiental, podendo ser facilmente aplicada dentro de casa, ocupando pouco espaço e sem precisar de um cuidado constante, já que a compostagem a decomposição da matéria ocorre naturalmente.

Tipos de compostagem

Basicamente podemos dividir a compostagem em 2 tipos principais. Eles são divididos de acordo com a forma com que a matéria orgânica é decomposta. São eles:

Compostagem seca

Esse tipo de compostagem não utiliza nenhum acelerador para a degradação da matéria orgânica. Dessa forma, apenas as bactérias e fungos presentes no próprio alimento são usados para sua decomposição e geração de resíduos. Por esse motivo, essa compostagem é mais lenta.

Vermicompostagem

Nesse caso, a compostagem é acelerada através do uso de minhocas. Essas minhocas são responsáveis por transformar a matéria orgânica em resíduos de compostagem. Por serem um ser vivo, elas se reproduzem e criam todo um ecossistema dentro da composteira.

O que a compostagem produz e como utilizar?

Falamos anteriormente sobre os resíduos da compostagem. Os dois resíduos mais importantes são o próprio composto sólido, resultado da degradação e das fezes da minhoca. Ele é conhecido como húmus e é como uma espécie de adubo terroso e úmido.

O húmus pode ser usado diretamente nas plantas para enriquecer o solo, proporcionando uma gama de nutrientes que irão fazer com que a planta cresça saudável e forte.

O outro composto gerado através da compostagem é o seu líquido. É comum que as composteiras possuam um suporte abaixo para a retirada do líquido. Esse líquido também é um importante adubo, no entanto bem mais concentrado.

Portanto, para sua utilização é preciso que seja diluído em água na proporção de 1:10, além de não poder ser utilizado com frequência.

Benefícios de se fazer a compostagem

Como falamos anteriormente, a compostagem pode ser feita na própria residência através da composteira, que é um equipamento simples e que pode ser construída manualmente. Dentre os benefícios da compostagem, conheça alguns:

  • Reciclagem de material orgânico;
  • Redução de resíduos que são jogados no lixo comum e que acabam indo para os aterros sanitários;
  • Estilo de vida sustentável;
  • Redução dos custos com transporte e tratamento de lixo orgânico;
  • Geração de adubo rico em nutrientes que proporcionam o enriquecimento do solo;
  • Redução do uso de fertilizantes químicos;
  • Possibilidade de produzir alimentos em casa;
  • Redução do mau cheiro gerado pelo acúmulo de lixo orgânico em casa (a composteira não gera mau cheiro);
  • Fonte de renda para quem quer vender o húmus de minhoca.

Curtiu esse conteúdo? Confira outras dicas de moradia aqui no nosso site!